Siga-nos

Perfil

Expresso

Nero a caminho do impeachment

Trump é pior do que Nixon, aquela franja em fogo tem qualquer coisa de Nero, e o incêndio até já começou. Os EUA estão a caminho de uma crise constitucional, porque Trump fez uma pira homérica com todas as regras republicanas. A demissão do director do FBI com o óbvio propósito de ocultar as relações entre o séquito trumpista e a Rússia é o ponto alto deste desrespeito de imperador louco pela república.

O respeito por instituições como o FBI é uma das regras informais, não escritas e por isso sagradas da república; estes freios e contrapesos são intocáveis, estão fora da alçada dos humores do presidente, excepto em casos de evidente corrupção. Não é o caso. Num jantar feudal, Trump exigiu a submissão de James Comey, director do FBI, exigiu que Comey deixasse em paz Michael Flynn (ex-conselheiro de Trump para a segurança nacional) e as suas relações com a Rússia. Isto é um jantar de quem vê o poder através do beija-mão do “Padrinho” e, como tal, é matéria para impeachment.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)