Siga-nos

Perfil

Expresso

A tragédia Bush

É possível contar a história trágica da direita americana através de uma única família, os Bush. O avô Bush era um conservador clássico, o típico yankee da Nova Inglaterra. Ainda era um homem do tempo em que as palavras “conservador” e “republicano” remetiam logo para o território yankee da guerra civil, a Costa Leste, o Illinois de Lincoln; um ambiente conservador e cosmopolita, uma aura religiosa mas sem o fundamentalismo irado da Bible Belt sulista, que na época pertencia ao Partido Democrata.

Convém sempre recordar que o Sul dos valores confederados (hoje compõem a "alt-right") eram antirrepublicanos, anticonservadores. Tudo começou a mudar com George H W Bush (Bush pai), que deixou as terras yankees para rumar ao Texas, acompanhado a deriva sulista do conservadorismo americano. Lyndon Johnson cortou os laços do Partido Democrata com o Sul quando assinou a Lei dos Direitos Cívicos, que ilegalizou a Segregação.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)