Siga-nos

Perfil

Expresso

Menos democracia, mais república

Estamos a ser destruídos pelo excesso de democracia. Desde as primárias nos partidos até ao jornalismo rendido ao vox populi, passando pelo culto do igualitarismo primário que destrói a diferença entre professor e aluno, por exemplo, o excesso de democracia está lentamente a minar aquilo que outrora se chamou ocidente.

Aliás, os tais populismos são expressões da democracia no seu sentido mais puro, direto e selvagem; dizer que os populismos são “antidemocráticos” é um erro, porque Le Pen e o Brexit são acima de tudo democráticos; representam ou querem representar a vontade geral. O problema de Le Pen, Trump e Brexiters é que só são democráticas, não têm um pingo do republicanismo ou liberalismo clássico. Recorde-se que não é a democracia, mas sim a república, que nos dá a liberdade. A democracia é apenas uma peça da república.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)