Siga-nos

Perfil

Expresso

Católicos contra Trump

Neste momento decisivo da história dos EUA, a fria divisão de poderes orquestrada por Alexander Hamilton é importante na contenção de Trump, mas a grande força de bloqueio é a sociedade civil, a começar nas empresas e igrejas. Estes corpos intermédios registados e elogiados por Tocqueville são a força vital dos EUA, porque não dependem da mecânica institucional de Washington; são orgânicos, formam as comunidades, as cidades, a sociedade em geral.

E, sem surpresa, a empresa capitalista e a igreja católica já estão na vanguarda das críticas às políticas de Trump. Talvez agora a nomeclatura gramsciana que nos apascenta perceba finalmente o que é o "empresário” e “católico”, esses seres malévolos que deviam estar unidos atrás da besta, mas que, para grande desgosto deste radicalismo fofo, estão a liderar a oposição ao trumpismo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)