Siga-nos

Perfil

Expresso

Patriota

Acompanhar a CNN francesa, a France 24, é como ver a França através de um Fidel Castro levemente arrependido. Na versão original e na versão em inglês, este canal oficial ou oficioso da cultura francesa não é muito diferente do Libération ou do esquerdinha.net. François Fillon tem sido descrito como um “radical” não muito diferente de Le Pen. Os média e a esquerda (que se tornaram sinónimos) já nem sequer têm a linguagem que permite captar as diferenças entre direitas.

A "Direita" surge como um monólito de mentecaptos ou reaças. A presunção de superioridade moral gera sempre este embrutecimento intelectual. Sim, a esquerda tornou-se bruta; tem uma rede de análise tão embrutecida que nem sequer compreende a diferença clássica entre um nacionalismo de extrema-direita e um patriotismo do centro-direita. É como não perceber a diferença entre um comunista e um social-democrata. É não perceber que um patriota católico e liberal como Fillon não é um "nacionalista moderado". É outra coisa.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)