Siga-nos

Perfil

Expresso

Você confia no seu banco?

  • 333

Na verdade, ninguém confia. Temos sempre a sensação de que alguma coisa está para acontecer no banco, seja ele qual for; fica sempre a ideia de que não estão a contar a história toda e que a serenidade plástica do gestor de conta é um biombo teatral que esconde lunáticos acendendo cigarros ao pé de pólvora.

Esta sensação está por todo o lado e é um dos motores do novo populismo ocidental. Por norma, estes populismos partem de anseios justos e chegam a soluções perigosas, mas neste ponto vale a pena ouvi-los. Por exemplo, Bernie Sanders e Donald Trump estavam juntos no desejo de recuperar a Glass-Steagall, uma lei de 1933 assinada por Roosevelt no contexto da Grande Depressão. A crise de 1929 mostrara a necessidade de separar a banca normal da banca de investimentos no sentido de proteger as poupanças das pessoas normais. Sem essa separação, o povo dificilmente voltaria a confiar no sistema bancário.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)