Siga-nos

Perfil

Expresso

Porque é que ninguém viu Trump?

  • 333

Nos anos 80, o ambiente intelectual no Ocidente não deu pelas mudanças sociais no Pacto de Varsóvia que acabariam por desencadear o mais milagroso de todos os anos, 1989. A Queda do Muro, recorde-se, foi uma enorme surpresa. Christopher Coker, um dos grandes especialistas britânicos em relações internacionais, costumava contar esta história: no dia em que o muro caiu, ele estava numa conferência académica sobre os “próximos 20 anos da guerra fria”.

O Ocidente não antecipou a sua própria vitória na guerra fria, porque estava submerso numa narrativa autodepreciativa. A maioria dos intelectuais, jornalistas e escritores era explicitamente a favor da URSS ou ficava num ambíguo jogo de coabitação. Eles são maus, sim, mas já viram o nosso capitalismo! Quando derrubaram muros e ditadores, os milhões de europeus da Europa de leste envergonharam a elite intelectual do Ocidente.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)