Siga-nos

Perfil

Expresso

A outra bullshit

  • 333

Não usar como espelho, por favor

FOTO REUTERS

Meio mundo usa Trump como espelho da sua própria virtude. Desde o mural do Facebook até à peça jornalística que parece o reflexo de Narciso, passamos o dia a dizer que Trump é uma besta, um quasi-Hitler, a pior coisa que aconteceu à América, e que a vitória de Hillary é a salvação. Ora, é verdade que Trump é um perigo, é verdade que representa a implosão do velho partido de Lincoln, Teddy Roosevelt e Reagan, porque indicia a supremacia do espírito confederado e sulista junto do partido que foi feito precisamente para destruir esse espírito sulista. Mas isto é só o início da conversa, não o fim.

Não chega dizer que o homem é horrível, é preciso compreender porque é que milhões de americanos estão dispostos a votar num sujeito que segue um guião alternativo do “Conspiração Contra a América” de Roth. Estes milhões de americanos não podem ser todos estúpidos ou racistas. Se não formos capazes de captar as causas deste sucesso eleitoral, o trumpismo voltará ainda mais forte, tal como Le Pen volta sempre mais forte.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)