Siga-nos

Perfil

Expresso

Boris Johnson é pior do que Trump ou Farage

  • 333

No inferno de Dante, os círculos superiores e superficiais pertencem aos pecados irracionais que nos aproximam da condição animal, a luxúria, a gula, a ira; são pecados que resultam mais da incapacidade para controlar impulsos do que da premeditação. Nacionalistas como Tsipras, Farage ou Trump estão nestes círculos, sobretudo na ira. A sua raiva nacionalista é genuína, orgânica, quente. Acreditam mesmo naquilo, ou melhor, sentem mesmo aquela pulsão defensiva contra o exterior, e acabam os dias a sonhar com a utopia reaccionária, com um passado refeito, perfeito, purificado.

Se a esquerda é uma fazedora de futuros, eles são fazedores de passados. Ora, Boris Johnson está noutro nível. Como dizem os seus defensores, “o Boris” não pode ser comparado a Trump. É verdade, sim senhor: "o Boris" é pior do que Trump ou Farage.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)