Siga-nos

Perfil

Expresso

Os políticos têm de ganhar mais

  • 333

Os sistemas são diferentes, mas EUA e Portugal partilham a mesma pústula política: a promiscuidade entre políticos e negócios. Por exemplo, um ministro de um dado sector sai do governo directamente para uma empresa desse mesmo sector. Sim, também há Jorge Coelhos na América. É o que acontece quando o sistema político paga 10% do salário de um grande CEO.

as, apesar de tudo, a América é mais franca nesta matéria. Através do gigantesco sistema de lóbi, assume-se que as coisas são como são, assume-se que os senadores vão passar leis favoráveis às empresas que financiam campanhas e que garantem empregos de luxo para a vida pós-política. E, acima de tudo, nenhum americano se lembraria de elevar os Jorge Coelhos ao estatuto de comentadores senatoriais da pátria.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)

  • Salário mínimo em Portugal é metade do da Alemanha

    Acordo político que está a ser negociado pelo PS, PCP e BE contempla a subida do salário mínimo em Portugal. Neste momento, face ao poder de compra, ele é metade em Portugal do que é na Alemanha. Mas a produtividade lá é 40% superior à de cá