Anterior
Noite eleitoral: a contradição de Portas e o Coelho borralheiro
Seguinte
A Francisco Louçã de saias e a habilidade de Paulo Portas
Página Inicial   >  Blogues  >  Politicoesfera  >   Blogue Politicoesfera: quem serão os ministros do próximo Governo PSD/CDS?

Blogue Politicoesfera: quem serão os ministros do próximo Governo PSD/CDS?

|

Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho;

Ministro das Finanças e Vice-primeiro ministro: Eduardo Catroga. Apesar das contradições, dos erros, da vaidade pessoal que mostrou na pré-campanha, embaraçando muitas vezes o líder do PSD, surge como o nome mais provável. Já está escolhido há muito tempo, sendo uma ponte de ligação entre São Bento e Belém, numa altura em que Cavaco estará particularmente atento ao nome indicado para a pasta das finanças. É o seguro de vida cavaquista no executivo;

Ministro da Presidência e do Conselho de Ministros: Miguel Macedo ou Paula Teixeira da Cruz. O primeiro apresenta um perfil mais discreto, de grande fidelidade ao primeiro-ministro Passos Coelho, embora nãos eja politicamente brilhante (longe disso). Já Teixeira da Cruz, tem uma formação jurídica sólida, é uma mulher do círculo próximo de Passos Coelho - mas é politicamente muito impulsiva e conflituosa. Pessoalmente, preferiria Miguel Macedo;

Ministro dos Assuntos parlamentares: Luís Marques Mendes ou José Pedro Aguiar-Branco. Creio que neste executivo, esta pasta deveria ser ocupado por um perfil político forte. Com experiência e capacidade de diálogo para, desde logo, manter a concertação entre PSD e CDS isenta de problemas e, por outro lado, criar entendimentos com o PS quando o interesse nacional assim o imponha. Seria, aliás, uma oportunidade para Passos Coelho abrir a outros sectores do partido, mostrando coesão;

Ministro da Economia: Carlos Moedas ou António Lobo Xavier. O primeiro com um perfil mais técnico; o segundo, seria uma aposta - e um trunfo! - política forte. António Lobo Xavier a liderar a pasta da economia portuguesa seria uma mais valia para Portugal!

Ministro dos Assuntos Sociais: Fernando Nobre. Seria, na minha perspetiva, a melhor solução. Foi o único, neste PSD liberal, que se lembrou de falar da questão social durante grande parte da campanha. Julgamos que esta pasta deve caber ao PSD, sob pena de as áreas com incidência na economia e na justiça social, pertencerem ao CDS. Seria um erro monumental;

Ministro da Cultura: Francisco José Viegas ou Rui Ramos. O primeiro será uma escolha lógica, já que é muito próximo de Passos Coelho (foi o editor do seu livro) e eleito deputado por Bragança nas listas do PSD. Já para o segundo, seriaum prémio pelo seu frenesim pró-Passos todas as semanas no EXPRESSO - parecia que já andava em campanha eleitoral há meses;

Ministro da Agricultura: deve ser confiada ao CDS. Há duas soluções: um perfil mais político, com experiência governativa, evidenciando a relevância que os centristas atribuem a esta pasta (por exemplo, Bagão Félix). Ou um perfil mais técnico, vindo das associações de agricultores ou dos amigos de Paulo Portas.

Ministro da Justiça e Administração Interna: pessoalmente, gostaria que fosse Assunção Cristas. Todavia, entregar ao CDS a administração interna seria um risco, visto que há divergências entre os dois partidos da coligação sobre a matéria. Sendo assim, a opção mais adequada seria Paulo Rangel - que é do PSD, mas dá-se muito bem com Paulo Portas e o CDS. Seria um elo de ligação importante. Pena é que Carlos Blanco de Morais (cavaquista) não esteja interessado em integrar o executivo de Passos Coelho.

Ministro da Educação: Nuno Crato. A educação deve ser entregue a um independente, longe das lógicas partidárias;

Ministro do Ensino superior: José Manuel Canavaro;

Ministro do Ambiente: Jorge Moreira da Silva.

Email:politicoesfera@gmail.com

 


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 28 Comentar
ordenar por:
mais votados
Sr.Esteves
Não seja tão modesto !
E porque não o sr. para Ministro da Educação?
Acusa Rui Ramos de andar há meses a fazer campanha por Pedro Passos Coelho.
E o Sr. Estebes andou semanas afio em campanha CONTRA Pedro Passos Coelho !
Re: Sr.Esteves
Re: Sr.Esteves
Re: Sr.Esteves
Re: Sr.Esteves
Governo já feito
Pronto, as equipas da PSD e do CDS podem recolher à cabina.
O) Governo já está feito pelo Sr. Esteves.
Sr. Esteves, cada cavadela sua minhoca !
Reduza-se à sua insignificância !
No PSD ninguém o leva a sério !
Estão para ai ministerios a mais....
estão para ai ministerios a mais....não era para ser só 10.
Re: Estão para ai ministerios a mais....
Re: Estão para ai ministerios a mais....
Re: Estão para ai ministerios a mais....
Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
SERIA UMA NOVIDADE ... E UMA FORTE APOSTA ...
MEEAC - Ministério dos Espectáculos, do Entretenimento e das Actividades Circenses
Ministro - José Sócrates
Esta é uma das piores partes do Expresso
Esta é uma das piores partes do Expresso, é banal e sem qualquer inteligência relevante. As suas crónicas não passam de lugares comuns, coisas tiradas da net e conversas de café. Eu até gosto de ler coisas de que discordo, não suporto é ler e perceber que andei a perder tempo. Apresentar um governo sem ministro dos negócios estrangeiros é apenas a demonstração do erro que é neste jornal.
Re: Esta é uma das piores partes do Expresso
Re: Esta é uma das piores partes do Expresso
Re: Esta é uma das piores partes do Expresso
PELOS VISTOS NÃO APRENDE...
Mais uma informação, ou mais uma desinformação??? Este vidente tem a inteligência de um Papagaio... ou de um comentador de Futebol, a fazer prognósticos e a defecar sentenças...

Irra! Quando é que o Expresso o põe a limpar retretes???
BOM GOVERNO PARA PORTUGAL
Após analise da sua proposta de governo, penso que numa legislatura tão complicada, seria uma boa solução para Portugal.

Alias na infografia da homepage muitos dos nomes são indicados. Na restante imprensa escrita verifico que muito dos nomes são avançados. ver em http://aeiou.expresso.pt/...

Na leitura do rescaldo do seu artigo pelos restantes leitores verifico que está tudo muito nervoso. Nao querendo alongar apelo apenas à calma visto que somos todos, aparentemente e mesmo após de ter lido alguns comentarios que apenas pareciam critica por criticar, crescidos e civilizados.

Penso, também, num governo de abrangencia de lhe fazer uma proposta ministro da Ciencia: Mariano Gago. Gostei do trabalho que realizou.
Passos estava mesmo a aguardar o conselho
Claro!... já quando foi o debate com Sócrates todos nós nos apercebemos de quanto Passos seguiu as recomendações de JLE, caso contrário perderia, agora não deve ser diferente. Gosto muito do ministro da defesa aqui indicado e aliás sei que Passos nem disse que não haveria o ministério da cultura e que Nobre seria proposto para Presidente da AR... amadureça primeiro antes de atirar palpites ao ar
Noto que na sua previsão:
Deixou precisamente Paulo Portas de fora!
É aquilo a que se chama, uma embirração delirante!
Comentários 28 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub