Anterior
Noite eleitoral: a contradição de Portas e o Coelho borralheiro
Seguinte
A Francisco Louçã de saias e a habilidade de Paulo Portas
Página Inicial   >  Blogues  >  Politicoesfera  >   Blogue Politicoesfera: quem serão os ministros do próximo Governo PSD/CDS?

Blogue Politicoesfera: quem serão os ministros do próximo Governo PSD/CDS?

|

Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho;

Ministro das Finanças e Vice-primeiro ministro: Eduardo Catroga. Apesar das contradições, dos erros, da vaidade pessoal que mostrou na pré-campanha, embaraçando muitas vezes o líder do PSD, surge como o nome mais provável. Já está escolhido há muito tempo, sendo uma ponte de ligação entre São Bento e Belém, numa altura em que Cavaco estará particularmente atento ao nome indicado para a pasta das finanças. É o seguro de vida cavaquista no executivo;

Ministro da Presidência e do Conselho de Ministros: Miguel Macedo ou Paula Teixeira da Cruz. O primeiro apresenta um perfil mais discreto, de grande fidelidade ao primeiro-ministro Passos Coelho, embora nãos eja politicamente brilhante (longe disso). Já Teixeira da Cruz, tem uma formação jurídica sólida, é uma mulher do círculo próximo de Passos Coelho - mas é politicamente muito impulsiva e conflituosa. Pessoalmente, preferiria Miguel Macedo;

Ministro dos Assuntos parlamentares: Luís Marques Mendes ou José Pedro Aguiar-Branco. Creio que neste executivo, esta pasta deveria ser ocupado por um perfil político forte. Com experiência e capacidade de diálogo para, desde logo, manter a concertação entre PSD e CDS isenta de problemas e, por outro lado, criar entendimentos com o PS quando o interesse nacional assim o imponha. Seria, aliás, uma oportunidade para Passos Coelho abrir a outros sectores do partido, mostrando coesão;

Ministro da Economia: Carlos Moedas ou António Lobo Xavier. O primeiro com um perfil mais técnico; o segundo, seria uma aposta - e um trunfo! - política forte. António Lobo Xavier a liderar a pasta da economia portuguesa seria uma mais valia para Portugal!

Ministro dos Assuntos Sociais: Fernando Nobre. Seria, na minha perspetiva, a melhor solução. Foi o único, neste PSD liberal, que se lembrou de falar da questão social durante grande parte da campanha. Julgamos que esta pasta deve caber ao PSD, sob pena de as áreas com incidência na economia e na justiça social, pertencerem ao CDS. Seria um erro monumental;

Ministro da Cultura: Francisco José Viegas ou Rui Ramos. O primeiro será uma escolha lógica, já que é muito próximo de Passos Coelho (foi o editor do seu livro) e eleito deputado por Bragança nas listas do PSD. Já para o segundo, seriaum prémio pelo seu frenesim pró-Passos todas as semanas no EXPRESSO - parecia que já andava em campanha eleitoral há meses;

Ministro da Agricultura: deve ser confiada ao CDS. Há duas soluções: um perfil mais político, com experiência governativa, evidenciando a relevância que os centristas atribuem a esta pasta (por exemplo, Bagão Félix). Ou um perfil mais técnico, vindo das associações de agricultores ou dos amigos de Paulo Portas.

Ministro da Justiça e Administração Interna: pessoalmente, gostaria que fosse Assunção Cristas. Todavia, entregar ao CDS a administração interna seria um risco, visto que há divergências entre os dois partidos da coligação sobre a matéria. Sendo assim, a opção mais adequada seria Paulo Rangel - que é do PSD, mas dá-se muito bem com Paulo Portas e o CDS. Seria um elo de ligação importante. Pena é que Carlos Blanco de Morais (cavaquista) não esteja interessado em integrar o executivo de Passos Coelho.

Ministro da Educação: Nuno Crato. A educação deve ser entregue a um independente, longe das lógicas partidárias;

Ministro do Ensino superior: José Manuel Canavaro;

Ministro do Ambiente: Jorge Moreira da Silva.

Email:politicoesfera@gmail.com

 


Opinião


Multimédia

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 28 Comentar
ordenar por:
mais votados
Sr.Esteves
Não seja tão modesto !
E porque não o sr. para Ministro da Educação?
Acusa Rui Ramos de andar há meses a fazer campanha por Pedro Passos Coelho.
E o Sr. Estebes andou semanas afio em campanha CONTRA Pedro Passos Coelho !
Re: Sr.Esteves
Re: Sr.Esteves
Re: Sr.Esteves
Re: Sr.Esteves
Governo já feito
Pronto, as equipas da PSD e do CDS podem recolher à cabina.
O) Governo já está feito pelo Sr. Esteves.
Sr. Esteves, cada cavadela sua minhoca !
Reduza-se à sua insignificância !
No PSD ninguém o leva a sério !
Estão para ai ministerios a mais....
estão para ai ministerios a mais....não era para ser só 10.
Re: Estão para ai ministerios a mais....
Re: Estão para ai ministerios a mais....
Re: Estão para ai ministerios a mais....
Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
Re: Guarda Costas
SERIA UMA NOVIDADE ... E UMA FORTE APOSTA ...
MEEAC - Ministério dos Espectáculos, do Entretenimento e das Actividades Circenses
Ministro - José Sócrates
Esta é uma das piores partes do Expresso
Esta é uma das piores partes do Expresso, é banal e sem qualquer inteligência relevante. As suas crónicas não passam de lugares comuns, coisas tiradas da net e conversas de café. Eu até gosto de ler coisas de que discordo, não suporto é ler e perceber que andei a perder tempo. Apresentar um governo sem ministro dos negócios estrangeiros é apenas a demonstração do erro que é neste jornal.
Re: Esta é uma das piores partes do Expresso
Re: Esta é uma das piores partes do Expresso
Re: Esta é uma das piores partes do Expresso
PELOS VISTOS NÃO APRENDE...
Mais uma informação, ou mais uma desinformação??? Este vidente tem a inteligência de um Papagaio... ou de um comentador de Futebol, a fazer prognósticos e a defecar sentenças...

Irra! Quando é que o Expresso o põe a limpar retretes???
BOM GOVERNO PARA PORTUGAL
Após analise da sua proposta de governo, penso que numa legislatura tão complicada, seria uma boa solução para Portugal.

Alias na infografia da homepage muitos dos nomes são indicados. Na restante imprensa escrita verifico que muito dos nomes são avançados. ver em http://aeiou.expresso.pt/...

Na leitura do rescaldo do seu artigo pelos restantes leitores verifico que está tudo muito nervoso. Nao querendo alongar apelo apenas à calma visto que somos todos, aparentemente e mesmo após de ter lido alguns comentarios que apenas pareciam critica por criticar, crescidos e civilizados.

Penso, também, num governo de abrangencia de lhe fazer uma proposta ministro da Ciencia: Mariano Gago. Gostei do trabalho que realizou.
Passos estava mesmo a aguardar o conselho
Claro!... já quando foi o debate com Sócrates todos nós nos apercebemos de quanto Passos seguiu as recomendações de JLE, caso contrário perderia, agora não deve ser diferente. Gosto muito do ministro da defesa aqui indicado e aliás sei que Passos nem disse que não haveria o ministério da cultura e que Nobre seria proposto para Presidente da AR... amadureça primeiro antes de atirar palpites ao ar
Noto que na sua previsão:
Deixou precisamente Paulo Portas de fora!
É aquilo a que se chama, uma embirração delirante!
Comentários 28 Comentar

Últimas

Cuba livre

É provável que, graças ao novo congresso dominado por ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Últimas


Pub