23/05/2012 atualizado às 16:52
Página Inicial » Atualidade » Bispo português diz que "há casos a mais" de pedofilia na Igreja

Bispo português diz que "há casos a mais" de pedofilia na Igreja

D. António Moreira Montes, bispo da Diocese de Bragança/Miranda, considerou hoje que "há casos a mais" de pedofilia no seio da Igreja embora entenda que existe uma "amplificação" na Comunicação Social.

20:59 Quinta feira, 8 de abril de 2010

O bispo da Diocese de Bragança/Miranda, D. António Moreira Montes, considerou hoje que "há casos a mais" de pedofilia no seio da Igreja embora entenda que existe uma "amplificação" dos mesmos na Comunicação Social.

"É uma proporção muito limitada, mas em termos eclesiais um caso que aconteça é um caso a mais e de facto há casos a mais", disse aos jornalistas, à margem da apresentação em Bragança da campanha de boas vindas do Papa Bento XVI a Portugal.

D. António Moreira Montes acredita que a polémica não vai ensombrar a visita papal, mas defende ser necessário "um esforço para superar as possíveis consequências negativas" e disse estar a seguir as notícias "com cuidado".

"Estou preocupado com qualquer cristão que não cumpre com a fidelidade da sua vida e sobretudo um padre", declarou.

Para o prelado, "é sempre lamentável que estas coisas aconteçam", mas sublinhou que "é um assunto que nada tem a ver com o celibato", citando estudos que indicam que "estas coisas acontecem em maior número entre casados do que entre celibatários".

"Não é uma preocupação meramente informativa"


Apesar de entender que se trata de "uma proporção muito limitada" reitera que "em termos eclesiais um caso que aconteça é um caso a mais e de facto há casos a mais".

Por outro lado, o bispo de Bragança/Miranda aponta o que classifica a "amplificação" que a Comunicação Social faz dos casos.

"Eu tenho seguido, por exemplo, os noticiários da Euronews, e vê-se pela insistência com que falam do assunto que não é uma preocupação meramente informativa", considerou.

"Agora mesmo fazendo o desconto de que se trata de casos muito limitados, um caso que haja é um caso a mais", acrescentou.

D. António Moreira Montes afirmou que não tem sentido na diocese reação negativa dos fiéis às notícias, nem deu qualquer indicação para as homilias sobre o assunto.

"Sei que vários bispos falaram sobre o assunto, eu não senti necessidade de falar porque também não é preciso que todas as pessoas falem", disse.


Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
D. António Moreira Montes tem razão
Manuel Pio (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 19:56 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
Não negando que os homossexuais fizeram mossa nalgumas dioceses por esse mundo fora, a maior parte dos casos relatados pela comunicação social refere acusações sem vítimas provadas. E quando há dinheiro eventualmente a haver é vê-los a "aparecer debaixo de cada pedra".
 
 Regras da comunidade
    Re: D. António Moreira Montes tem razão    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 20:46 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 2:09 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Re:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:30 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 17:16 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    O meu contributo?    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:21 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 17:34 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Re:    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:58 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 18:01 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Mais um excelente exemplo da moral católica    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:49 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 22:43 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Mais um excelente exemplo da moral católica    Ver comentário
golf (seguir utilizador), 1 ponto , 2:06 | Sábado, 10 de abril de 2010
    sou a rosa e parece ai que parece senhor golf    Ver comentário
Rosa Engeitada (seguir utilizador), 2 pontos , 15:58 | Segunda feira, 12 de abril de 2010
    Re: D. António Moreira Montes tem razão    Ver comentário
pedrodream (seguir utilizador), 1 ponto , 9:32 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: D. António Moreira Montes tem razão    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:29 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 2:03 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Fanáticos?    Ver comentário
heidern (seguir utilizador), 1 ponto , 10:34 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 17:23 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Re:    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 11:03 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 17:20 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Re:    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 17:41 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 17:48 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Re:    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 18:02 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re:    Ver comentário
Manuel Pio (seguir utilizador), 1 ponto , 18:07 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Re:    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 18:16 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:34 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:36 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:36 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:36 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:36 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:37 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:37 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:38 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
    Re: Re:    Ver comentário
Chequemate (seguir utilizador), 1 ponto , 13:35 | Sexta feira, 21 de janeiro de 2011
existe uma "amplificação", sr. Bispo de Mirandas??
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 20:42 | Quinta feira, 8 de abril de 2010

Só se estiver a falar da silenciosa "amplificação" promovida pelos bispos, cardeais e papas da Igreja Católica no sentido de ocultar os casos de abuso sexual de menores.

É dessa "amplificação" que fala o sr. Bispo de Bragança / Miranda? (tinha de ser!!!)

A Igreja Católica não tem APENAS casos de pedofilia a mais.

Também há casos a mais de chefes e príncipes da Igreja católica que ocultaram pedófilos, esconderam crimes e perpetuaram os casos transferindo pedófilos de um lado para outro.

Por isso, sr. Bispo de Mirandas, não seja hipócrita e não queira reduzir o problema à questão dos padres pedófilos.

Fale também do que é essencial: que sentido de dignidade, de justiça e de moralidade têm os príncipes da Igreja Católica quando, durante décadas, protegem pedófilos?

"Amplificação", sr. bispo de Mirandas?

Sim, AMPLIFICAÇÃO DE SILÊNCIOS, OCULTAÇÕES E HIPOCRISIAS.

Homens que pregam moral e bons costumes, do alto dos seus púlpitos, melhor seria que tivessem vergonha na cara quando, na hora da verdade, esquecem todo mais básico sentido de justiça e colocam a imagem da Igreja à frente da justiça.

E ainda dizem que falam em nome dos mais fracos, dos mais vulneráveis, dos mais indefesos.

Tenha vergonha, sr. Bispo de Mirandas, e abra a boca para se pronunciar sobre o que há de mais vergonhoso na hierarquia da Igreja Católica.
 
 Regras da comunidade
    Re: a vergonha    Ver comentário
marisi (seguir utilizador), 1 ponto , 18:44 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
Ai sim?!?
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 23:12 | Quinta feira, 8 de abril de 2010


"O bispo da Diocese de Bragança/Miranda, D. António
Moreira Montes, considerou hoje que "há casos a mais" de pedofilia no seio da Igreja embora entenda que existe uma "amplificação" dos mesmos na Comunicação Social."

Alguém me sabe dizer, quantos "casos a mais" existem em Portugal?!?

"To protect the sheep you gotta catch the wolf, and it takes a wolf to catch a wolf"

Soltem os Lobos para apanhar os Lobos que não andam mascarados de ovelhas, mas sim de padres!

 
 Regras da comunidade
Tem toda a razão
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 21:04 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
Mas o pior é que, no Processo Casa Pia, havia umas dezenas de crianças para acusar falsamente o Carlos Cruz, o Herman José e o Paulo Pedroso,(já nem falo no Jorge Ritto porque esse, pelos vistos, segundo o próprio jornal Tal & Qual, era claramente conhecido pela sua natureza pedófila, nunca tendo, contudo, sido demitido dos cargos importantes que ocupava em representação do Estado Português).

Mas neste caso da pedofilia na Igreja Católica, eu diria que o número de "Casapianos" é directamente proporcional ao número de lojas existentes em cada país por onde avança o escândalo ...

Para bom entendedor ...
 
 Regras da comunidade
O rumor aumenta e em breve vai explodir
Pedro Valdo (seguir utilizador), 1 ponto , 22:12 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
Diz o sr.bispo que por enquanto os fiéis estão calminhos. Engana-se redondamente. As pessoas comentam em surdina estas porcarias dos padres e de repente tudo isto vai explodir. Já havia muitas suspeitas, mas com estas confissões, as pessoas começaram a ver que uma igreja cujos ministros cometem estes crimes e que os abafa, é uma igreja que está corrompida e que não presta.
 
 Regras da comunidade
    Re: O rumor aumenta e em breve vai explodir    Ver comentário
oexilado (seguir utilizador), 1 ponto , 22:53 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
    Re: O rumor aumenta e em breve vai explodir    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 23:41 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
    Re: O rumor aumenta e em breve vai explodir    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 0:08 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
Padre católico que não é pedófilo
Pedro Valdo (seguir utilizador), 1 ponto , 22:35 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
http://www.youtube.com/wa...

http://www.youtube.com/wa...
 
 Regras da comunidade
Padre católico preso em flagrante
Pedro Valdo (seguir utilizador), 1 ponto , 22:38 | Quinta feira, 8 de abril de 2010
http://www.youtube.com/wa...
 
 Regras da comunidade
Aproxima-se
xadrez (seguir utilizador), 1 ponto , 0:30 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
o fim da ICAR, pelo menos como a conhecemos até agora. Depois dos sacerdotes e demais pessoal eclesiástico decente, correr com quem colocou esta Igreja próximo do desabamento, é forçoso que Ela altere a sua imagem.
 
 Regras da comunidade
Pedofilia no Brasil
Rio Grande (seguir utilizador), 1 ponto , 3:21 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
Benedikt Lennartz, 41 anos, era investigado desde 2009, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Turko, que cumpriu mandados de busca e apreensão, no dia 18/05 daquele ano, em 20 estados e no Distrito Federal. O padre alemão atuava no Orkut e utilizava um perfil como se fosse um adolescente de 14 anos, em busca de garotos. Na casa dele foram apreendidas 1.300 fotos de sexo explícito com jovens. Navegava em mais de 10 sites pornográficos e, num deles, teria conta paga. O padre teve seu computador apreendido e está denunciado perante a 8ª Vara Federal de Araparica, onde responderá penalmente pelos delitos. Há, ainda, mais dois padres e dois monsenhores envolvidos nesste tipo de crime, no Brasil, até o momento. Há, também, uma CPI sobre a pedofilia, no Senado Federal, que está analisando os casos dos padres denunciados. Parece que o papa terá dor de cabeça por longo tempo e em diversos locais...
 
 Regras da comunidade
    Re: Pedofilia no Brasil    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 19:06 | Domingo, 11 de abril de 2010
    Re: Pedofilia no Brasil    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 2:28 | Segunda feira, 12 de abril de 2010
Um caso a mais...
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 11:20 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
Há umas certas almas q escrevem por aqui q insistem no erro de confundir a sexualidade com 1 grave patologia.

Fazem-no de 1 forma insidiosa e c propósitos pouco nobres e cristãos.

Durante mto tempo, os homossexuais foram vistos como "violadores de crianças". A globalização, entre outros factores, contribuiu para que essa falsa noção fosse posta de lado.

A OMS excluiu, há cerca de 20 anos, a homossexualidade da listagem de patologias de natureza sexual. A Direcção-Geral de Saúde há uns bons anitos teve a veleidade de insistir na velha tecla e pretendeu considerá-la como 1 disfunção sexual. Levou nas orelhas e em pouco tempo recompôs o ramalhete.

Há por aqui 1 audaz comentador q considera que a OMS só teve essa postura porque se encontra pressionada pelo super poderoso lobbie gay e apesar das evidências científicas acha q a homossexualidade é doença.

Uma vez q a SMICAR se encontra na boca do mundo (n, a meu ver, pelos casos de pedofilia q n escolhem profissões, mas pela sua ocultação!), entendem esses comentadores q a melhor maneira de desviar as atenções é arranjar 1 bode expiatório e agraciar o santo padreca por ter tido a hipócrita coragem de querer impedir a ordenação de homossexuais!

Se c isso queria acabar c a pedofilia dentro da SMICAR, deveria, tb, impedir o acesso àqueles coitados q demonstram ser heterossexuais! Só seria audaz, corajoso e justo, se tentasse evitar cientifcamente o acesso aos pedófilos e dp de lá estarem dentro os punir!O q n fez!
 
 Regras da comunidade
    Re: Um caso a mais...    Ver comentário
sam8 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Re: Um caso a mais...    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 12:32 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
    Fui injusto!    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 12:36 | Sexta feira, 9 de abril de 2010
Página 1 de 1   
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Cientistas tiram células da pele para curar o coração
15:02 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 2
Relvas "deve sair de cena", diz José Eduardo Moniz
14:24 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 21
Análise para deteção do cancro da próstata divide especialistas
13:55 Quarta feira, 23 de maio de 2012,
Estado português condenado a indemnizar pai de Esmeralda
13:09 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 7
Greve na CP: 142 comboios parados
12:23 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Avozinhas russas são as favoritas do festival Eurovisão
12:06 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 5
Suspeito de ser o 'Estripador de Lisboa' acusado de homicídio
12:05 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 9
PSD e CDS viabilizam projeto do PS para o Tratado Orçamental
11:55 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 31
Irão e potências mundiais discutem questão nuclear
11:37 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 1
Portugal vai vencer a crise antes do previsto, diz Cavaco Silva
10:51 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 35
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB