20 de abril de 2014 às 1:37
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Bilhetes de avião mais caros

Bilhetes de avião mais caros

Várias companhias aéreas decidiram aumentar os preços devido à entrada em vigor do sistema europeu de compensação de emissões de carbono.
Lusa

Os passageiros vão pagar mais para viajar de avião, depois de várias companhias terem decidido aumentar os preços devido à entrada em vigor do sistema europeu de compensação de emissões de carbono, não tendo a TAP tomado uma decisão.

A Brussels Airlines, a Air Berlin, a Lufthansa e a Ryanair são algumas das companhias aéreas que já anunciaram que vão repercutir no preço dos bilhetes o aumento de custos gerado pela entrada em vigor a 1 de janeiro do sistema europeu de compensação de emissões de carbono (ETS - Emissions Trading Scheme, no original em inglês).

Lufthansa


A Lufthansa foi a primeira transportadora a anunciar que vai transferir para os passageiros os custo do ETS, adicionando-o à sobretaxa de combustível.

Segundo a informação divulgada pela agência noticiosa Efe, a Lufthansa prevê que este sistema gere custos adicionais de 130 milhões de euros.

Air Berlin


Também a Air Berlin anunciou que vai aumentar o preço dos bilhetes devido ao custo da compra dos direitos de emissão de dióxido de carbono, estimando que o ETS gere custos adicionais de 28 milhões de euros este ano, de acordo com a Efe.

Ryanair


A Ryanair, por sua vez, vai cobrar uma taxa de 0,25 euros por passageiro em todas as reservas "para cobrir os custos da nova taxa eco-lunática da União Europeia", segundo um comunicado divulgado recentemente.

EasyJet


No caso da companhia de baixo custo ('low cost') easyJet, o diretor ibérico disse à Lusa que o impacto do ETS será "limitado".

"As nossas tarifas continuarão a ser as mais baixas do mercado, independentemente da entrada em vigor do sistema europeu de emissões", afirmou recentemente Javier Gándara, em entrevista à Lusa.

TAP está "em avaliação"


No caso da TAP, a Lusa contactou o porta-voz da companhia, que disse que ainda "está em avaliação" a concretização de uma eventual medida decorrente da entrada em vigor do ETS.

No entanto, numa mensagem publicada no jornal da TAP, divulgado em dezembro, o presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, afirma que o ETS deverá "afetar a fatura de custos da TAP em cerca de €15 milhões" este ano.

Comentários 8 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
UE: Sistema de compensação das emissões de CO2
- Será que os Deputados Europeus vão passar a engolir as emissões de carbono?

« Sistema de compensação de emissões de carbono », novo imposto da UE.

Será que esta taxa vai diminuir a poluição? (eles engolem Ou sesmo?)

Será que estamos numa 'febre' de taxar tudo, sem haver preocupação em poupar?

Os políticos ainda não repararam que em vez de sobrecarregar os eleitores com mais impostos, podiam poupar nas suas mordomias?

E os Deputados Europeus não são exemplo de equidade, com a quantidade de benefícios, subsídios e mais mordomias que possuem, e ainda no ano passado ampliaram esses benefícios.
E nós a pagar, a pagar, sem nos revoltarmos... até quando?

Será que os chineses vão fazer o mesmo?
Não me parece. E depois admiram-se das diferenças de competitividade face à economia chinesa...
Claro que as companhias aéreas chinesas não concorrem(ainda) no espaço europeu. Mas isto é só um exemplo da diferença de custos a que os produtores europeus estão sujeitos. A acrescentar isso, a moeda chinesa fortemente desvalorizada face ao Euro e os salários 7 ou o vezes mais baixos dos chineses.
Bilhetes de avião mais caros
Será que ninguém pensa que isto só vai afectar quem nunca teve possibilidades de andar de avião.
A mim já perguntaram várias vezes:
- Porque não andas de avião?
- Porque sou muito sensível de intestinos e detesto ir à casa de banho dos aviões quando estou no ar.
- Mas porquê?
- Porque tenho medo de ficar com a cueca na mão se o avião cair no oceano.
Montes de porcaria europeia
Os políticos europeus da treta só fazem deste tipo de porcaria.

Mas a coisa está a mudar. Até as melancias alemãs (verdes por fora, vermelhos por dentro) estão a perceber o monte de asneiras que andam a fazer:

http://ecotretas.blogspot...
Cansado!
Cansado do eco terrorismo incentivado pela religião verde!
E os outros???
Fala-se muito das emissões do CO2, mas há países que nem sequer sabem bem o que isso é...China, Índia e todas essas economias emergentes, e esses pagam as suas emissões? Claro que não...e por isso, o Canadá que também não otário, já saiu do Protocolo de Kyoto...a razão foi o facto de os outros não fazerem nada, logo porque razão deveria do Canadá fazer???
mais um tiro no pé
A China fez imediatamente saber que não ia pagar essa sobretaxa. estes palermas em Bruxelas, na ânsia de conseguir dinheiro para os seus projetos utópicos nem se aoercebem que o tempo das vacas gordas acabou!
Todos pagam
Existem várias formas dos governos se financiarem, acho natural que se foquem nas atividades que causam maior dano.
A alguns anos houve uma taxa sobre os aviões que faziam mais ruido. A berraria foi igual a esta, mas no final temos menos ruido, e mehor qualidade de vida, que antes.

Aos que dizem que a Europa vai perder; pelo contrário, TODAS as linhas aérea que utilizem o espaço aéreo Europeu vão pagar, independentemente de onde estão baseadas, é como uma portagem de autoestrada "haa, eu sou Chinês e não pago" não funciona.
Além disso, isso vai forçar o aumento de eficiência dos aparelhos, e nisso a Europa está mais avançada, porque as suas companhias estão melhor preparadas.
PUBLICIDADE
1. JoanaAbreu21 ( 132pts )
2. moncarapacho ( 126pts )
3. BrincaNareia ( 103pts )
4. Resistente ( 103pts )
Expresso nas Redes
Pub