8
Anterior
Portugal está a "exportar desemprego" para Angola
Seguinte
Decisão da FED sobre juros na mira dos investidores
Página Inicial   >  Economia  >  Bilhetes de avião mais caros

Bilhetes de avião mais caros

Várias companhias aéreas decidiram aumentar os preços devido à entrada em vigor do sistema europeu de compensação de emissões de carbono.
Lusa |

Os passageiros vão pagar mais para viajar de avião, depois de várias companhias terem decidido aumentar os preços devido à entrada em vigor do sistema europeu de compensação de emissões de carbono, não tendo a TAP tomado uma decisão.

A Brussels Airlines, a Air Berlin, a Lufthansa e a Ryanair são algumas das companhias aéreas que já anunciaram que vão repercutir no preço dos bilhetes o aumento de custos gerado pela entrada em vigor a 1 de janeiro do sistema europeu de compensação de emissões de carbono (ETS - Emissions Trading Scheme, no original em inglês).

Lufthansa


A Lufthansa foi a primeira transportadora a anunciar que vai transferir para os passageiros os custo do ETS, adicionando-o à sobretaxa de combustível.

Segundo a informação divulgada pela agência noticiosa Efe, a Lufthansa prevê que este sistema gere custos adicionais de 130 milhões de euros.

Air Berlin


Também a Air Berlin anunciou que vai aumentar o preço dos bilhetes devido ao custo da compra dos direitos de emissão de dióxido de carbono, estimando que o ETS gere custos adicionais de 28 milhões de euros este ano, de acordo com a Efe.

Ryanair


A Ryanair, por sua vez, vai cobrar uma taxa de 0,25 euros por passageiro em todas as reservas "para cobrir os custos da nova taxa eco-lunática da União Europeia", segundo um comunicado divulgado recentemente.

EasyJet


No caso da companhia de baixo custo ('low cost') easyJet, o diretor ibérico disse à Lusa que o impacto do ETS será "limitado".

"As nossas tarifas continuarão a ser as mais baixas do mercado, independentemente da entrada em vigor do sistema europeu de emissões", afirmou recentemente Javier Gándara, em entrevista à Lusa.

TAP está "em avaliação"


No caso da TAP, a Lusa contactou o porta-voz da companhia, que disse que ainda "está em avaliação" a concretização de uma eventual medida decorrente da entrada em vigor do ETS.

No entanto, numa mensagem publicada no jornal da TAP, divulgado em dezembro, o presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, afirma que o ETS deverá "afetar a fatura de custos da TAP em cerca de €15 milhões" este ano.


Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Todas as ilhas têm a sua nuvem

Raul Brandão chamou-lhe 'A Ilha Branca'. Como viajante digo que tem um verde diferente das outras oito que com ela formam o arquipélago dos Açores. É tenra, mansa, repousante e simultaneamente desafiante. Esconde segredos como a lenda da Maria Encantada e um vulcão florestado a meio do século passado que nos transporta para uma dimensão sulfurosa e mágica. Obrigatória para projetos de férias de natureza.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 8 Comentar
ordenar por:
mais votados
UE: Sistema de compensação das emissões de CO2
- Será que os Deputados Europeus vão passar a engolir as emissões de carbono?

« Sistema de compensação de emissões de carbono », novo imposto da UE.

Será que esta taxa vai diminuir a poluição? (eles engolem Ou sesmo?)

Será que estamos numa 'febre' de taxar tudo, sem haver preocupação em poupar?

Os políticos ainda não repararam que em vez de sobrecarregar os eleitores com mais impostos, podiam poupar nas suas mordomias?

E os Deputados Europeus não são exemplo de equidade, com a quantidade de benefícios, subsídios e mais mordomias que possuem, e ainda no ano passado ampliaram esses benefícios.
E nós a pagar, a pagar, sem nos revoltarmos... até quando?

Será que os chineses vão fazer o mesmo?
Não me parece. E depois admiram-se das diferenças de competitividade face à economia chinesa...
Claro que as companhias aéreas chinesas não concorrem(ainda) no espaço europeu. Mas isto é só um exemplo da diferença de custos a que os produtores europeus estão sujeitos. A acrescentar isso, a moeda chinesa fortemente desvalorizada face ao Euro e os salários 7 ou o vezes mais baixos dos chineses.
Bilhetes de avião mais caros
Será que ninguém pensa que isto só vai afectar quem nunca teve possibilidades de andar de avião.
A mim já perguntaram várias vezes:
- Porque não andas de avião?
- Porque sou muito sensível de intestinos e detesto ir à casa de banho dos aviões quando estou no ar.
- Mas porquê?
- Porque tenho medo de ficar com a cueca na mão se o avião cair no oceano.
Montes de porcaria europeia
Os políticos europeus da treta só fazem deste tipo de porcaria.

Mas a coisa está a mudar. Até as melancias alemãs (verdes por fora, vermelhos por dentro) estão a perceber o monte de asneiras que andam a fazer:

http://ecotretas.blogspot...
Cansado!
Cansado do eco terrorismo incentivado pela religião verde!
E os outros???
Fala-se muito das emissões do CO2, mas há países que nem sequer sabem bem o que isso é...China, Índia e todas essas economias emergentes, e esses pagam as suas emissões? Claro que não...e por isso, o Canadá que também não otário, já saiu do Protocolo de Kyoto...a razão foi o facto de os outros não fazerem nada, logo porque razão deveria do Canadá fazer???
mais um tiro no pé
A China fez imediatamente saber que não ia pagar essa sobretaxa. estes palermas em Bruxelas, na ânsia de conseguir dinheiro para os seus projetos utópicos nem se aoercebem que o tempo das vacas gordas acabou!
Todos pagam
Existem várias formas dos governos se financiarem, acho natural que se foquem nas atividades que causam maior dano.
A alguns anos houve uma taxa sobre os aviões que faziam mais ruido. A berraria foi igual a esta, mas no final temos menos ruido, e mehor qualidade de vida, que antes.

Aos que dizem que a Europa vai perder; pelo contrário, TODAS as linhas aérea que utilizem o espaço aéreo Europeu vão pagar, independentemente de onde estão baseadas, é como uma portagem de autoestrada "haa, eu sou Chinês e não pago" não funciona.
Além disso, isso vai forçar o aumento de eficiência dos aparelhos, e nisso a Europa está mais avançada, porque as suas companhias estão melhor preparadas.
Comentários 8 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub