20 de abril de 2014 às 1:37
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  A Europa desalinhada  ⁄  Berlusconi irá regressar eurocético?

Berlusconi irá regressar eurocético?

www.expresso.pt
Clique para saber tudo o que se passa na Europa
Parecia ter desaparecido da política mas, afinal, Silvio Berlusconi pode estar a planear um regresso. Numa tentativa para apanhar a onda de euroceticismo que fez do humorista Beppe Grillo uma estrela em ascensão da política italiana, o ex-primeiro-ministro levantou, recentemente, a possibilidade de a Itália deixar o euro. Também adiantou a hipótese de ser a Alemanha a deixar a moeda única se Berlim recusar os planos de reforço do Banco Central Europeu.

O reaparecimento de Il Cavaliere não parece agradar a ninguém e o jornal La Repubblica acredita que é uma ameaça para o Governo tecnocrata de Mario Monti: "Numa altura em que a coesão nacional é de uma importância vital, a 'Grosse Koalition ao estilo italiano' pode romper-se se sucumbir à tentação de eleições antecipadas. Isso significa uma posição muito difícil para Mario Monti, que é apanhado entre a espada e a parede. A dois dias da cimeira europeia, as chancelarias da Europa continuam a olhar para Monti como um mediador que desempenhará um papel chave no sucesso de qualquer operação para resolver a crise, enquanto os líderes dos partidos políticos italianos o veem como um catalisador que pode ser facilmente culpado se a iniciativa para resolver a crise falhar". 

Continue a ler este texto no sítio do Presseurop .
Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Re: Berlusconi irá regressar eurocético?
Berlusconi estará sempre pronto a volgtar se isso lhe trouxer benefícios. Os italianos parecem gostar muito de demagogos manipulores e com uma classe politica tão degradada em que a maioria dos senadores e deputados já mudou várias vezes de partido em que diariamente se ficam a saber de suspeitas de corrupçao de politicos, eles apresentam-se sempre como A Soluçâo. Foi assim com Mussolini, foi assim com Berlusconi e parece ser assim também com Beppe Grillo. Berlusconi nao fez nada por Italia, deixou-a chegar a este ponto de degradaçao economica e social, ajudou a que se proliferasse a mentalidade do "furbetto", o esperto que nao paga impostos e enriquece. Ele proprio é um furbetto e vai voltar sempre e sempre se tiver oportunidade. Esperemos que os italianos tenham percebido a real dimensao dessa figura politica e deixem de o escutar.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub