49
Anterior
Ao vivo: Benfica volta a conquistar Taça da Liga
Seguinte
Nico Rosberg faz história no GP da China
Página Inicial   >  Desporto  >   Benfica vence Taça da Liga pela quarta vez
COM FOTOGALERIA

Benfica vence Taça da Liga pela quarta vez

Benfica voltou a conquistar a Taça da Liga, após bater o Gil Vicente, por 2-1. Será este o único troféu das "águias" esta época?
Lusa |
Rodrigo voltou aos golos
Rodrigo voltou aos golos / Rafael Marchante/Reuters

A conquista da quarta Taça da Liga pelo Benfica, que hoje venceu o Gil Vicente por 3-1, resume-se no empenho dos futebolistas "encarnados", obrigados a trabalho sério face à atitude de qualidade de um adversário que ainda sonhou.  
 
O "tetra" consecutivo na prova da equipa de Jorge Jesus (terceira no seu pecúlio pessoal) saiu valorizado pela vontade dos gilistas em baterem-se de igual para igual.  
 
Os "encarnados" podem agradecer, para a conquista deste título, o tradicional sentido de oportunidade de um dos seus jogadores menos utilizados, o argentino Saviola, marcador do tento da vitória, já nos últimos 10 minutos.  

Mudanças no Benfica 


Jorge Jesus operou algumas alterações na equipa, por comparação com o "onze" que defrontou o Sporting, nomeadamente na baliza, onde esteve Eduardo, trocando ainda Emerson por Capdevilla, Luisão (castigado) por Jardel, Javi Garcia por Matic, Gaitán por Pablo Aimar e Cardozo por Nélson Oliveira.
 
Os primeiros sinais ofensivos foram protagonizados pela equipa orientada por Paulo Alves, que fez alinhar o mesmo "onze" que, no fim de semana anterior, empatara com a União de Leiria para o campeonato, com relevo para Hugo Vieira, que foi sempre um dos mais irrequietos gilistas.  
 
Mas, seria de Maxi Pereira, aos 14 minutos, a primeira grande oportunidade, com o uruguaio a corresponder em velocidade ao passe "rasgado" de Witsel, mas a rematar contra o corpo de Adriano Facchini.  
 
Três minutos depois, foi César Peixoto que tentou a sorte contra a sua ex-equipa, rematando de fora da área, mas à violência do remate faltaram centímetros de pontaria e a bola rasou o poste esquerdo de Eduardo.  

Rodrigo inaugurou o marcador 


Uma situação que despertou os benfiquistas, que aproveitaram a passagem da meia hora de jogo para fazer o que até então estava "emperrado": jogar em velocidade e marcar um golo.  
 
Tudo começou com Bruno César, que ganhou um despique a Rodrigo Galo, desceu pela esquerda e cruzou para o poste mais longínquo, onde apareceu Rodrigo a desviar com sucesso.  
 
Os minhotos demoraram, porém, a reagir ao golo, pois só aos 40 minutos, por Júnior Caiçara, conseguiram uma situação de perigo na área de Eduardo, que se opôs com uma defesa espetacular ao "tiro" do lateral brasileiro.
 
Mas, os "encarnados" haviam pegado no jogo e logo a seguir instalaram-se na intermediária adversária, tendo até disposto de mais uma boa ocasião, mas o remate de Witsel, já em plena área, não seguiu na direção pretendida.
 
Aos 55, Rodrigo, que havia passado para ponta-de-lança, por substituição de Nélson Oliveira por Nico Gaitán, ganhou em velocidade a Caiçara e, já dentro da área, rematou para nova defesa de Facchini.  

Gil Vicente ainda sonhou 


Paulo Alves refrescou a equipa, com as entradas de Zé Luís e Guilherme, mas a intensidade gilista não passou de boas trocas de bola até à frente da área do Benfica, pois o acerto defensivo "encarnado" sobrava para as boas intenções adversárias.  
 
Aos 75 minutos, Gaitán dispôs de mais uma boa oportunidade, mas Cláudio apareceu na hora exata para intercetar o "disparo" do argentino.  
 
Até que, aos 79 minutos, Zé Luís aproveitou uma bola algo perdida na área benfiquista e, com um pontapé "de moinho", fez o empate.  
 
Mas, foi esperança curta, a da equipa de Barcelos, pois Saviola, que entrou logo após o 1-1 (substituiu Rodrigo), recarregou com êxito, após remate de Witsel e nova defesa de Facchini.  
 
O Gil Vicente "atirou-se" com tudo o que tinha, nos derradeiros sete minutos, para cima dos benfiquistas, mas a atitude guerreira não foi suficiente face ao acerto final da defensiva "encarnada".  



Veja a fotogaleria:

Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 49 Comentar
ordenar por:
mais votados
GranDe Época
O Benfica tem aqui um grande trofeu. Aquele título que foi criado para ele e só para eles. A época esta justificada. Parabéns! Estão onde teem que estar. Melhor era mesmo impossível
Re: GranDe Época
Pois é.......
Re: GranDe Época
Re: GranDe Época
GLORIOSO SLB
Parabéns ao GLORIOSO por mais um título alcançado JUSTAMENTE!!!

Grande jogo de Witsel e Matic, mas o Gil Vicente foi um digno adversário e mereceu estar nesta final!

Para quem desvaloriza esta competição, deixo algumas curiosidades:
- é apenas disputada por equipas inscritas nas ligas profissionais portuguesas;
- é disputada ao longo da época entre as equipas das ligas profissionais, ao contrário da “tão valorizada” supertaça, que se disputa em apenas um jogo, no início da época;
- em certos países europeus a mesma competição dá acesso à liga europa;
- só não tem valor para quem não a consegue ganhar!!!

PS – Os invejosos evitam de virem dizer que preferem ganhar este ou aquele título, porque da maneira que os ganham, para mim, não têm absolutamente algum valor desportivo, ou competitivo. Não ligo aos campeonatos da fruta de dormir, ou dos cafés com leite, ou das viagens cosmos, ou dos quinhentinhos, etc, etc!!!

SLBENFICA O VERDADEIRO ORGULHO DOS PORTUGUESES!!!
Re: GLORIOSO SLB
Re: GLORIOSO SLB
Re: GLORIOSO SLB
Re: GLORIOSO SLB
Re: GLORIOSO SLB
É verdade.....
Re: É verdade.....
Re: É verdade.....
Re: É verdade.....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Re: GLORIOSO SLB, borra a pintura....
Borra a pintura e sai asneira....
Re: Borra a pintura e sai asneira....
Re: GLORIOSO SLB
Re: GLORIOSO SLB
Quando não se tem capacidade para ganhar os melhor
Quando não se tem capacidade para ganhar os melhores, contentamo-nos com os menores, é o que o benfica faz há largos anos, como não consegue chegar ás uvas, fica-se pelos bagos!...
áh ganda benfica!...
Re: Quando não se tem capacidade para ganhar os me
Pois é........
Re: Benfica vence Taça da Liga pela quarta vez
O Benfica que tanto vangloriam, só tem expressão porque a maioria dos seus apoiante e adeptos, nasceram e cresceram no tempo do obscurantismo, logo foram influenciados pela regra do 3 fff, fado futebol e Fátima, que no item futebol o Benfica predominava por ser o club do regime, fortemente apoiado pelo regime de Salazar, não fora isso e o Benfica hoje não passaria de um simples clube de bairro, criado como como tantos outros que abundam por aí pelas gentes do sítio onde viviam, mas mais tarde ou mais cedo quando as gerações dos anos 40 a 70 desaparecerem o Benfica voltará á sua condição inicial, a de um simples clube de bairro da freguesia de Benfica!
Re: Benfica vence Taça da Liga pela quarta vez
Pra quem não conhece a história
FC Porto x SL Benfica
Porto 86 vitória(s), 329 gol(s)
Benfica 83 vitória(s), 361 gol(s)
Empates 54
Total de jogos 223
Total de gols 690
[Expandir]Primeira partida
Resultado SL Benfica 8-2 FC Porto[1]
Competição Amigável
Data 28 de Abril de 1912
Local Lisboa
 
[Expandir]Última partida
Resultado SL Benfica 3-2 FC Porto
Competição Taça da Liga
Data 20 de Março de 2012
Local Estádio da Luz, Lisboa
 
editar

FC Porto versus SL Benfica envolve os dois clubes portugueses com maior historial de títulos a nível nacional e internacional, no que diz respeito ao Futebol.
Este clássico não deve ser entendido apenas como uma partida de futebol, pois a rivalidade entre estes clubes transcende por vezes os campos futebolísticos. A "animosidade" ou rivalidade desenvolvida a partir da primeira metade do século XIX entre as duas maiores cidades de Portugal, nascida com o fim do "Antigo Regime", o desenvolvimento industrial e a nova influência política da cidade do Porto (sobretudo a partir do liberalismo) passou para os seus clubes de futebol mais bem-sucedidos, e está, por isso, enraizada na história política, cultural e desportiva do país. Embora historicamente apenas o FC Porto tenha assumido uma representação "política" e "regional" (transcendendo a desportiva) da sua cidade sede, ambos os clubes têm hoje ampla dimensão nacional entre adeptos e sedes ("casas") representativas em todas as regiões de Portugal e também entre as comunidades ...
Re: Pra quem não conhece a história
Grandes festejos,conquistas=a zero
Mais uma lata para a montra,mas o campeonato ainda não acabou;pelas festividades que o SLB e compª fizeram mais parece que conquistaram a taça dos campeões;pois é, quem não está habituado a nada conquistar,quando aparece um caneco,é o fim do mundo,ainda assim o mais inconformado e menos eufórico pareceu-me o JJ.Para o SLB com os investimentos que faz não se admite que fique satisfeito com a latita que alguns clubes de topo tentam ignorar.
Re: Grandes festejos,conquistas=a zero
Re: Grandes festejos,conquistas=a zero
Pois é......
Engraçado....
Não vou revelar aqui a minha preferência clubística que é por um clube que joga de amarelo e preto e tem um estádio que parece ser feito de legos... ups! Bolas!!

Mas o que não deixa de ser engraçado e mesmo fdd é que toda a gente diz que se está a cag@r grosso, mas toda a gente se está a roer de inveja do Benfica ter levado esta taça outra vez!

Tal como o Rodrigo disse e bem "se perdessemos todos estariam a falar disto como se fosse a liga dos campeões", mas como ganharam não vale nada... Mas como ganharam, são todos parvos e não vale nada, é ao (baixo) nível do benfica...

Isto segundo pessoas que são adeptos de clubes que andam sabe-se lá onde na tablea classificativa ou de clubes que foram eliminados da liga dos campeões e liga europa por clubes que o próårio benfica eliminou na liga dos campeões!!

DÁ AZIA, NÃO DÁ?
Re: Engraçado....
Re: Engraçado....
Re: Engraçado....
Re: Engraçado....
Re: Engraçado....
Re: Engraçado....
Caramba, para quem é adepto do
Re: Caramba, para quem é adepto do
Para variar,...
...desta vez estou de acordo com o SLB!
Não interessa se a competição é maior ou menor; a competição é oficial, como tal é para ganhar! Há portanto que dar os parabéns ao vencedor! Justificar derrotas com a insignificância do troféu não deveria ser apanágio do meu FCP!
Cumprimentos a todos e parabéns.
O BENFICA MERECEU A TAÇA DA LIGA
Sim o próprio treinador adversário assim o dise,. O Benfica mereceu, porém para muitos não convenceu e em sinal disso verificou-se a recepção feita pelos seus apoiantes. Realmente as pessoas continuam a ver o futebol de uma maneira distorcida, mas não é com este comportamento que se dá apoio moral à equipa. Provávelmente o Benfica não será de novo campeão. Qual será o destino do actual treinador? Claro será despedido. Realmente perderam muitos pontos, chegou a levar cinco.pontos positivos em relação ao Porto e agora leva 4 negativos. Enfim é a vida como em tempos disse o Ex Pm de Portugal António Guterres.
Comentários 49 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub