18 de abril de 2014 às 15:54
Página Inicial  ⁄  Desporto  ⁄  Benfica é o 10.º clube europeu com maiores assistências

Benfica é o 10.º clube europeu com maiores assistências

Em 2009/10 o estádio da Luz recebeu, em média, mais de 50 mil espectadores, registo que lhe vale o 10.º lugar no ranking europeu. No topo está o Barcelona, seguido pelo Borussia Dortmund, Real Madrid e Manchester United.
Isabel Paulo (www.expresso.pt)
Estádio da Luz, com uma média de 50.033 espectadores por jogo, fechou a época muito à frente do FC Porto (33.464) - líder na temporada transacta - e do Sporting (24.606)
Estádio da Luz, com uma média de 50.033 espectadores por jogo, fechou a época muito à frente do FC Porto (33.464) - líder na temporada transacta - e do Sporting (24.606)
Marcos Borga/Reuters

Daniel Sá, director do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) do Porto e Aveiro, apresentou, hoje, em Lisboa, um estudo sobre as assistências nos estádios de futebol europeus. A análise incidiu sobre a média de espectadores de 544 clubes que, na época 2009/10, competiram em 36 campeonatos nacionais de futebol.

Das "Big Five Leagues" (Alemanha, França, Itália, Espanha e Inglaterra), a Bundesliga é de longe aquela que mais atrai o público aos estádios, registando uma média de 42.500 especrtadores por jogo. Neste ranking de países europeus segue-se a Inglaterra, com uma média de 34.151 espectadores/jogo, à frente da Espanha (28.322 média/jogo), Itália (24.492) e França (19.775).

Portugal em 10º lugar


Portugal figura em 10.º lugar da lista de países que mais amantes de futebol mobiliza para os seus estádios (10901 espectadores/jogo), quase metade das médias de assistência da Holanda, e menos do que a Escócia, Rússia e Bélgica.  

Em último lugar, destacado, surge o País de Gale,s com uma modesta média de 278 fãs por jogo, atrás do Luxemburgo ou da Geórgia.

Numa segunda perspectiva, em que foram ponderados os valores da população de cada país, o líder do ranking passa a ser o Chipre, onde 0,62% da sua população vai com regularidade aos estádios de futebol. Em 2.º lugar aparece a Escócia (0,27%), logo seguida da Noruega (0,19%) e Montenegro (0,16%).

Portugal, neste ranking ponderado, sobe para o 9.º lugar da lista, descendo a Alemanha, líder em termos absolutos, para 17.º lugar, com só 0,05% do total da população a ir com frequência modernos estádios do país, construídos e renovados para o Mundial-2006.

Nou Camp campeão das assistências


No estudo efectuado por Daniel Sá, o Barcelona é, sem surpresas, a equipa que mais arrasta multidões. Na época 2009/10, a equipa de Pep Guardiola levou a Nou Camp 78 mil espectadores, apenas um pouco mais do que o Borussia Dortmund (77.248), Real Madrid (75.133) e Manchester United (74.864).

O Bayern de Munique (69 mil espectadores), finalista da Liga dos Campeões, é 5.º na lista por clubes, enquanto o rival do encontro decisivo de sábado, o Inter de José Mourinho, figura em 9.º da tabela (55.149), apenas um lugar à frente do Benfica.

A nível interno, o estádio da Luz, com 50.033 espectadores, fechou a época muito à frente do FC Porto (33.464) - líder na temporada transacta - e do Sporting (24.606). No ranking europeu, o estádio do Dragão ficou colocado em 43.º lugar dos recintos com mais assistências, 20 lugares à frente do Alvalade XXI. 

No top-80 existem 17 clubes da Alemanha, 17 de Inglaterra, 11 de Itália e 9 de Espanha.

 

Comentários 30 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
O Céu está limpo e o horizonte á nossa espera
A Águia sempre a subir:não era de esperar outra coisa.
Re: O Céu está limpo e o horizonte á nossa espera Ver comentário
Re: O Céu está limpo e o horizonte á nossa espera Ver comentário
Re: O Céu está limpo e o horizonte á nossa espera Ver comentário
Re: O Céu está limpo e o horizonte á nossa espera Ver comentário
O espelho do melhor futebol....
.... que se jogou em Portugal na época que agora acabou.

O FCP a distância considerável e o Sporting (que tão mal jogou) com menos de metade,

Aliás, se fizerem as contas aos "jogos fora" dos três "grandes" (com licença do Braga que foi maior que FCP e Sporting) verificam que a "distância" ainda é maior.

Esta é a realidade O resto são "desculpas de mau pagador" e conversa fiada.....

Bom, para o ano, seguramente que não será muito diferente se a qualidade do futebol do Benfica se mantiver.

Naturalmente que têm que voltar a fazer por isso.....
AH AH AH
Entao era a melhor equipa do mundo, a que mais tinha assistencia, 60000 por jogo, tinha os melhores jogadores do mundo, e afinal so esta em 10º.
Isto deve ser como os 6 M de benkriquistas em Portugal, mais uma treta.
Re: AH AH AH de facto ! Ver comentário
Re: AH AH AH Ver comentário
Re: AH AH AH Ver comentário
Re: AH AH AH Ver comentário
interessante!!!
apesar da crise, apesar de sermos 5 vezes mais pequenos que os outros quer em populaçao, quer em tamanho quer em condiçoes economicas... o benfica ainda consegue o 10 lugar.
  embora nao contribua para o ranking...
  reconheço que um bom espetaculo tem sempre um publico certo..
  e bom que os responsaveis olhem bem para o assunto das receitas.....e contribuam para a verdade desportiva a fim de que a competiçao nao seja adulterada e o entusiasmo do publico se mantenha!!!
Re: interessante!!! Ver comentário
Re: interessante!!! Ver comentário
Re: interessante!!! Ver comentário
Re: interessante!!! Ver comentário
Os benfiquista são gente muito ocupada...
A média de assistências na luz.está bastante abaixo da capacidade máxima do estádio. Onde é que estão os restantes 5.949.967 de benfiquistas que não vão ver a bola, apesar da "equipa maravilha " ?!...

Seria interessante que o estudo calculasse o rácio entre assistências no estádio e o numero de simpatizantes. Tal vez concluíssemos que o Benfica é o clube com menor adesão dos seus simpatizantes na Europa...
Re: Os benfiquista são gente muito ocupada... Ver comentário
Re: Os benfiquista são gente muito ocupada... Ver comentário
Re: Os benfiquista são gente muito ocupada... Ver comentário
coitados
as épocas passadas recentes tinham que ir ás escolas primárias oferecer bilhetes aos putos para o estádio não estar COMPLETAMENTE DESERTO.
Abono de familia
ou melhor dizendo de todos os outros clubes Portugueses, pois em casa ou fora os jogos do Benfica foram sempre os que tiveram mais assistência e com isso houve muito clube que lá safou a tesouraria, a Académica que o diga.
POIS !
se compararmos as despesas que o estadio lampião tem, a populaçao que vai lá não paga as despesas que aquilo tem .
senão vejamos , helloo é a capital tem dois milhoes de reformados lá a morar e mesmo assim não enchem o estadio.
vejam o exemplo do estadio do dragão parece que está vazio mas as cadeiras estão todas pagas , o porto está quase deserto ,sim o rui rio esteve a por a cidade só para ingles ver , ora as cidades em redor do porto é que mandam a maioria das pessoas para ver os jogos.
DAAAAHHHHHHHH
Re: POIS ! Ver comentário
Re: POIS ! Ver comentário
Re: POIS ! Ver comentário
Ah, bom!
Ah, bom, ... isso é sinal de que as coisas por aí, näo andaräo assim täo mal, porque... é caro ir assistir a um jogo de futebol.
Altamente relevante...
Será que isto é uma notícia de grande relevância e de alto interesse público? Não posso acreditar que assim seja considerada!
Os Maufiquistas só se safam cá em Portugal porque
Os Maufiquistas só se safam cá em Portugal porque os árbitros são ameaçados de morte antes dos jogos, que assim são coagidos a fazer vista grossa ás imensas faltas que fazem, daí que nunca vêm um cartão vermelho, quando saem do país é o que se vê, lá já não têm a protecção dos srs. do apito, logo são expulsos sem dor nem piedade, mesmo em jogos a feijões.
A realidade
Todos sabemos que o Benfica tem mais adeptos que Porto e Sporting. A questão é, estes 50 mil por jogo, só se atingiram porque o clube estava na frente. Passem a ficar em 3º, e mesmo que joguem maravilhas, vão ver que não passam dos 30 a 35 mil por jogo.
PUBLICIDADE
1. JoanaAbreu21 ( 134pts )
2. moncarapacho ( 127pts )
3. Resistente ( 105pts )
4. BrincaNareia ( 104pts )
Expresso nas Redes
Pub