Anterior
Barragens: Governo lança 3ª feira 1º concurso construção no Alto ...
Seguinte
Cabo Verde: Motoristas de autocarros manifestam-se por aumentos nos ...
Página Inicial   >  Feeds  >  Última Hora Lusa  >  Economia  >   Aviação: SATA quer ligar Açores, Madeira e Canárias com nova frota

Aviação: SATA quer ligar Açores, Madeira e Canárias com nova frota

Ponta Delgada, 31 Mar (Lusa) - O presidente da SATA Air Açores anunciou hoje a intenção da companhia aérea ligar os Arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, o que será possível com a renovação em curso de toda a sua frota.
Lusa |

Ponta Delgada, 31 Mar (Lusa) - O presidente da SATA Air Açores anunciou hoje a intenção da companhia aérea ligar os Arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, o que será possível com a renovação em curso de toda a sua frota.

A SATA Air Açores, que assegura os voos entre as nove ilhas dos Açores, adquiriu seis novos aviões à canadiana Bombardier - dois Q200 e quatro Q400 NextGen - para substituir os actuais ATP, que voam no Arquipélago há cerca de 20 anos.

"Podemos aproximar os Arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Canárias", adiantou o presidente da transportadora açoriana, que falava em conferência de imprensa após a assinatura do contrato com a Bombardier.

Segundo António Gomes de Menezes, que anunciou o início de uma operação regular entre o Funchal e Las Palmas em Junho, a SATA Air Açores está, assim, a assumir-se como uma companhia inter-regional.

O presidente da transportadora adiantou que, com os novos Q400, será possível fazer, entre outras, as rotas Ponta Delgada/Funchal, Funchal/Las Palmas e Funchal/Tenerife.

A SATA Air Açores já assegura, desde Janeiro de 2007, a ligação entre o Funchal e o Porto Santo, na Madeira, voos que serão garantidos com um dos novos Q200 agora adquiridos.

Os novos aviões, que representam um investimento de cerca de 70 milhões de euros, começam a voar no segundo semestre de 2008 e a frota estará completa em Março de 2010.

Segundo disse, os Q200, com capacidade para 37 passageiros, serão os primeiros a voar, seguindo-se os quatro Q400, o primeiro dos quais em Janeiro de 2010, os outros dois no mês seguinte e o último em Março do mesmo ano.

A companhia opera, actualmente, com cinco ATP de 60 lugares, um dos quais na Madeira, e um Dornier de 18 lugares.

António Gomes de Menezes salientou que se trata de um investimento com um vida económica útil entre os 15 e os 20 anos e pensado no crescimento de tráfego entre as ilhas.

Esta frota "tornará mais densa a malha que liga os diferentes arquipélagos", disse o responsável da companhia, para quem a decisão final dos novos aviões teve em conta o enquadramento estratégico da companhia para os próximos anos.

Além dos aviões da Bombardier, a SATA analisou os europeus ATR, os únicos dois fabricantes de aeronaves turbo-hélice com capacidade para os 50 ou mais passageiros.

O novo Q200 vai permitir que a operação no Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, se faça sem restrições no aeroporto local, adiantou a SATA.

Quanto aos novos Q400, a empresa assegurou que permitirá responder a um aumento da procura de carga e passageiros e que apresentam uma velocidade e autonomia superior aos actuais ATP.

PC.

Lusa/Fim


Opinião


Multimédia

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.


Comentários 0 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub