Siga-nos

Perfil

Expresso

Helena Bento

Jornalista

  • Marques Mendes: “O futuro de Centeno está nas mãos de Domingues”

    Política

    Helena Bento

    Porquê? Porque se António Domingues decidir revelar os SMS que trocou com Mário Centeno – e Marques Mendes diz que ele “está mortinho por fazê-lo” – e os SMS forem “comprometedores”, é “evidente que o ministro das Finanças corre um grande risco”. O que deve Centeno fazer? Explicar e explicar-se “o mais rápido possível, porque quanto mais tarde o fizer, pior será para ele”. Marques Mendes, que falava no seu espaço de comentário habitual na SIC, falou ainda sobre o novo livro de Cavaco Silva, que leu nas últimas duas noites. Uma nota importante: “há Sócrates a mais”. O que é que ele aprendeu com o livro? “Que se não tivesse sido Cavaco Silva, as coisas com Sócrates teriam sido muito piores”

  • Morte de Kim Jong-nam: Polícia procura mais quatro norte-coreanos

    Internacional

    Helena Bento

    Os homens foram identificados como sendo Ri Ji-hyon, de 33 anos, Hong Song-hac, 34 anos, O Jong-gil, 55 anos, e Ri Jae-nam, 57 anos. Os quatro terão viajado para a Malásia com passaportes normais e estiveram menos de um mês no país. Foram embora no dia em que Kim Jong-nam morreu. Foram já detidas quatro pessoas por suspeitas de ligações à morte do meio-irmão do líder da Coreia do Norte: duas mulheres, uma de nacionalidade indonésia e outra que transportava um passaporte vietnamita, e dois homens, um malaio e um norte-coreano

  • Detido norte-coreano por suspeita de ligação à morte de Kim Jong-nam

    Internacional

    Helena Bento

    Trata-se de Ri Jonh Chol, cidadão norte-coreano nascido em 1970. É a quarta pessoa a ser detida esta semana por suspeitas de envolvimento na morte de morte de Kim Jong-nam, o meio-irmão do líder da Coreia do Norte, que terá sido alegadamente assassinado no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia. Autópsia ao corpo de Jong-nam ainda não está concluída, mas a Coreia do Norte já prometeu rejeitar todos os resultados e acusou a Malásia de “estar em conluio com forças externas”

  • Mochilas pesadas. “O secretário de Estado pode estar a ser conivente com a degradação da saúde dos jovens”

    Diário

    Helena Bento

    Petição para limitar o peso das mochilas foi entregue esta sexta-feira no Parlamento. José Wallenstein, um dos mentores da iniciativa, diz esperar “que a democracia funcione e que esta iniciativa tenha resultados práticos e legislativos”, não quer que os seus filhos sejam “burros de carga” e critica o posicionamento do secretário de Estado da Educação, João Costa, a propósito deste debate. “Ele diz que não faz sentido legislar sobre esta matéria, que se deve deixar a responsabilidade da gestão do peso das mochilas para as escolas. O que não faz sentido, neste momento, são declarações como estas”

  • Governo romeno recuou mas a população não: “Queremos ter a certeza de que não estamos a ser enganados”

    Internacional

    Helena Bento

    Cerca de 500 mil pessoas, segundo números avançados por alguns meios de comunicação, manifestaram-se este domingo em Bucareste e noutras cidades do país, exigindo a demissão do Governo social-democrata de Sorin Grindeanu. Ainda que o primeiro-ministro tenha recuado na intenção de aprovar o controverso decreto que descriminaliza determinados atos de corrupção, as pessoas “querem ter a certeza de que os seus protestos são ouvidos”