Siga-nos

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Abstenção? Nestes sete concelhos isso não é um problema desde 1976

Avis é um dos sete concelhos onde os eleitores mais votam

António Pedro Ferreira

A maioria dos concelhos que teve sempre menos de 30% de abstenção desde as autárquicas de 1976 fica no Alentejo. Avis é o caso mais especial e o único dos sete que se manteve fiel ao mesmo partido, elegendo sempre um autarca comunista

Raquel Albuquerque

Raquel Albuquerque

texto

Jornalista

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

infografia

Jornalista infográfica

Passaram-se quatro décadas e 12 autárquicas mas há pelo menos duas coisas que não mudaram em Avis. O concelho ainda hoje se mantém fiel aos comunistas e é um dos sete de todo o país onde abstenção nunca ultrapassou os 30%. As eleições autárquicas deste domingo vieram confirmar a história: só 28% dos habitantes não votaram e a CDU voltou a vencer.

Avis tem 4400 habitantes, fica no distrito de Portalegre, encostado ao distrito de Évora e apesar de ter perdido população nos últimos anos, à semelhança do que aconteceu em tantos outros sítios, o concelho continua ainda hoje a conseguir levar muita gente às urnas. Nas primeiras quatro autárquicas (1976, 1979, 1982 e 1985) Avis conseguiu bater o recorde de abstenção mais baixo de todo o país.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)