Siga-nos

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Vencedores e vencidos de uma noite atípica

ilustração tiago pereira santos

Medina teve uma vitória "poucochinha" (no léxico de António Costa). Costa teve uma vitória histórica. Passos morreu e Jerónimo perdeu. Cristas leva a taça Revelação. E Isaltino voltou absoluto. Surpresas de vencedores e vencidos

Ângela Silva

Ângela Silva

texto

Jornalista

Vencedores

António Costa

Basta olhar para o mapa com a geografia dos resultados: a mancha cor de rosa alastrou. António Costa é o grande vencedor destas autárquicas e o PS ganhou em todos os critérios de análise das eleições locais. Teve mais câmaras (saltou das 150 de há quatro anos para 166); teve mais votos (relativamente a 2013, duplicou de 100 para 200 mil a vantagem face à direita); ganhou em 10 das 17 câmaras mais populosas; e subiu de 32,8% para 39,07% em votação global face às legislativas.

Costa pediu "mais força para o PS" e conseguiu: o PCP (que perdeu poder) e o BE (que pouco ganhou) deixaram a taça para Costa. A geringonça rende, sobretudo, para este lado.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)