Siga-nos

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Presidente da República acha "estranho" que pessoas se desinteressem do voto

Trata-se de uma eleição em que estão em causa coisas que tocam na vida concreta dos cidadãos, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa depois de ter votado

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

O Presidente da República afirmou hoje considerar "estranho" que as pessoas se desinteressem do voto, "quando estão em causa coisas que tocam na vida concreta dos cidadãos". Marcelo Rebelo de Sousa votou em Celorico de Basto.

"Aqui [nas eleições autárquicas], que está em causa é a escolha por todo o país de milhares e milhares de pessoas, é muito estranho que as pessoas se desinteressem porque depois têm razões para se queixarem, ou do trânsito, da mobilidade, os transportes, a escola, o centro de saude", reiterou o Presidente.

"É estranho não aproveitarem o momento que têm de quatro em quatro anos para ir votar, não custa muito", acrescentou.

Questionado sobre o facto da afluência às urnas até ao meio-dia (22%) já ser superior à das últimas eleições autárquicas (19,4%), Marcelo Rebelo de Sousa comentou que se isso "for um sinal para continuar até ao fim da tarde, é boa noticia".

Segundo o Presidente, "mesmo que seja mais meio ponto, é um sinal de interesse e que os candidatos também merecem, porque fizeram tudo para merecer a consideração dos eleitores na diversidade das suas candidaturas".

Depois do almoço em Celorisco de Basto, aonde chegou ontem vindo de Vila real, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que irá a Setúbal assistir à missa de 7º dia pelo bispo emérito D. Manuel Martins e depois rumará a Belém.