Siga-nos

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Guia para se orientar na noite eleitoral de domingo

ilustração tiago pereira santos

Partidos e movimentos de cidadãos disputam este domingo o voto em 308 concelhos. São eleições locais, é certo, mas há sempre leituras nacionais a fazer. Da resposta às sete perguntas que elencamos abaixo resulta a compilação do que de mais importante se vai passar nas autárquicas de 2017

Cristina Figueiredo

Cristina Figueiredo

Jornalista da secção Política

Helena Pereira

Helena Pereira

texto

Editora de Política

O PSD aguenta-se?
O ponto de partida é tão baixo (em 2013, os sociais-democratas, sozinhos, conseguiram apenas 86 câmaras; mais 20 em coligação com outros partidos) que custa a crer que este ano as coisas possam correr ainda pior. Há quatro anos, o PSD sofreu nas autárquicas um evidente castigo pelas medidas de austeridade que vinha tomando no Governo.

Agora, está tudo a postos (fora e, sobretudo, dentro do partido) para ler nos resultados de domingo a avaliação que o eleitorado faz da liderança de Passos Coelho neste dois anos de oposição. Com particular atenção a Lisboa e ao Porto e ao desempenho, respetivamente, de Teresa Leal Coelho e de Álvaro Almeida, escolhas pessoais de Passos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)