Siga-nos

Perfil

Autárquicas 2017

Autárquicas 2017

Há 36 concelhos que nunca mudaram de partido. PSD ganha campeonato da fidelidade

Ilustração Tiago Pereira Santos

Há coisas que nunca mudam. Pelo menos em 36 municípios. A cor laranja está no top. E há casos em que o partido vencedor pode deitar tudo a perder, como Vila do Conde

Raquel Albuquerque

Raquel Albuquerque

texto

Jornalista

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

infografia

Jornalista infográfica

Qual o segredo para o mesmo partido estar há 40 anos no poder? "A empatia com as pessoas", responde Mário Almeida, ex-autarca de Vila do Conde, que é um dos 36 municípios que nunca mudaram de mãos partidárias desde as primeiras eleições autárquicas em 1976.

Para além de Vila do Conde, contam-se outros nove concelhos que elegeram sempre autarcas socialistas: Alenquer, Campo Maior, Cartaxo, Gavião, Lourinhã, Olhão, Portimão, Reguengos de Monsaraz e Torres Vedras. Há ainda outros dois casos – o de Vizela e de Odivelas – que também se mantêm fiéis ao PS desde que 'nasceram', embora sejam concelhos recentes (foram criados em 1998).

Os dados mostram, contudo, que é o PSD quem lidera o campeonato da fidelidade. Em 15 concelhos o partido mais votado foi o PSD - incluindo-se nesta lista coligações com o CDS ou o PPM.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)