A entrevista que interessa: Malik explica porque deixou os One Direction (envolve caminhos desviantes, diz ele)

Anterior
Açores: como agir antes e depois do furacão Gordon
Seguinte
Furacão já está na zona marítima dos Açores
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >  Assange: "Peço a Obama para abandonar caça às bruxas"

Assange: "Peço a Obama para abandonar caça às bruxas"

Numa declaração da varanda da embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado, o fundador do WikiLeaks deixou vários recados ao Presidente dos EUA.
Assange fez a sua primeira aparição pública desde que conseguiu asilo político
Assange fez a sua primeira aparição pública desde que conseguiu asilo político / Kerim Okten/EPA

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pediu hoje ao Presidente norte-americano, Barack Obama, para terminar a "caça às bruxas" contra o seu site na Internet, numa declaração que fez da varanda da embaixada do Equador, em Londres, onde está refugiado. 

"Eu peço ao Presidente Obama para fazer a coisa certa, os EUA têm de renunciar à caça às bruxas contra o WikiLeaks", frisou Assange, acrescentando que Washington deve deixar de ameaçar o WikiLeaks. 

"Os EUA têm de pôr fim à investigação do FBI. Os EUA têm de se comprometer a não processar a nossa equipa ou os nossos apoiantes. Os EUA têm de jurasr, perante o mundo, que não perseguirão os jornalistas por exporem os crimes secretos dos poderosos", afirmou ainda o fundador do WikiLeaks que, por outro lado, agradeceu o apoio que tem recebido, especialmente do Equador, que já lhe concedeu asilo político. 

Refugiado desde 19 de junho


Como previsto, Assange apareceu esta tarde à varanda da embaixada do Equador em Londres, para falar aos jornalistas, durante 10 minutos, e fazer a sua primeira aparição pública desde que se refugiou nas instalações consulares equatorianas na capital inglesa, a 19 de junho deste ano. 

Julian Assange afirmou que a polícia britânica tentou entrar na passada quarta-feira na embaixada do Equador, mas desistiu ante a presença de apoiantes e jornalistas, aos quais agradeceu por serem "os olhos do mundo".

"Escutei uma equipa de polícias que entrou através da saída de emergência, mas sabiam que haveria testemunhas", assegurou Assange, acrescentando que graças à presença da imprensa "o mundo estava observando".

As autoridades britânicas indicaram na quinta-feira que o asilo concedido a Assange não mudava "nada" sobre a determinação de Londres de o extraditar para a Suécia, que o reclama pela acusação da prática de violação e agressão sexual. 

Julian Assange, australiano de 41 anos, quer evitar a extradição para a Suécia e posteriormente para os Estados Unidos, onde teme ser condenado à pena de morte por espionagem, devido à divulgação pelo seu portal na Internet de 250 mil telegramas da diplomacia norte-americana. 

O advogado de Assange é o juiz espanhol Baltazar Garzon, que está suspenso de exercer a magistratura judicial no seu país.



Veja o vídeo:

Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 137 Comentar
ordenar por:
mais votados
Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, apareceu na sacada da embaixada do Equador em Londres neste domingo para falar à imprensa, fazendo sua primeira aparição pública desde que se refugiou no prédio, há dois meses.
A aparição de Assange na sacada foi vista como uma tentativa de evitar a prisão. O australiano, que recebeu asilo diplomático do Equador na quinta-feira, é requerido pela Suécia por acusações de supostos crimes sexuais.
"Estou aqui hoje porque não posso estar aí com vocês", disse Assange, dirigindo-se a seus apoiadores reunidos em frente à embaixada equatoriana.
"Na quarta-feira, depois que uma ameaça foi feita a esta embaixada e a polícia veio até aqui, vocês apareceram para vigiar", continuou, fazendo referência ao grupo de manifestantes que realizou protestos em defesa do WikiLeaks e de seu fundador em frente ao prédio da embaixada. "Obrigada por sua determinação, por sua generosidade de espírito."
"Se o Reino Unido não jogou fora a convenção de Viena, foi porque o mundo estava assistindo e se o mundo estava assistindo é porque vocês estavam vigiando", acrescentou.
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
Este senhor julga-se acima de tudo e de todos
PARA MUDAR O MUNDO FALTAM HOMENS ASSIM
Re: Fim às atitudes fascizantes do Reino Unido...
ALGUÉM QUE DENUNCIOU O CHAFURDO DOS STATES!
Mas os poderosos têm todos as mãos muito sujas! É preciso que o mundo saiba o que fazem os policias do mundo!
Vejam os exemplos deles, que não são exemplos para ninguém!
Os States só têm que assumir perante o mundo que foi verdade o que Assange denunciou!
Re: ALGUÉM QUE DENUNCIOU O CHAFURDO DOS STATES!
Re: ALGUÉM QUE DENUNCIOU O CHAFURDO DOS STATES!
Quem paga?
Re: Quem paga?
Todas as mentiras
Re: Todas as mentiras
Deve ser a União sovietica, meu caro....
Como adivinhou
Re: ALGUÉM QUE DENUNCIOU O CHAFURDO DOS STATES!
Julian Assanje
descobriu a careca aos EUA.
Denunciando toda a sujeira que envolveu as guerras do iraque e afeganistão.
Onde estava também metido o reino unido, que como sabemos é o lambe botas dos norte americanos
Até o palerma do Durão foi por-se a jeito, qual capacho dos EUA, e de toda a europa, nas lajes para a fotografia dos mafiosos.
A seguir inventam umas suecas que Assanje teria alegadamente "violado", vejam bem o pudor das pequenas, coisa que ninguém de bom senso acreditaria.
Deve ter dado alguma queca, se é que aconteceu, mas para o lixarem por causa das atrocidades que revelou ao mundo, pagaram bem ás pequenas para elas chorarem bem alto, que sim, que foram violadas, blá, blá, blá....
Isto tudo dá um vómito enorme.
Porque toda a gente já sabe que o que ele revelou toda a gente também já sabia, o porquê da origem da destruição do Iraque.
Alguém tem dúvidas?
Só mesmo os parvos, para "inglês ver".
Os norte americanos que têm aviões telecomandados que transportam bombas para, dizem eles, " bombardearem alvos específicos causando o mínimo de danos colaterais", em 2011 já não teriam esses aviõezinhos?
O Bush que é mais burro que uma bota da tropa, não andou a brincar com os aviões?
Foi sempre uma pergunta que ficou no ar.
Foi sempre uma questão que muita gente pôs, e que nunca obteve uma esclarecimento.
Os EUA, são um estado terrorista, que tudo resolvem á bomba, á invasão, e a uma destruição de outros países, de que não há memória. ...
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: UK covil de pedofilos e assassinos...
Re: UK covil de pedofilos e assassinos...
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
Re: Julian Assanje
E o que move Assange ?!?

Será só filantropia e altruísmo que lhe permitem uma vida sã, milionária, sem necessidade de limpar o rabo a qualquer caco ?!?

Das muitas malfeitorias divulgadas, coisas houve que colocam a segurança dos USA em perigo. Não esqueço que foram divulgados os sistemas de abastecimento e de bombagem de água de várias cidades; bem como centros de pesquisa; instalações industriais dedicadas ao fabrico de antibióticos, soros, insulina, vacinas.. etc., etc.

Para enriquecer "vendendo" informação, não havia necessidade de ir além das conversas de alcova e malfeitorias da Inteligência americana.

O que me espanta é o medo do homem ser recambiado para a Suécia, preferindo não se defender da acusação, tardia, de assédio ou violação.
Custa-me a crer que a Suécia dos Direitos Humanos e Autonomia dos Povos possa estar implicada numa cabala para enviar o Assange para os USA.
o rainha de inglaterra anda nua!
Teve o meu ponto, meu caro. Ao fim de tanto tempo
Agora com suecas só "broche"....
Re: E o que move Assange ?!?
O que movia gandhi? E a madre teresa? Vá-se catar
Re: O que movia gandhi? E a madre teresa? Vá-se ca
Re: E o que move Assange ?!?
Re: E o que move Assange ?!?
Re: E o que move Assange ?!?
Re: E o que move Assange ?!?
Re: E o que move Assange ?!?
Re: E o que move Assange ?!?
Assange...


Dou-te 20 (nota máxima) porque não posso dar mais (roubaram-me o subsídio de férias - o amigo do Obama)...

Mas cuida-te porque o Obama lança os inimigos ao mar (para não ficarem vestígios como aconteceu com Bid ladem)

Os governos são como as igrejas, é tudo feito às escondidas...e nos segredos dos deuses!
Assange, a alcoviteira digital!
É impressionante como os media continuam a dar projecção mediática a um idividuo que actuou como um verdadeira alcoviteira digital. Só se comppeende mesmo por estarmos em silly season!

Praticamente tudo que a Wikileaks revelou era previsível e por isso não teve a menor relevância: quem não era capaz de imaginar que os Embaixadores de qualquer País tecem, dentro do seu "inner circle" diplomático, comentários desagradáveis/jocosos em relação a políticos de outros Paises, e em particular dos Países onde exercem acção diplomátca? Quem não sabe que numa guerra, qualquer que ela seja , são quase sempre cometidas atrocidades?

Àparte alguns "incómodos"/embarassos diplomáticos que poderá ter causado ao EUA e a outros Países envolvidos, acredito que o tema estará encerrado mesmo para os EUA!

Mas continuar a eleger os EUA como o grande Titan que o persegue é uma estratégia de vitimização que tem como objectivo dar um lufada de ar fresco mediático à sua organização alcoviteira (Wikileaks), ao que se diz actualmente a atravessar grandes dificuldades.

Re: Assange, a alcoviteira digital!
Re: Assange, a alcoviteira digital!
!
Andaste a fazer aquilo que querias e agora estás à rasca. Depois chamas-lhe caça à bruxas!!
E a liberdade de expressão e as convenções
Re: E a liberdade de expressão e as convenções
Re: E a liberdade de expressão e as convenções
Re: E a liberdade de expressão e as convenções
Re: E a liberdade de expressão e as convenções
Re: !
Duplicidade de criterios dos EUA
El caso de Posada en Sierra Leone ilustra bien la doble moral de Washington cuando se trata de encubrir y proteger a sus servidores.
Radicado entonces en El Salvador donde había establecido su base terrorista a partir de la cual dirigía una campaña de atentados en La Habana, Posada hizo un viaje a África donde lo sorprendió un golpe de estado, el 25 de mayo de 1997.
Temiendo por su vida, el veterano agente de la CIA, supuestamente perseguido por sus crímenes, tanto como represor de la DISIP como terrorista “anticastrista”, tuvo que violar las consignas de seguridad y pidió asilo en la Embajada de Estados Unidos.
Posada no tuvo la menor dificultad en hacer reconocer y a obtener la protección durante varios días de parte de quienes hoy publican una “lista de países patrocinadores del terrorismo” donde inscriben las naciones que se desea denigrar.
En el falso pasaporte salvadoreño número 547378 a nombre de Franco Rodríguez Mena, usado por Posada, aparece la visa de Sierra Leona junto a cuños que demuestran su entrada por la vecina nación de Liberia.
Posada se jactó en varias oportunidades de sus amistades en la CIA y en el FBI y de la acogida que recibió de parte de los diplomáticos yanquis de este pequeño país, donde se comportaban como en su propia casa.
Fonte: Telesur
Re: Duplicidade de criterios dos EUA
Hoje esteve um dia lindo. O sol brilha............
Re: Hoje esteve um dia lindo. O sol brilha........
O circo,
o mágico (quem sabe de Oz), o rei e algum Robin Hood vindo de uma floresta distante o suficiente, para contrariar o édito do "sheriff" de Nottingham ... Rio Grande
Palmas para Assange!
Obama é um presidente frágil.sabe pouco de politica.vai embora nas próximas eleições-
Não deixa saudades!
Re: Palmas para Assange!
Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
« Assange: "Peço a Obama para abandonar caça às bruxas" »

Pois é, e ele também não deve/devia abandonar a sua própria caça à bruxas ?

Ele meteu-se nelas (e enriqueceu, ganhou fama, é importante) e agora não quer beber o veneno que lançou aos outros?

Agora já não dá jeito?

Se foi pela liberdade que ele fez tudo isso, fica a saber que muitos morreram por essa liberdade...

Uma moeda, não tem só uma face...

Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Re: Assange: agora que é a doer, já não quer ?...
Al Assange
Com ele, o Mundo ficaria mais transparente que o PCP. Além dos telhados, seriam as paredes e até os “armários”. Bem, nas casas-de-banho ficava uma coisa chata, mas paciência. E os adultérios? Um bom adultério só merece o nome de adultério, quando os “interessados” não sabem.

A omnisciência que pensávamos exclusiva de Deus, afinal é partilhada online, com um louro estarola. E que, tal como Deus, prefere os países dirigidos por pessoas boas, castigando os dirigidos pelos maus

Um dos castigos foi anunciado de forma transparente; Obama, não caces mais bruxas. Consta que alguém já pegou na ideia, estando na forja uma série televisiva. Fala-se na Fox.

E todas as pessoas simples e boas do Mundo o seguem, rezando e acendendo velinhas ao Deus Acetato. Eu próprio aguardo impacientemente pelo mundo transparente: além de ver a nova bomba atómica que os americanos coseram na etiqueta das cuecas do Chavez, escuso de perguntar à minha filha o que esteve a fazer toda a noite, em casa do marmanjo que namora

E o Mundo será bem melhor, quando tudo for transparente. Assim o queira Assange
 
Pedir ao diabo
O Julian está a pedir ao "diabo" que lhe dê a benção.
Nunca mais faço sexo com suecas. Só "broche", não
vão elas acusarem-me no caso do preservativo se romper dizerem que fiz de propósito.....
Negociante e espiāo
O mundo está louco! Entāo nāo é que o fulano compra documentos secretos a um militar, negoceia esses documentos com jornais e depois diz que é caça às bruxas....
O que me espanta é que ainda haja quem lhe dê voz. O fulano quer é disfarçar a publicidade das suas taradices sexuais e safar-se de responder por elas, na Suécia. É uma hipótese de explicaçāo de todo este non-sense.
Ha alguns anos fiz "sexo" com algumas suecas.
Re: Ha alguns anos fiz
Re: Ha alguns anos fiz
Re: Negociante e espiāo
Ensine-nos!
Re: Negociante e espiāo
Re: Negociante e espiāo
Re: Negociante e espiāo
Já agora...
Re: Negociante e espiāo
Re: Negociante e espiāo
Engana- se
Re: Negociante e espiāo
Comentários 137 Comentar

Últimas

Ver mais
Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub