4
Anterior
PSD e CDS com maioria absoluta
Seguinte
Amigos, não me chateiem!
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   As melhores mentiras do 1 de abril

As melhores mentiras do 1 de abril

O Dia das Mentiras é hoje e já toda a gente anda à procura de partidas para pregar. O "Huffington Post" elege algumas das melhores de sempre. (Veja os vídeos no fim do texto)
O Burger King ganhou dinheiro com o Dia das Mentiras de 1998

São muitas as explicações para o Dia das Mentiras , mas quase todas remontam ao século XVI.

Ao longo dos anos a comunicação social também tem entrado na brincadeira. O "Huffington Post" fez uma seleção das melhores "petas" de sempre.

Thomas Edison entra na História do 1 de abril pela mão do jornal nova-iorquino "Graphic". Em 1878, o jornal noticiou que Edison tinha inventado uma máquina que transformava a água em vinho. Vários jornais acreditaram na história e publicaram-na.

BBC mentirosa


O humor britânico também não tem ficado indiferente ao Dia das Mentiras. Em 1957, um programa de televisão inglês da BBC transmitiu uma reportagem com esparguete a crescer em árvores. Apesar de ter sido anunciado como piada, várias pessoas ligaram para a estação inglesa para saber como poderiam ter uma árvore de esparguete. Em jeito de graça, a BBC aconselhava a plantar molho de tomate e esperar pelo melhor.

No 1 de abril de 1996, a cadeia de fast food Taco Bell comprou anúncios em sete dos principais jornais nos EUA a dizer que tinham comprado o sino Liberty Bell   (um símbolo da indepência dos EUA) e que o iriam chamar de Taco Liberty Bell. A empresa alegava que o objetivo da compra era aliviar a dívida americana, mas milhares de pessoas acreditaram e não acharam piada e protestaram até a Taco Bell dizer que tudo não passava de uma partida.

Em 1981, o jornal londrino " Daily Mail " lembrou-se de dizer aos leitores que um japonês pensava que tinha de correr 26 dias e não 26 milhas para entrar na maratona da capital inglesa. Nos subúrbios de Londres várias pessoas viram um homem asiático que só parava de correr para dizer que era mentira do 1 de abril. 

Nixon candidato em 92 


O programa " Talk of the Nation " anunciou, em 1992, Richard Nixon como candidato à presidência. A acompanhar a mentira, passaram um vídeo com clips de um discurso do ex-Presidente, gravado por um imitador, que incluia o novo slogan de Nixon:"Eu não fiz nada de mal e não o farei de novo".

Três estudantes universitários do Ohio lembraram-se, em 1993, de enviar um comunicado de imprensa para um jornal local em nome de uma suposta associação chamada "Armem a coligação dos sem-abrigo". O comunicado pedia doações para armar e treinar sem-abrigo que tivessem passado no teste de saúde mental e precisassem de uma arma. A ideia passou as fronteiras do Ohio e chamou à atenção da agência de notícias da Associated Press e da CNN .

O " USA Today " de 1998 anunciava, numa página inteira, que a novidade do Burger King era um hamburguer especial para canhotos. A mentira pegou e milhares de pessoas dirigiram-se ao Burguer King para pedir o hamburguer. Calcula-se que a Burger King terá poupado milhões de dólares em publicidade com a partida.

A primeira vez que a Google pregou uma partida de 1 de abril foi em 2000. O motor de busca anunciou o "Mentalplex Tecnology", uma ferramenta que permitia ler a mente dos utilizadores. Para que tal funcionasse, bastava olhar para uma imagem em movimento que... de repente dizia "Dia das Mentiras".




Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 4 Comentar
ordenar por:
mais votados
PRIMEIRO LUGAR DAS MENTIRAS
O THUNDER GOSTA DE MULHERES
!
Hoje o Sócrates não mente. Hoje é só para amadores.
Hoje não digo mentiras...
...a não ser que...

http://trokatintasnews.bl...
Dia das Mentiras
Bem escrita,bem bolada!Ao longo de minha vida nunca li matéria com esse enfoque,mostrando fatos passados no dia a dia do cidadão.É muita mentira pra ser verdade.
Comentários 4 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub