20 de abril de 2014 às 1:37
Página Inicial  ⁄  Sociedade  ⁄  Apple apresenta iPhone 4

Apple apresenta iPhone 4

Steve Jobs, presidente executivo da Apple, apresentou esta tarde em São Francisco a quarta geração do iPhone, na conferência anual da Apple. Outras novidades foram também reveladas.
João Oliveira (www.expresso.pt)
Steve Jobs apresentou hoje o iPhone 4 Apple Steve Jobs apresentou hoje o iPhone 4

Steve Jobs esteve hoje presente na abertura da Worldwide Developers Conference, onde falou do iPad, do iPhone e deu a conhecer ao mundo as novidades que a Apple tem estado a desenvolver.

"O iPad está a mudar a maneira como navegamos na Internet, como acedemos ao e-mail, vemos fotografias, mapas, vídeo, etc", iniciou Jobs. O tablet da Apple já vendeu mais de 2 milhões de unidades, a um ritmo de três por segundo.

Existem 8500 aplicações para o iPad, que também executa as aplicações do iPhone. As aplicações já foram descarregadas 35 milhões de vezes: uma média de 17 aplicações por cada iPad.

Jobs falou de seguida das duas plataformas em que a Apple funciona. O HTML5, uma plataforma aberta e livre; e a App Store.

Aplicações chegam aos 5 mil milhões de downloads


A Apple recebe, por semana, 15 mil propostas de aplicação para o iPhone para serem aprovadas; 95% das mesmas são aprovadas em sete dias. O presidente da Apple explicou com três razões por que os outros 5% são rejeitados: a aplicação não faz aquilo que o criador afirma que faz; faz uso de API privadas (se as mesmas forem alteradas a aplicação deixa de funcionar); e a aplicação bloqueia.

Até ao momento, a Apple já contabilizou cinco mil milhões de downloads de aplicações, que se traduzem em mil milhões de dólares pagos aos criadores das mesmas. A Apple paga 70% dos dividendos das aplicações aos seus criadores.

A Zynga desenvolveu uma aplicação do FarmVille especificamente para o iPhone, Farming, com notificações push quando as colheitas estiverem a apodrecer, entre outras novidades.

Também a ActiVision desenvolveu o jogo Guitar Hero para o novo smartphone, com clássicos dos Queen e dos Rolling Stones, disponível na App Store por 2,99 dólares.

O novo iPhone 4


O novo modelo iPhone conta com mais de cem novidades, mas Steve Jobs decidiu apresentar apenas nove.

O smartphone apresenta um design renovado, 24% mais fino, tornando-se assim o smartphone mais fino do mundo, com câmara frontal, slot para cartão microSIM, câmara e flashLED, botão de compressão de ruído e controlador de volume.

Construído em aço inoxidável, para uma maior robustez, com antenas integradas, o smartphone é revestido com um vidro trinta vezes mais resistente que o plástico para uma visão mais clara e para evitar riscos.

Para além disso, Jobs apresentou o Retina Display, que aumenta quatro vezes a resolução do écrã do iPhone 4. Integra o processador A4, com autonomia de 300 horas em standby, 40 horas a reproduzir música, 10 horas de vídeo e em ligação WiFi, 6 horas em ligação 3G e 7 horas em telefonema 3G.

Com até 32Gb de armazenamento e ligação quadriband, pode atingir velocidades de download até 7,2Mbps e 5,8 Mbps de upload.

O GPS integrado é uma novidade no iPhone 4 que continua a contar com o acelerómetro. A estas duas funcionalidades, junta-se outra inovação: o giroscópio. Com seis eixos de sensores, é a ferramenta perfeita para os aficcionados dos jogos.

Melhor câmara permite vídeo HD


A câmara fotográfica também foi alvo de melhorias: a resolução aumentou de 3MP para 5MP, com zoom digital até cinco vezes e flash LED. Foi também adicionada a gravação de vídeo HD, a 30fps (frames por segundo). O iMovie, aplicação para edição de vídeo, foi adaptado para o iPhone 4, com possibilidade de exportação em três formatos: médio (360 p), grande (540p) e alta definição (720p).

Vídeo-chamadas também são possíveis com o FaceTime, que apenas funciona entre iPhones 4, com ligação WiFi até ao fim de 2010, sendo depois alargada às ligações 3G.

iPhone OS 4 é agora iOS 4


Em Abril, Steve Jobs apresentou o iPhone OS 4, o novo sistema operativo para o iPhone. Hoje, anunciou que passou a chamar-se simplesmente iOS 4. Com multitasking, a possibilidade de criação de pastas, entre outras novidades, este sistema operativo está disponível para o iPad, iPhone e iPod Touch.

O iOS 4 pode ser descarregado gratuitamente a partir de 21 de Junho.

iBooks e iAd são outras duas novidades do novo iPhone 4. A biblioteca de livros da Apple está também disponível no iPad e no iPod Touch, tendo sido integrada a leitura de ficheiros PDF.

O iAd, plataforma de anúncios da Apple para o iOS 4, integra anúncios de marcas como a Nissan, Citi, AT&T, Chanel, Disney, entre outras.

O smartphone é posto à venda a 24 de Junho nos Estados Unidos, a 199 dólares (16Gb) e 299 dólares (32Gb). Na mesma data, o iPhone 4 estará também disponível em França, Alemanha, Reino Unido e Japão. A pré-venda vai ser feita a partir de 15 de Junho.

Em Julho a oferta alarga-se a mais 18 países.

Comentários 13 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
mais um sucesso de vendas
mais um objecto de culto.
iQuero!
Re: mais um sucesso de vendas Ver comentário
Re: mais um sucesso de vendas Ver comentário
iPhone 5 , iPhnone 6 ....

qualquer dia os iPhones fazem tudo menos as básicas chamadas telefónicas .

Enquanto existirem consumidores compulsivos continuará a ser um exito de vendas .
Já vão no 4
e eu ainda tenho um calhau todo meio partido
Re: Já vão no 4 Ver comentário
Mais um brinquedo para adultos
Mais um bilião de lucro, iates e apartamentos de luxo para todos os executivos da apple...Alienação à escala mundial...
Re: Mais um brinquedo para adultos Ver comentário
199 dólares (16Gb) e 299 dólares (32Gb)
ou seja de aproximadamente 167€ a 250€...alguém me consegue explicar a razão de aqui em Portugal custarem 3 a 4 vezes mais? Deve ser devido ao nosso nível de vida superior...
Re: 199 dólares (16Gb) e 299 dólares (32Gb) Ver comentário
Re: 199 dólares (16Gb) e 299 dólares (32Gb) Ver comentário
Re: 199 dólares (16Gb) e 299 dólares (32Gb) Ver comentário
Re: 199 dólares (16Gb) e 299 dólares (32Gb) Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub