Anterior
ASAE não fiscaliza alimentos há mais de três meses
Seguinte
Acidente na Ponte 25 de Abril obriga ao corte de duas vias
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   António Costa não afasta candidatura à liderança do PS

António Costa não afasta candidatura à liderança do PS

O presidente da Câmara de Lisboa diz que "nunca se verificaram as circunstâncias" para se candidatar a secretário-geral do PS, mas admite ter "algumas qualidades" úteis para a função.

Lusa |
António Costa não afasta candidatura à liderança do PS

Concentrado na vida autárquica, António Costa admite que houve alturas em que quis ser secretário-geral do PS e que tem mesmo "algumas qualidades" úteis para a função, mas lembra que este não é o momento para colocar a questão.

Cinco anos depois de ter tomado posse como presidente da Câmara de Lisboa, a 1 de agosto de 2007, o ex-ministro da Administração Interna diz, em entrevista à agência Lusa, que governar um município "tem de implicar um grande gosto" e disponibilidade permanente, envolvendo um grau de exigência "muito superior a ser membro do Governo".

Há alguns anos não se imaginava à frente da autarquia da capital, mas, de qualquer forma, entende que não se escolhe o que se quer fazer na política: "Já vi gente tão infeliz com imensos sonhos de vida que não realizaram e o que tenho visto é que a vida política é menos aquilo que nós queremos que seja, mas aquilo que em cada momento uma pessoa pode ser em função da utilidade que tem".

Sobre a possibilidade de ser secretário-geral socialista, como defenderam já várias figuras do partido, António Costa considera que "nunca se verificaram as circunstâncias" para assumir o cargo.

Questão não se coloca agora


"Houve alturas em que eu queria e não podia ser, houve alturas em que eu queria e havia pessoas mais bem colocadas, houve alturas em que não queria.

Essas perguntas não se fazem em abstrato, fazem-se no momento certo, quando as oportunidades existem.

Neste momento é um problema que não se coloca, o PS tem um líder. Se um dia estiver em discussão, poder-me-á fazer a pergunta e logo verei que resposta estarei em condições de dar", afirma.

Por isso, e apesar de assumir que poderá voltar a candidatar-se nas autárquicas de 2013, a hipótese não está excluída.

"Se me perguntar se eu posso ser guarda-redes do Benfica, digo-lhe claramente não posso ser guarda-redes. Ser secretário-geral do PS é diferente. Acho que tenho algumas qualidades que poderia mobilizar a favor dessa função. É uma pergunta que se pode fazer em abstrato, não se pode é responder em abstrato", sustenta.

Centrado no trabalho autárquico


Por estar "muito concentrado no trabalho autárquico", António Costa refere que não tem acompanhado o desempenho do PS com a atenção necessária para "fazer uma avaliação muito justa do trabalho de oposição que o partido tem ou não feito na Assembleia da República", pelo que prefere não fazer comentários à prestação dos socialistas.

Os contactos com o grupo parlamentar têm sido, aliás, "muito poucos".

No entanto, e embora não seja habitualmente visto em público com António José Seguro como com o anterior secretário-geral, José Sócrates, assegura que a sua relação com o partido é, como sempre foi, muito normal: "Não tenho estados de alma com o PS, nem creio que o PS tenha estados de alma comigo".


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 55 Comentar
ordenar por:
mais votados
Sinais
Algo se mexe no PS. Medeiros Ferreira, numa loga entrevista, e agora António Costa, estão a fazer prova de vida.

No caso de Costa, parece-me ser uma das raras figuras, dentro do PS, que escapou mais ou menos, ap terramoto Sócrates e qie preservou a imagem de dignidade e honestidade.
Claro que, se se meter na corrida à liderança, tem que estar preparado para uma grande limpeza e para muitos alçaões armadilhados. Mas ele também já está bastante calejado, e se nomear Assis imediato,pode ser que consigam devolver ao PS o estatuto de um partido sério, capaz de governar.

Era bom para o sistema político..................
Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Mais vale cair em graça…
Talvez, neste caso o provérbio não se aplique, porque AC, além de ter caído em graça, é engraçado. É provavelmente impoluto, mas é de certeza “político”, no que o político tem de cinismo e demagogia e, também do resto.

Subalternizado perante putativos líderes, tem escapado pelos pingos da chuva. Há piores, muito piores, sejamos justos. Mas daí à imagem cultivada de Madre Teresa de Calcutá…

Quando ministro, sobraram decisões e contratos de efeitos nefastos. Considero até uma injustiça com Sócrates, coloca-lo sozinho no “campo de batalha”: tinha cozinheiros, oficiais, ajudantes-de-campo… António Costa era um deles

Na CML não escapam as “pequenas” despesas de birra, como passar o gabinete para instalações em prédio alheio, com obras vultuosas a cargo do erário… aqueles pequenos “tiques” de: “fui eleito, logo isto é meu” -, que os políticos domésticos não têm a grandeza de se conseguir libertar

Ou aquela máxima de 1º as pessoas, cai por terra com, por exemplo, a cedência de espaços para eventos comerciais, sem que os residentes e comerciantes sejam ouvidos ou achados

Omito, porque também não tive tais expectativas, a limpeza da cidade e outros aspetos com que os residentes tropeçam no quotidiano

Mas é realmente é um homem “escorregadio” que encaixa em tudo o que é sítio. Um estilo “Wally”, em que custa a encontrar, mas sabemos que está.

  “Pessoalmente não gosto, mas se a maioria gosta, que posso fazer?

Re: Mais vale cair em graça…
Re: Mais vale cair em graça…
Novo leader com opçãp neo liberal nada resulta
A catastrofeque alastra pela Europa com o aumento da pobreza e miséria, andamos a comentar noticias previamente orientadasque só mantêm esta situação preversa e a nada conduzem. Seria muito mais importante o debate de alternativas a este estado de coisas e não insistirmos no ridículo de manter o sistema de ditadura dos mercados defendida por politicos ao serviço de interessesque nada têm a ver com os cidadãos, mas sim com interesses transnacionais, para além dos deles próprios,que dominam a actividade economica e os meios de comunicação social. São predadores implacáveis e as presas são os cidadãos incautos. Subtraiem às populções para adicionar à Banca, perante a passividade dos inocentes. E o mais preocupante não é a acção dos maus, mas o silêncio dos bons. Assiste-se ao desmantelamento, dissolução, desintegração, e destruição das identidades nacionais e da própia civilização, únicamente por razões ideológicas ultra liberais. Assiste-se por outro lado ao definhamento da Cultura com o advento deste sistema. Está a ser corroida de forma larvar os fundamentos da Democracia, transformada em inimiga do povo e não como um poder dele emanado. Portanto é urgente resistir a este pensamento únicoque nosquerem impôr. Mas a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la, bem como às possiveis alternativas. Mas é dificil, dado o assalto feito à comunicação social. Instalou-se em Portugal uma estranha Democracia, onde uma minoria tudo recebe e o povo tudo paga.

Re: Novo leader com opçãp neo liberal nada resulta
granda costa a espetar a faca
já o seguro tinha feito o mesmo era o eterno sucessor,agora vem este eu estou cá ,vou rasgar o memorando,vou fazer como em frança,ganhou o xuxialista tudo ia mudar agora é que é,e a montanha pariu um xuxialista mais um mintiroso.
mais um vendedor de ilusões
Mais um representante do PS
Líder é um dirigente político que pode antecipar o seu tempo e é capaz de pôr em risco a sua liderança por objectivos que não são necessariamente populares, como a guerra contra os nazis ou a moeda única e uma Europa mais forte. Representantes, pelo contrário, conduzem os países por sondagens, não antecipam o seu tempo, governam cada dia como se as eleições fossem para a semana.
Era o PS...

Era o PS queriam o PSD, agora, temos o PSD, e eles querem o PS... E assim eles se vão governando... E o povo se lixando...

1981 ------ - Pinto Balsemão PSD - CDS - PPM
1981-1983 - Pinto Balsemão PSD - CDS - PPM
1983-1985 - Mário Soares PS (+PSD)
1985-1987 - Cavaco Silva PSD
1987-1991 - Cavaco Silva PSD
1991-1995 - Cavaco Silva PSD
1995-1999 - António Guterres PS
1999-2002 - António Guterres PS
2002-2004 - Durão Barroso PSD + CDS
2004-2005 - Santana Lopes PSD + CDS
2005-2009 - José Sócrates PS
2009-2011 - José Sócrates PS

Uma grande alternância política que nos levou a falência. Foi assim e continuará a ser assim: "per omnia secula seculorum."
Re: Era o PS...
real demo
mais um criminoso socialista que deve ser julgado e encarcerda. fora com estes bandidos!
SIC - Conversas Improvável

Uma conversa improvável.

O Zé Povinho a falar com Rafael Bordalo Pinheiro, o seu criador:

“Cá pelo país está tudo diferente e tudo na mesma. As lutas pelo poder continuam. Os partidos sucedem-se. Ainda há algum tempo em conversa com Rafael falámos sobre isso. E que a política é como uma “grande porca”, ambos concordamos. É na política que todos mamam. E como não chega para todos, parecem bacorinhos que se empurram para ver o que consegue apanhar uma teta."

À vista disso, o que resta, então, ao Zé Povinho?

É ele mesmo quem diz:

"Tá na hora de partir
pois não posso cá ficar.
Quando de mim precisarem
estou em qualquer lugar."
Re: SIC - Conversas Improvável
Re: António Costa não afasta candidatura à lideran
António Costa é um homem inteligente e seria uma mais-valia na liderança do PS. Mas é falso que esta questão não se coloque neste momento, porque deu toda a ideia de andar a piscar o olho ao CDS na última quadratura do círculo.
antonio-costa-nao-afasta-candidatura-a-lideranca-d
Até ao momento António Costa tem a seu favor uma imagem de credibilidade, competência e respeito. Perante tanto défice das qualidade que cito atrás, era bom para a credibilidade da política, mas também para o País, que mais gente com tais atributos tomem conta da situação. Não restam dúvidas a não ser a quem não quer ver o óbvio que a qualidade do governo e dos políticos em geral deixa muito a desejar. Nem quero falar no Relvas e no curso que não fez, nem em Passos que sempre deixou muitas dúvidas dentro das gentes PSD.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/curriculum-vitae-de-passos-coelho.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/zeze-camarinha-requerimento.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/cavaco-silva-inscreveu-se-na-pide.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/genro-de-cavaco-compra-pavilhao.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/06/transparencia-carlos-moedas.html
Re: antonio-costa-nao-afasta-candidatura-a-lideran
Ó Costa
Põe olho nas minas é o que está a dar, pois os socialistas estão chamuscados pelo povo e a laranja já teve melhores dias neste ceu azul negro.
E os vermelhos andam a fogo, olha o que me havia de esperar?
!
Só lá faltas tu para que tudo fique na mesma. Todos sabem, ou deviam saber, que numa democracia do faz de conta onde o poleiro só se consegue com a mentiras e promessas falsas não há político que faça a décima parte daquilo que era necessário. Há muitas propostas que se vêem por aqui escritas, mas isso ia contra os intersses de uma chusma de lambões que se estão a abotoar todos os dias. Muitos querem fazer greve e não trabalhar; outros querem manter o estatuto e a mordomias que todos sabemos; outros querem leis feitas à sua medida par não serem apanhados nas suas malhas e muitos querem águas turvas para que posssam navegar. Com quase tantos anos de "democrácia" como tivemos de fascismo. Com quase 40 anos de votos do POVO o País está como está. Não pode haver mais ilusões apenas com a arma do POVO que é o voto!!!!
António Costa candidato á liderança
do PS, é uma das melhores opções a A. J. Seguro.
O PS é um partido com história, com gente de valor, um partido de cultura, moderno, inovador.
A. J. Seguro vem das jotinhas ( porque raio não acabam com essa pinderiquisse das jotinhas).
Tal como Relvas e Passos, amigos de peito e de longa data, de A. J. Seguro, este não inspira nenhuma confiança aos militantes ou simpatizantes do PS.
É uma personagem que gosta de atirar umas frases feitas para o ar, que valem o que valem.
António Costa foi dos muitos que estiveram ao lado do governo nos bons e nos maus momentos. Não fingiu que não sabia de nada, não enterrou a cabeça na areia como a avestruz. Deu sempre a sua opinião, e não se preocupou com julgamentos sumários.
Isto demonstra bem o carácter de uma pessoa.
É um homem com um pensamento moderno.
É uma pessoa que inspira confiança.
Seria uma grande viragem no bom setido para o PS.
Que com A. J.Seguro vai morrendo pouco a pouco.
ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Deus o sabe que votei, infelizmente PSD e que tão triste e arrependido estou ...
Um bando de charlatões, aldrabões, mentirosos etc.
Creio que António Costa, seria um excelelnte PM, desde que pugna-se pela redução das estruturas politicas do país em mais de 80% desde deputados, até freguesias, governos regionais, fundações, institutos, empresas publicas e municipais, que na sua maioria são lugares e organismos obsoletos e despesistas ...
Também combater sem tréguas e totalmente a fraude e a evasão fiscal, incluindo não dar apoio aqueles que fogem ao IVA e que não querem entregar os impostos que foram entregues e pagos pelos clientes etc. etc.
Força António Costa ... o país precisa de si, sem Sócratinos, Varas, Melancias, Relvas, Passos ou Coelhos, Duartes Limas, Costa do BPN, Isaltinos e mais uns quantos milhares que nos desgraçam a todos e comem o sangue, suor e lágrimas do povo, através de RENDAS, BPNS, PPPS, PPPs, E MUITAS OUTRAS BENESSES E MORDOMIAS DOS POLITICOS ...
Extinguir as freguesias, assembleias de freguesia, municipais e regionais e respectivos governos regionais, passando as suas competências e património para as Câmaras Municipais ... BASTA DE TANTO GLUTÃO ...
PRECISAMOS DE UM PAIS, POLITICAMENTE MUITO REDUZIDO, COM ÉTICA, MORAL, EQUIDADE, JUSTIÇA E HUMANISMO ...
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
PARTIDO SOCIALISTA...
António Costa é o unico que me faria voltar a votar no PS. Uns 20 anos atrás deixei-me disso. A Costa, até pela inteligente atitude que tem mantido merece-me crédito. Espero que ganhe estatuto para LIMPAR o Partido de muita oportunista que lá se instalou e terão o meu voto. Passos Coelho como 1º Ministro perdeu a oportunidade de entusiasmar a malta para ultrapassar as dificuldades ou porque não quiz e se assim fôr, enganou-nos (não votei nele) ou porque não o deixaram e então DEMITIA-SE. A.Costa tem um oportunidade semelhante no PS antes de chegar a 1º Ministro. (lá chegará).
Re: PARTIDO SOCIALISTA...
Re: PARTIDO SOCIALISTA...
Comentários 55 Comentar

Últimas


Pub