Anterior
ASAE não fiscaliza alimentos há mais de três meses
Seguinte
Acidente na Ponte 25 de Abril obriga ao corte de duas vias
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   António Costa não afasta candidatura à liderança do PS

António Costa não afasta candidatura à liderança do PS

O presidente da Câmara de Lisboa diz que "nunca se verificaram as circunstâncias" para se candidatar a secretário-geral do PS, mas admite ter "algumas qualidades" úteis para a função.

Lusa |
António Costa não afasta candidatura à liderança do PS

Concentrado na vida autárquica, António Costa admite que houve alturas em que quis ser secretário-geral do PS e que tem mesmo "algumas qualidades" úteis para a função, mas lembra que este não é o momento para colocar a questão.

Cinco anos depois de ter tomado posse como presidente da Câmara de Lisboa, a 1 de agosto de 2007, o ex-ministro da Administração Interna diz, em entrevista à agência Lusa, que governar um município "tem de implicar um grande gosto" e disponibilidade permanente, envolvendo um grau de exigência "muito superior a ser membro do Governo".

Há alguns anos não se imaginava à frente da autarquia da capital, mas, de qualquer forma, entende que não se escolhe o que se quer fazer na política: "Já vi gente tão infeliz com imensos sonhos de vida que não realizaram e o que tenho visto é que a vida política é menos aquilo que nós queremos que seja, mas aquilo que em cada momento uma pessoa pode ser em função da utilidade que tem".

Sobre a possibilidade de ser secretário-geral socialista, como defenderam já várias figuras do partido, António Costa considera que "nunca se verificaram as circunstâncias" para assumir o cargo.

Questão não se coloca agora


"Houve alturas em que eu queria e não podia ser, houve alturas em que eu queria e havia pessoas mais bem colocadas, houve alturas em que não queria.

Essas perguntas não se fazem em abstrato, fazem-se no momento certo, quando as oportunidades existem.

Neste momento é um problema que não se coloca, o PS tem um líder. Se um dia estiver em discussão, poder-me-á fazer a pergunta e logo verei que resposta estarei em condições de dar", afirma.

Por isso, e apesar de assumir que poderá voltar a candidatar-se nas autárquicas de 2013, a hipótese não está excluída.

"Se me perguntar se eu posso ser guarda-redes do Benfica, digo-lhe claramente não posso ser guarda-redes. Ser secretário-geral do PS é diferente. Acho que tenho algumas qualidades que poderia mobilizar a favor dessa função. É uma pergunta que se pode fazer em abstrato, não se pode é responder em abstrato", sustenta.

Centrado no trabalho autárquico


Por estar "muito concentrado no trabalho autárquico", António Costa refere que não tem acompanhado o desempenho do PS com a atenção necessária para "fazer uma avaliação muito justa do trabalho de oposição que o partido tem ou não feito na Assembleia da República", pelo que prefere não fazer comentários à prestação dos socialistas.

Os contactos com o grupo parlamentar têm sido, aliás, "muito poucos".

No entanto, e embora não seja habitualmente visto em público com António José Seguro como com o anterior secretário-geral, José Sócrates, assegura que a sua relação com o partido é, como sempre foi, muito normal: "Não tenho estados de alma com o PS, nem creio que o PS tenha estados de alma comigo".


Opinião


Multimédia

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 55 Comentar
ordenar por:
mais votados
Sinais
Algo se mexe no PS. Medeiros Ferreira, numa loga entrevista, e agora António Costa, estão a fazer prova de vida.

No caso de Costa, parece-me ser uma das raras figuras, dentro do PS, que escapou mais ou menos, ap terramoto Sócrates e qie preservou a imagem de dignidade e honestidade.
Claro que, se se meter na corrida à liderança, tem que estar preparado para uma grande limpeza e para muitos alçaões armadilhados. Mas ele também já está bastante calejado, e se nomear Assis imediato,pode ser que consigam devolver ao PS o estatuto de um partido sério, capaz de governar.

Era bom para o sistema político..................
Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Re: Seguro é um lider de 2ª
Mais vale cair em graça…
Talvez, neste caso o provérbio não se aplique, porque AC, além de ter caído em graça, é engraçado. É provavelmente impoluto, mas é de certeza “político”, no que o político tem de cinismo e demagogia e, também do resto.

Subalternizado perante putativos líderes, tem escapado pelos pingos da chuva. Há piores, muito piores, sejamos justos. Mas daí à imagem cultivada de Madre Teresa de Calcutá…

Quando ministro, sobraram decisões e contratos de efeitos nefastos. Considero até uma injustiça com Sócrates, coloca-lo sozinho no “campo de batalha”: tinha cozinheiros, oficiais, ajudantes-de-campo… António Costa era um deles

Na CML não escapam as “pequenas” despesas de birra, como passar o gabinete para instalações em prédio alheio, com obras vultuosas a cargo do erário… aqueles pequenos “tiques” de: “fui eleito, logo isto é meu” -, que os políticos domésticos não têm a grandeza de se conseguir libertar

Ou aquela máxima de 1º as pessoas, cai por terra com, por exemplo, a cedência de espaços para eventos comerciais, sem que os residentes e comerciantes sejam ouvidos ou achados

Omito, porque também não tive tais expectativas, a limpeza da cidade e outros aspetos com que os residentes tropeçam no quotidiano

Mas é realmente é um homem “escorregadio” que encaixa em tudo o que é sítio. Um estilo “Wally”, em que custa a encontrar, mas sabemos que está.

  “Pessoalmente não gosto, mas se a maioria gosta, que posso fazer?

Re: Mais vale cair em graça…
Re: Mais vale cair em graça…
Novo leader com opçãp neo liberal nada resulta
A catastrofeque alastra pela Europa com o aumento da pobreza e miséria, andamos a comentar noticias previamente orientadasque só mantêm esta situação preversa e a nada conduzem. Seria muito mais importante o debate de alternativas a este estado de coisas e não insistirmos no ridículo de manter o sistema de ditadura dos mercados defendida por politicos ao serviço de interessesque nada têm a ver com os cidadãos, mas sim com interesses transnacionais, para além dos deles próprios,que dominam a actividade economica e os meios de comunicação social. São predadores implacáveis e as presas são os cidadãos incautos. Subtraiem às populções para adicionar à Banca, perante a passividade dos inocentes. E o mais preocupante não é a acção dos maus, mas o silêncio dos bons. Assiste-se ao desmantelamento, dissolução, desintegração, e destruição das identidades nacionais e da própia civilização, únicamente por razões ideológicas ultra liberais. Assiste-se por outro lado ao definhamento da Cultura com o advento deste sistema. Está a ser corroida de forma larvar os fundamentos da Democracia, transformada em inimiga do povo e não como um poder dele emanado. Portanto é urgente resistir a este pensamento únicoque nosquerem impôr. Mas a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la, bem como às possiveis alternativas. Mas é dificil, dado o assalto feito à comunicação social. Instalou-se em Portugal uma estranha Democracia, onde uma minoria tudo recebe e o povo tudo paga.

Re: Novo leader com opçãp neo liberal nada resulta
granda costa a espetar a faca
já o seguro tinha feito o mesmo era o eterno sucessor,agora vem este eu estou cá ,vou rasgar o memorando,vou fazer como em frança,ganhou o xuxialista tudo ia mudar agora é que é,e a montanha pariu um xuxialista mais um mintiroso.
mais um vendedor de ilusões
Mais um representante do PS
Líder é um dirigente político que pode antecipar o seu tempo e é capaz de pôr em risco a sua liderança por objectivos que não são necessariamente populares, como a guerra contra os nazis ou a moeda única e uma Europa mais forte. Representantes, pelo contrário, conduzem os países por sondagens, não antecipam o seu tempo, governam cada dia como se as eleições fossem para a semana.
Era o PS...

Era o PS queriam o PSD, agora, temos o PSD, e eles querem o PS... E assim eles se vão governando... E o povo se lixando...

1981 ------ - Pinto Balsemão PSD - CDS - PPM
1981-1983 - Pinto Balsemão PSD - CDS - PPM
1983-1985 - Mário Soares PS (+PSD)
1985-1987 - Cavaco Silva PSD
1987-1991 - Cavaco Silva PSD
1991-1995 - Cavaco Silva PSD
1995-1999 - António Guterres PS
1999-2002 - António Guterres PS
2002-2004 - Durão Barroso PSD + CDS
2004-2005 - Santana Lopes PSD + CDS
2005-2009 - José Sócrates PS
2009-2011 - José Sócrates PS

Uma grande alternância política que nos levou a falência. Foi assim e continuará a ser assim: "per omnia secula seculorum."
Re: Era o PS...
real demo
mais um criminoso socialista que deve ser julgado e encarcerda. fora com estes bandidos!
SIC - Conversas Improvável

Uma conversa improvável.

O Zé Povinho a falar com Rafael Bordalo Pinheiro, o seu criador:

“Cá pelo país está tudo diferente e tudo na mesma. As lutas pelo poder continuam. Os partidos sucedem-se. Ainda há algum tempo em conversa com Rafael falámos sobre isso. E que a política é como uma “grande porca”, ambos concordamos. É na política que todos mamam. E como não chega para todos, parecem bacorinhos que se empurram para ver o que consegue apanhar uma teta."

À vista disso, o que resta, então, ao Zé Povinho?

É ele mesmo quem diz:

"Tá na hora de partir
pois não posso cá ficar.
Quando de mim precisarem
estou em qualquer lugar."
Re: SIC - Conversas Improvável
Re: António Costa não afasta candidatura à lideran
António Costa é um homem inteligente e seria uma mais-valia na liderança do PS. Mas é falso que esta questão não se coloque neste momento, porque deu toda a ideia de andar a piscar o olho ao CDS na última quadratura do círculo.
antonio-costa-nao-afasta-candidatura-a-lideranca-d
Até ao momento António Costa tem a seu favor uma imagem de credibilidade, competência e respeito. Perante tanto défice das qualidade que cito atrás, era bom para a credibilidade da política, mas também para o País, que mais gente com tais atributos tomem conta da situação. Não restam dúvidas a não ser a quem não quer ver o óbvio que a qualidade do governo e dos políticos em geral deixa muito a desejar. Nem quero falar no Relvas e no curso que não fez, nem em Passos que sempre deixou muitas dúvidas dentro das gentes PSD.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/curriculum-vitae-de-passos-coelho.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/zeze-camarinha-requerimento.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/cavaco-silva-inscreveu-se-na-pide.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/07/genro-de-cavaco-compra-pavilhao.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/06/transparencia-carlos-moedas.html
Re: antonio-costa-nao-afasta-candidatura-a-lideran
Ó Costa
Põe olho nas minas é o que está a dar, pois os socialistas estão chamuscados pelo povo e a laranja já teve melhores dias neste ceu azul negro.
E os vermelhos andam a fogo, olha o que me havia de esperar?
!
Só lá faltas tu para que tudo fique na mesma. Todos sabem, ou deviam saber, que numa democracia do faz de conta onde o poleiro só se consegue com a mentiras e promessas falsas não há político que faça a décima parte daquilo que era necessário. Há muitas propostas que se vêem por aqui escritas, mas isso ia contra os intersses de uma chusma de lambões que se estão a abotoar todos os dias. Muitos querem fazer greve e não trabalhar; outros querem manter o estatuto e a mordomias que todos sabemos; outros querem leis feitas à sua medida par não serem apanhados nas suas malhas e muitos querem águas turvas para que posssam navegar. Com quase tantos anos de "democrácia" como tivemos de fascismo. Com quase 40 anos de votos do POVO o País está como está. Não pode haver mais ilusões apenas com a arma do POVO que é o voto!!!!
António Costa candidato á liderança
do PS, é uma das melhores opções a A. J. Seguro.
O PS é um partido com história, com gente de valor, um partido de cultura, moderno, inovador.
A. J. Seguro vem das jotinhas ( porque raio não acabam com essa pinderiquisse das jotinhas).
Tal como Relvas e Passos, amigos de peito e de longa data, de A. J. Seguro, este não inspira nenhuma confiança aos militantes ou simpatizantes do PS.
É uma personagem que gosta de atirar umas frases feitas para o ar, que valem o que valem.
António Costa foi dos muitos que estiveram ao lado do governo nos bons e nos maus momentos. Não fingiu que não sabia de nada, não enterrou a cabeça na areia como a avestruz. Deu sempre a sua opinião, e não se preocupou com julgamentos sumários.
Isto demonstra bem o carácter de uma pessoa.
É um homem com um pensamento moderno.
É uma pessoa que inspira confiança.
Seria uma grande viragem no bom setido para o PS.
Que com A. J.Seguro vai morrendo pouco a pouco.
ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Deus o sabe que votei, infelizmente PSD e que tão triste e arrependido estou ...
Um bando de charlatões, aldrabões, mentirosos etc.
Creio que António Costa, seria um excelelnte PM, desde que pugna-se pela redução das estruturas politicas do país em mais de 80% desde deputados, até freguesias, governos regionais, fundações, institutos, empresas publicas e municipais, que na sua maioria são lugares e organismos obsoletos e despesistas ...
Também combater sem tréguas e totalmente a fraude e a evasão fiscal, incluindo não dar apoio aqueles que fogem ao IVA e que não querem entregar os impostos que foram entregues e pagos pelos clientes etc. etc.
Força António Costa ... o país precisa de si, sem Sócratinos, Varas, Melancias, Relvas, Passos ou Coelhos, Duartes Limas, Costa do BPN, Isaltinos e mais uns quantos milhares que nos desgraçam a todos e comem o sangue, suor e lágrimas do povo, através de RENDAS, BPNS, PPPS, PPPs, E MUITAS OUTRAS BENESSES E MORDOMIAS DOS POLITICOS ...
Extinguir as freguesias, assembleias de freguesia, municipais e regionais e respectivos governos regionais, passando as suas competências e património para as Câmaras Municipais ... BASTA DE TANTO GLUTÃO ...
PRECISAMOS DE UM PAIS, POLITICAMENTE MUITO REDUZIDO, COM ÉTICA, MORAL, EQUIDADE, JUSTIÇA E HUMANISMO ...
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
Re: ERA BEM PRECISO E IMPORTANTE PARA O PAÍS
PARTIDO SOCIALISTA...
António Costa é o unico que me faria voltar a votar no PS. Uns 20 anos atrás deixei-me disso. A Costa, até pela inteligente atitude que tem mantido merece-me crédito. Espero que ganhe estatuto para LIMPAR o Partido de muita oportunista que lá se instalou e terão o meu voto. Passos Coelho como 1º Ministro perdeu a oportunidade de entusiasmar a malta para ultrapassar as dificuldades ou porque não quiz e se assim fôr, enganou-nos (não votei nele) ou porque não o deixaram e então DEMITIA-SE. A.Costa tem um oportunidade semelhante no PS antes de chegar a 1º Ministro. (lá chegará).
Re: PARTIDO SOCIALISTA...
Re: PARTIDO SOCIALISTA...
Comentários 55 Comentar

Últimas


Pub