Anterior
Troca de sangue: instaurado inquérito à Clínica de Santo António
Seguinte
Tribunal da Relação rejeita requerimentos de Carlos Cruz
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Anonymous Portugal divulga "mensagem aos cidadãos" (vídeo)

Anonymous Portugal divulga "mensagem aos cidadãos" (vídeo)

Mensagem do grupo Anonymous Portugal, divulgada em vídeo, é clara: "Viemos para ficar. Não daremos tréguas a corruptos".

Em vésperas do Dia Mundial dos Direitos Humanos, o grupo Anonymous Portugal divulgou um vídeo com uma "mensagem aos cidadãos", onde citam o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, e deixam claro que vieram "para ficar, unidos como Um, divididos por Zero". Sem "dar tréguas a corruptos".

O vídeo, com quase quatro minutos, começa com um trecho da intervenção de Marinho Pinto, na sessão solene de abertura do Ano Judicial de 2011. "Não é só na Justiça que as coisas vão mal. A generalidade dos cidadãos sente que o país vive um dos períodos mais difíceis da sua história", disse Marinho Pinto, em março deste ano.

"Temos a sensação de que o estado se dissolve e que as instituições se desmoronam. Ao longo dos anos, a corrupção alastrou a todos os níveis do aparelho de Estado", afirmou o bastonário da Ordem dos Advogados em nome de todos os cidadãos, frisando: "Houve as que acumularam fortunas gigantescas no exercício exclusivo das mais altas funções públicas, durante anos, à vista de toda a gente, sem que aparentemente ninguém se apercebesse ou se incomodasse com isso".

A "coragem e transparência" do bastonário da Ordem dos Advogados é saudada agora neste vídeo pelo grupo Anonymous Portugal, que diz representar "todos os cidadãos que há muito anseiam pela oportunidade de agir pacífica e proativamente".

O grupo deixa claro que é o início de uma "jornada contra a tirania e toda a forma de injustiça", porque é "urgente e justo questionar todos os lados". Com uma voz feminina, distorcida, o grupo passa uma mensagem de incentivo ao país para não cruzar os braços: "Apatia não é solução".   



Opinião


Multimédia

Os assassínios, as execuções, as decapitações são as imagens mais chocantes de uma propaganda cada vez mais sofisticada. É a Jihad, que recruta guerrilheiros no ocidente para matar e morrer na Síria. O Expresso seguiu as pisadas de cinco jiadistas portugueses, mostrando quem são e como foram convertidos e radicalizados. E como lutam, como foram morrer - e como já haverá arrependidos com medo de fugir. Reportagem em Londres, no café onde viam jogos de futebol, na universidade onde estudavam e na mesquita onde rezavam. Autoridades e especialistas em terrorismo estão alerta sobre este pequeno mas perigoso grupo, onde corre sangue português - e de onde escorre sangue por Alá.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.


Comentários 71 Comentar
ordenar por:
mais votados
Anonymous Portugal ao atacar ?
Acção e resultados, meus caros!

Há muito por onde atacar! Vamos a isso!
Re: Anonymous Portugal ao atacar ?
Re: Anonymous Portugal ao atacar ?
Re: Anonymous Portugal ao atacar ?
Re: Anonymous Portugal ao atacar ?
Desculpem-me ...Mas é de Gargalhada...
Re: Desculpem-me ...Mas é de Gargalhada...
Re: Anonymous Portugal divulga "mensagem aos cidad
Espera-se que quem tem como objectivo o combate da corrupção, tenha um comportamento irrepreensível. A actividade deste grupo peca pela sua ilegalidade. Não se combate o crime com crime. Há muitas outras formas de combate, este grupo apenas escolheu a mais fácil.

A pratica de um acto ilegal não valida a pratica de outro acto ilegal.
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
Re: Anonymous Portugal divulga
ANÓNIMOUS
Pela parte que me toca só posso agradecer a informação que queiram dar ao público e uma guerra cerrada aos corruptos desta nação sugada até à exaustão.
Utilidade
Um grupo de pessoas íntegras, informadas, que dominem estas novas tecnologias, seriam muito úteis, na denúncia das vigarices , esquemas duvidosos, protecções corporativas, amiguismos, nepotismos, etc muito frequentes na vida pública nacional.

Infelizmente, pela amostra, não devemos esperar a isenção e a procura da verdade, por que todos ansiamos.
A escolha de uma personalidade controversa, com alguns telhados de vidro, corporativista até ao tutano, não me parece nada feliz, especialmente no dia em que uma averiguação ao sistema de apoio judiciário, parece revelar grossas irregularidades e grandes cumplicidades entre advogados.

A ideia seria boa, com gente de facto independente, acutilante e bem informada, que denunciasse , de alto a baixo, todo o lixo que é posto , sistematicamente, debaixo do tapete.

Tenhamos esperança que apareça, nomeadamente na área dos jornalistas, que sabem muita coisa mas não a publicam, uns por medo de perder o emprego , outros por cumplicidade activa.
Re: Utilidade
Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadãos
Eu pela parte que me toca tenho feito o que posso e a mais não sou obrigado. No entanto por tal facto sou amado por uns e odiado por outros. No entanto não tenho deixado que isso me afete e podem ter a certeza que não me afetará. Sei que tenho razão e a verdade um dia há-de chegar. Já somos muitos e cada vez seremos mais a lutar para que essa gente seja um dia castigada pelos crime que cometeu contra os portugueses e contra a Pátria. A luta é difícil, mas a vitória será nossa.

http://www.youtube.com/wa...

http://www.youtube.com/wa...
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
O Sr Toni tb mamou na teta da vaca..
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
Re: Anonymous Portugal divulga mensagem aos cidadã
E SÃO PRECISOS MUITOS ...
Para combater essa "praga" (corrupção) ... quantos mais ... melhor ... nunca serão demais ...
O inimigo é forte e poderoso ...
ANÓNIMOS
Os Charles Bronson da internet. Claro que se fosse na vida real a cagunfa não permitiria estas bravatas...
Anónimos
Nerds armados em super-heróis. Será que estão de collants e cuecas ao computador enquanto praticam os seus actos heróicos? E capa, usam?
Re: Anónimos
Re: Anónimos
Re: Anónimos
Re: Anónimos
Re: Anónimos
Re: Anonymous Portugal divulga "mensagem aos cidad
Não compreendo porque é que decidiram citar o bastonário quando ele esteve la linha da frente na defesa de sócrates no caso freeport.
Começam mal. Ainda não perceberam que, para o bastonário, as palavras não jogam com os actos...
Re: Anonymous Portugal divulga
Primeiro: VER O ANONYMOUS A ANDAR
Se produzir este vídeo é "fazer alguma coisa", então acho pouco.
Se se vai denunciar a corrupção, usando nomes, factos e divulgar informação que incomoda os corruptos, então assim será "fazer alguma coisa".

Colar-se a uma figura pública como Marinho e Pinto não é bom presságio, sabendo todos que é uma personagem que tem uma agenda política bem definida. Para quem afirma não estar nem à esquerda e nem à direita, é uma contradição assinalável.

Contudo, como não quero lançar foguetes antes da festa, ou condenar antes do julgamento, é melhor "ver o gato a andar" e depois tirar as conclusões.

Espero altruísmo deste ANONYMUS e não heroísmo vingador.
A ver vamos... com cautela

Estes são os putos que vocês deitam fora....
Atenção políticos saloios a resposta esta ao virar da esquina.

Todos eles sabem coma aceder a informação(inclusive ao I-Pad do Passos)!!!!
Chuckie Egg?!
Ouviram bem o som logo a seguir ao genérico?
Sim, era do maravilhoso ZX Spectrum a fazer Load "" de um jogo. Seria o Chuckie Egg?
Humm, desconfio que só conseguiram carregar 99%...
Re: Chuckie Egg?!
Re: Chuckie Egg?!
Não posso acreditar
Quem tem poder "faz justiça" e quem o não tem "clama por justiça".
Estes "Anonymous" o que procuram é explorar o novo poder que radica na utilização privilegiada da internet fazendo-o como o próprio nome sugere, sem dar a cara. Para os que não têm poder de espécie nenhuma isto até pode parecer uma boa coisa mas o que está em causa é sempre o mesmo: o poder. O poder que decide o que é justo é o que não é. Será que estes mascarados da era www são menos terroristas que o Ku-Klux Klan ou qualquer das milhentas variantes de gente que actua de cara tapada? Não posso acreditar.
Re: Não posso acreditar
Re: Não posso acreditar
Re: Não posso acreditar
Re: Não posso acreditar
Re: Não posso acreditar
Voz feminina
Para os autores do artigo, que aparentemente não perceberam a origem desta voz, ela é a voz do serviço do Google Text 2 Speech, ou seja, um discurso puramente sintetizado artificialmente, não é uma voz original que sofreu pós-processamento.
Re: Voz feminina
Re: Voz feminina
Será que é necessário um Acto Revolucionário?
Em Espanha estão presos 300 e tal autarcas, em Portugal nenhum.
Cometeram-se as maiores barbaridades no urbanismos, a mãe de toda a corrupção, neste país, e o resultado das investigações é o que se sabe.
Agora, na Itália, foi detido um tal Zagaria, o padrinho da Camorra, que era conhecido pelo Rei do Cimento; isto é, transformava terrenos agrícolas em urbanizações.
Em Itália só a máfia é que procede desta forma, aqui não....e, ainda, há quem se indigne por alguém levantar o dedo contra essa choldra que nos tem esventrado.
Comentários 71 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub