87
Anterior
Novo Governo de Passos a dois ministros de Sócrates
Seguinte
Marco António Costa troca Governo pelo PSD
Página Inicial   >  Política  >   Americanos criticaram duramente Machete

Americanos criticaram duramente Machete

Novo MNE tem, no seu longo currículo, críticas duras feitas pela diplomacia dos EUA à forma como geriu a Fundação Luso-Americana ao longo de duas décadas.
|
Rui Machete
Rui Machete / Miguel A. Lopes/Lusa

Foi uma das revelações com mais impacto no espólio de 800 telegramas da embaixada norte-americana em Lisboa revelados há dois anos pelo Expresso e que fazem parte do acervo de uma das maiores fugas de informação protagonizadas pelo Wikileaks.

Num relatório enviado a 15 de dezembro de 2008 para o Departamento de Estado em Washington pelo então embaixador dos EUA em Portugal, Thomas Stephenson, Rui Machete era arrasado pela forma como geriu ao longo de duas décadas a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), visto como "suspeito de atribuir bolsas para pagar favores políticos e manter a sua sinecura".

O embaixador norte-americano, nesse telegrama, argumentava que "chegou a hora de decapitar Machete" com base, entre outras coisas, no facto de a fundação "continuar a gastar 46% do seu orçamento de funcionamento nos seus gabinetes luxuosos decorados com peças de arte, pessoal supérfluo, uma frota de BMW com motorista e 'custos administrativos e de pessoal' que incluem por vezes despesas de representação em roupas, empréstimos a baixos juros para os trabalhadores e honorários para o pessoal que participa nos próprios programas da FLAD".

Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete, de 73 anos, tornou-se administrador da FLAD em 1985, logo quando a fundação foi criada com dinheiro dos EUA no âmbito do acordo das Lajes, tornando-se seu presidente em 1988. Foi substituído no cargo por Maria de Lurdes Rodrigues em 2010.

Apesar de ter sido presidente durante vários anos do Conselho Superior da SLN, a sociedade que foi proprietária do BPN, o banco nacionalizado pelo Estado em 2008 e que envolve um custo de mais de quatro mil milhões de euros para os contribuintes, esse facto não consta do seu currículo oficial.

Machete também foi, entre muitos outros cargos, presidente do Conselho Fiscal do Taguspark, sociedade que se viu envolvida num processo-crime a propósito de um contrato publicitário com o ex-futebolista Luís Figo e de ligações consideradas suspeitas à campanha para a reeleição do então ex-primeiro ministro socialista José Sócrates, em 2009.

 


Opinião


Multimédia

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

United Colors of Gnocchi

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.


Comentários 87 Comentar
ordenar por:
mais votados
"DO MAL O MENOS!"
Já mamou tanto (ía a dizer gamou), que já deve estar mais calmo.
Esperemos !!!!
kacus
Mário Soares tem 500 mil por ano
:P
Pode dizer gamou
só os santinhos
...portanto, achas "normal"
JÁ NÃO HÁ VERGONHA
vergonhoso
O governo quer é silêncio sobre a matéria
zitablog
Obrigada...
Obrigado por colocar o vídeo
E a do governo idem.
Um jornalista inocente... A meditar...
Pode não ser ingenuidade...
Em tempo... Portugal não tem jeito...
Este video mostra ela a gritar isso mesmo,
...quando existe pouco tempo para gamar...
MACHETE JÁ GANHOU UM "N" NO NOME ...
Agora é Manchete ...

"Machete foi membro do Conselho Consultivo do BPP e enquanto presidente da FLAD comprou 3% das acções do Banco."

Biografia oficial omite ligação de Rui Machete ao BPN

Governo diz que da biografia constam apenas as funções públicas. É a segunda vez que uma biografia de um membro deste governo é omissa quanto a ligações ao BPN: o primeiro caso foi o de Franquelim Alves, secretário de Estado da Inovação e do Empreendedorismo.

O que lá está é o Curriculum ... e não o cadastro ...
O Soares(Mário) ajoelhava-se aos americanos!
Não compreendo, mas respeito...
"Agora é Manchete ..."
Passos não acerta uma!
Era só mesmo o que nos faltava para a diplomacia externa.
Mas a verdade é que é difícil arranjar um político "limpo", quer dizer, não corrupto! Nem há vacinas para tal.
americanos-criticaram-duramente-machete
Passos Coelho o primeiro ministro do faz de conta, ou uma figura decorativa, dado que se perdeu o habito de cortar fitas, mas também já não há inaugurações.

O CDS não tomou posse, tomou conta.
O vice-primeiro-ministro Portas coordena as áreas económicas. E negoceia com a troika. Pires de Lima é ministro da Economia e vice do vice-primeiro-ministro. Paulo Núncio ensanduicha a ministra das Finanças nos Assuntos Fiscais. Lobo Xavier lidera a reforma fiscal. Mota Soares fica na Segurança Social, Cristas na Agricultura. E Nuno Fernandes Thomaz assume a vice-presidência da Caixa. Enquanto esfregávamos os olhos, perplexos com a crise política, o CDS ficou a mandar nisto. Passos Coelho é o primeiro primeiro-ministro a ficar para segundo.24 Julho 2013, por Pedro Santos Guerreiro/Negócios.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/07/90-desconfia-do-governo-de-passos.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/07/swap-costa-pina-e-as-mentiras-da.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/07/divida-terceira-maior-da-uniao-europeia.html
CIA já tem o trabalho todo feito.
A escolha de Passos Coelho para ministro dos negócios estrangeiros facilitou o trabalho da CIA; já sabem tudo sobre Rui Machete. Facilitou igualmente a tarefa do governo português porque já sabe o que sabem e pensam os americanos sobre quem com eles vai negociar.
A fundação Luso-Americana
Ministério Público: atenção a quem entrou agora!
Muito cuidado com esta gente que entrou agora, são realmente cleptomaníacos.
A todos os funcionários públicos, por favor estejam atentos a esta gente, e denunciem tudo o que virem de ilegal ou estranho.
"cleptomaníacos", Nuno?!?
Ainda hoje ouvi num forum na radio...
Por isso, há que...
Sim, mas...
"salários e pensões"
Céus!
Eu nem posso imaginar as lágrimas que vou derramar no funeral deste regime, dada a sua integridade moral, honradez, honestidade e todos os valores que caracterizam as pessoas de bem, que o servem.

Aliás, este regime justificou-se pela podridão, corrupção e outros valores que caracterizavam os anteriores regimes.

O problema, é que parece que nenhum quer ficar atrás do outro na degradação máxima que se consegue atingir!

A sorte deles é que o Reino de que nasceu este país, nunca acreditou nas "melhorias" introduzidas após a sua formação, de maneira que se reservou o direito de intervir quando a situação de degradação o justificasse.
Portanto, a podridão, gerada por gerações de "melhorias" tem os dias contados!

Que chatice!
Só uma "ave" com tal corriculum podia
aceitar fazer parte de um governo desacreditado...
Credibilidade onde andas tu?
Se for verdade o que disse o embaixador americano, é apenas a confirmação daquilo que toda a gente sabe, no que diz respeito aos luxos, gastos absurdos e "favorzinhos" dos altos funcionários do estado. E o resto é que paga a factura do despesismo.
Como se não bastasse os joginhos do paulinho das feiras e os casos da ministra das finanças, ainda metem mais um.
É com este tipo de pessoas que um governo pede credibilidade e sacrifícios aos portugueses?
ENTRAM CRIMINOSOS SAEM HONESTOS
Machete funcionário do Estado?
Volta Álvaro, estás perdoado!
Os aparelhos dos partidos são máquinas trituradoras de gente honesta e trabalhadora.
Um orgulho para todos nós
É o homem certo para o lugar certo! Está habituado a poupar e já tem fama internacional.
Sim! Sim!
PORTUGAL SEM VERGONHA?
PORQUE DEMITIRAM O MINISTRO E O SEU SECRETÁRIO? PORQUE DEFENDERAM O POVO, DENUNCIARAM A EDP E O MEXIA. VEJAM O VIDEO ESCANDALO
www.youtube.com/watch?v=uUZWrpehSVE&list=PLPAKyd_5x-2tEPmziSIvR5xuK2UsWM29Y

Ó Expresso ponham datas SFF
Esta notícia está mto incompleta para se entender melhor o percurso.

Em que período (anos) esteve na SLN e no TagusPark?

Enfim jornais e oposição já têm com que pegar e se entreter.....

Mas as críticas sobre a FLAD são mto pouco abonatórias para R: Machete.....
Espólio
A utilização do substantivo "espólio" no primeiro parágrafo está incorrecta. Espólio é aquilo que fica de alguém que morreu.
E O CIRCO CONTINUA COM VAGAS ...
A ser verdade ( que pelo que se têm visto não tenho qualquer duvida ) é uma equipa cheia de bons rapazes e raparigas com currículos invejáveis e alguns já internacionais . Estamos mesmos cosidos, a panela já está no lume falta só e ainda alguns ingredientes ( povo que ainda subsiste ) ...
Comentários 87 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub