21/05/2012 atualizado às 19:26

Violência na escola Carolina Michaelis

Aluna vai ter processo no Tribunal de Menores

A aluna que brutalizou uma professora, quando a docente lhe tentou tirar o telemóvel durante uma aula, vai ser alvo de um processo no Tribunal de Menores do Porto.

9:24 Quarta feira, 26 de março de 2008
A foto mostra uma frame do vídeo colocado no YouTube, sem qualquer tratamento
A foto mostra uma frame do vídeo colocado no YouTube, sem qualquer tratamento

O Ministério Público (MP) decidiu instaurar um processo à aluna que brutalizou uma professora por esta lhe tentar tirar o telemóvel durante um aula. A notícia é avançada hoje pelo "Jornal de Notícias".

O processo visa apurar se a jovem cometeu algum ilícito penal durante a cena de violência em que se envolveu com a professora. No fim do processo poderá ser-lhe aplicada uma "medida tutelar educativa".

Os responsáveis do MP decidiram averigurar se existiu ofensa à integridade física da docente por parte da estudante, ou crime de injúrias, através de um processo, em vez de, tirar essa conclusão do vídeo que circulou no YouTube.

A hipótese de um inquérito no Tribunal de Menores era única em cima da mesa, isto porque a aluna tem 15 anos sendo considerada inimputável a nível penal, e nunca podia ser alvo de um processo crime.

 

Palavras-chave  Dossiês
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Para exemplo
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:37 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Só espero que sirva de exemplo.
Aqui faço um apelo a todos os intervenientes (professores incluídos) para que estes casos de grave indisciplina sejam amplamente divulgados pelos jornais e outros meios, pois que será uma via segura de provocar a intervenção das autoridades competentes e deste modo combater eficazmente este deplorável estado de coisas. Porque, ao fim e ao cabo, este não é um acontecimento isolado.
Basta vermos as consequências que está a ter o simples facto da grande divulgação video deste acontecimento para lembrar a quantidade de muitos outros casos já anteriormente conhecidos e de outros que estão a ser revelados no presente.
Trata-se de travar uma luta cerrada pelo normal e correcto funcionamento das escolas e será certamente para os professores, que são os primeiros interessados, um meio a que devem recorrer de forma unida e organizada.
Se foram tão lestos e eficientes em promover tantas e tão gigantescas manifestações para protestarem contra legislação de que não gostavam, não se compreende porque não serão capazes de se organizarem para se defenderem de maus tratos físicos e morais perante autênticos delinquentes a caminho da impunidade.
Nuno Costa

 
 Regras da comunidade
Vamos lá a ver
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 11:56 | Quarta feira, 26 de março de 2008

1.º- Isto não foi violência, foi tontice.
2.º- A aluna devia de levar um puxão de orelhas, ser suspensa e mandada para casa durante uns tempos (tribunal parece-me uma palhaçada - sempre quero ver qual é o juiz que vai achar a moçoila delinquente...).
3.º- A professora é totó. À primeira cena da aluna, era expulsá-la e ponto final.
4.º- Não existem regras acerca dos telemóveis nas aulas? Se sim, cumpra-se com o que está estabelecido. Se não, a escola é que é a culpada.
5.º- Este caso é uma tempestade num copo de água, e só acontece, porque a professora não sabe dar-se ao respeito.
 
 Regras da comunidade
    Re: Vamos lá a ver    Ver comentário
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:10 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    eh eh eh Viking    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:23 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: eh eh eh Viking    Ver comentário
Sem_misterio_algum (seguir utilizador), 1 ponto , 14:32 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Sem mistério    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 15:29 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    P.S. Sem mistério    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 15:36 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: Sem mistério    Ver comentário
Sem_misterio_algum (seguir utilizador), 1 ponto , 16:52 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: eh eh eh Viking    Ver comentário
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:46 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Já me tinha esquecido    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 15:28 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: Isso mesmo Viking...o SÓESCREVEMERDA é um puto    Ver comentário
etudooventolevou (seguir utilizador), 1 ponto , 22:58 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    O Jorginho além de não saber escrever    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 9:33 | Quinta feira, 27 de março de 2008
    Tontice...    Ver comentário
pedro sergio pereira (seguir utilizador), 1 ponto , 18:58 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: Tontice...    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 20:52 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: Tontice...SÓESCREVESMERDA...que é isso ????    Ver comentário
etudooventolevou (seguir utilizador), 1 ponto , 23:23 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: Vamos lá a ver    Ver comentário
felora (seguir utilizador), 1 ponto , 22:12 | Sexta feira, 28 de março de 2008
É EXCESSIVO
Musoko (seguir utilizador), 1 ponto (Normal), 10:33 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Não sou jovem na idade. Mas o que vão fazer à aluna vai marcá-la para toda a vida. Para quê? Lembro-me que na minha adolescência, nós éramos muito rebeldes no liceu, tentávamos fazer patifarias inimagináveis aos professores apesar da férrea disciplina do liceu nacional Salvador Correia. Não havia telemóveis. Isto é, não havia comunicações fáceis. O telemóvel é uma peça íntima, é como uma cueca ou boxer, é o mais fundo da nossa alma, onde estão escondidos os segredos que ninguém mais pode desvendar.
Hoje os adultérios apanham-se todos no telemóvel. Os desconfiados fazem o download de um program de espionagem na net, só é preciso saber a marca, o modelo do telemóvel e o número. Apanha-se tudo. Mensagens enviaas, recebidas, conversas, até o ambiente envolvente ao telemóvel. O telemóvel é a nossa «preversão sexual», onde somos «livres», não temos de prestar contas, somos nós a vermo-nos ao espelho. Por isso não nos pode ser tirado, é essa a lógica destes tempos, e isso começa muito cedo, precocemente.
A professora tem razão, mas não devia envolver-se naquela cena porque é mais velha, tinha de manter o autocontrolo, mas sei que isso ás vezes é dificil. Parava a aula e não continuava enquanto ou a aluna não desligasse (mas ela podia pôr no silencio) o aparelho ou então mandava-a sair da aula.
A aluna estava desesperada, a professora estava a tirar-lhe uma peça íntima onde se calhar guardava segredos proibidos. Pela sua lógica, pela sua insegurança, não podia ficar sem o telemóvel.
A turma é como todas as outras e como nós fomos noutras décadas, rebeldes.
Não levem este caso a tribunal, não vale a pena, a jovem não esquecerá, o rancor tomará conta dela. Sentem-se todos, conversem, a aluna não é um animal bravio, é uma jovem como as outras, aconteceu, se calhar já se arrependeu e já chorou muito.
Professora e aluna: façam as pazes, falem uma com a outra, envolvam calmamente a turma, e vão ver que vão ter uma surpresa.
Rui Filipe Ramos
 
 Regras da comunidade
    Re: É EXCESSIVO    Ver comentário
Viking3000 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:43 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: É EXCESSIVO    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:20 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: É EXCESSIVO    Ver comentário
user178221 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:09 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Concordo    Ver comentário
Sóescrevooquepenso (seguir utilizador), 1 ponto , 12:31 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: É EXCESSIVO    Ver comentário
etudooventolevou (seguir utilizador), 1 ponto , 13:49 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Do mais fundo da nossa alma???    Ver comentário
David Erif (seguir utilizador), 1 ponto , 15:13 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: É EXCESSIVO    Ver comentário
userEX134015 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:55 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    ainda vais ter um filho do tlm...    Ver comentário
dasssssqueéburro (seguir utilizador), 1 ponto , 23:30 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Re: Aluna vai ter processo no Tribunal de Menores
indomavel (seguir utilizador), 1 ponto , 10:38 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Se isto se torna moda os tribunais vão ficar entupidos com processos!
Mas acho muito bem, é necessário manter um ambiente saudável numa escola e pelo que sei não é a primeira vez que a aluna faz uma "façanha" destas.
 
 Regras da comunidade
Visto ser a solução que resta
Zé_Portuga (seguir utilizador), 1 ponto , 10:58 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Como ao que consta, não existe forma de punir as atitudes, pode ser que um tribunal de menores o faça.

Já li muitos comentadores escreverem que a professora tinha que se ter imposto, etc, etc.
É bonito escrever isso, mas circunstancia-lo talvez não seja. Até para os adultos a unica forma de disciplina-los, é através da "penalização", senão vejamos:
- Se chego trasado... Descontam-me as horas;
- Se falto persistentemente... Sou despedido;
- Se em excesso de velocidade... Sou multado;
- Etc.

Neste momento que formas têm os professores de "penalizar" ou "reprimir" os alunos? Expulsa-lo da aula? Seria o mesmo que o meu patrão, por eu chegar atrasado, me mandar o dia todo para casa, SEM QUE ME DESCONTASSE NADA! (é de lembrar que as faltas já não contam para nada)

Não se pode pedir a um professor que se imponha ou que discipline se este não tem "armas" para o fazer.

Como tal pode ser que o tribunal de menores tenha poder para atribuir "correctivos"...
 
 Regras da comunidade
    Re: Visto ser a solução que resta    Ver comentário
David Erif (seguir utilizador), 1 ponto , 15:40 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: Visto ser a solução que resta    Ver comentário
nabocadolobo (seguir utilizador), 1 ponto , 17:35 | Quarta feira, 26 de março de 2008
    Re: Visto ser a solução que resta    Ver comentário
userEX134015 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:03 | Quarta feira, 26 de março de 2008
O que realmente importa...
xpresso (seguir utilizador), 1 ponto , 11:11 | Quarta feira, 26 de março de 2008
O que realmente importa saber, o que é de facto importante e que preocupa toda a audiência deste caso é: a rapariga ficou com o telemovel?? o que continha o telemovel de tão importante?? hum... a isto ninguem responde
 
 Regras da comunidade
    Re: O que realmente importa...    Ver comentário
David Erif (seguir utilizador), 1 ponto , 14:51 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Não haveria nada que uns bons tabefes não resolves
Ali-à-Gato (seguir utilizador), 1 ponto , 11:20 | Quarta feira, 26 de março de 2008
...Mas infelizmente hoje em virtude de uma leitura vanguardadista e revolucionária isso é crime!!!
Palavra que não conheço nimguém dos meus tempos de estudante, diminuidos quer fisica, quer psicológicamente e não apanhamos assim tão pouco. (eu que o diga e sem qualquer tipo de vergonha, pois namaior parte das vezes foram bem merecidas)
Hoje os meninos pelos menos enquanto tiverem o estatuto de inimputáveis podem fazer todo o tipo de tropelias, inclusivé bater nos professores e até nos pais.
Mas que se há-de fazer se os que fazem as leis são mais garotos (além de covardes) que os próprios!!!
 
 Regras da comunidade
Muito bem.....!
etudooventolevou (seguir utilizador), 1 ponto , 13:38 | Quarta feira, 26 de março de 2008

  O processo é muito bem instaurado e é a via correcta, vai ser julgada pela tutela de menores uma vez que tem 15 anos,...é para isso que existe essa tutela, julgar menores infractores !
  Só acho que o puto que filmou também devia ser julgado, pelo comportamento demonstrado ( chamar velha à professora).
 
 Regras da comunidade
Tudo isto é:
David Erif (seguir utilizador), 1 ponto , 14:43 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Tudo isto é:

- Uma vergonha para a aluna que lhe vai cair em cima para a vida, sobretudo quando sair da fase da adolescência e ganhar um pouco de maturidade para perceber o quanto errou, se é que ainda não percebeu.

- Uma vergonha para a família que em praça pública vê contestada de forma isolada a própria educação dos filhos quando muitos dos que a criticam acabam de forma inconsciente em pecar por educações idênticas.

- Uma vergonha, uma infelicidade e uma humilhação para a professora que não sabe impor autoridade dentro da própria aula. Mas uma vergonha ainda maior para a sua classe de alunos que sendo adolescentes já se acham com a autonomia para desrespeitar os mais velhos, as próprias regras sociais e as normas do sistema educativo que existe e funciona pensada no seu próprio bem.

É também:

- Um oportunismo, de timming certo, para a classe dos professores que vão fazer desta senhora uma mártir de causa para suas reivindicações de “não avaliação”, quando o próprio principio de avaliação profissional, pouco ou nada se relaciona com o “descaramento juvenil”.

- Uma conveniência para qualquer deputado de oposição usar a desfavor do novo “estatuto do aluno”, quando na verdade a quase totalidade dos alunos (supostamente interessados) nunca leu ou se interessa por tal documento e não por aí que eles vão passar a se dar ao direito de tomar toda e qualquer liberdade.

O que isto não é:

- Um caso genérico de todas as turmas e de todas as escolas do país para se fazer qualquer tipo de generalizações sobre a caracterização dos alunos portugueses.

- Um caso isolado para ser tomado em desconsideração, para não serem feitas as devidas análises e avaliações incidentes ou punir os seus intervenientes como meio de exemplo para qualquer cidadão português, tenha ele a idade que tiver.
 
 Regras da comunidade
Re: Aluna vai ter processo no Tribunal de Menores
Wasserluft (seguir utilizador), 1 ponto , 15:01 | Quarta feira, 26 de março de 2008
A menina tem que ser chamada a razão e pagar pelo desrespeito .
 
 Regras da comunidade
Deve ser conversa...
Purga (seguir utilizador), 1 ponto , 15:56 | Quarta feira, 26 de março de 2008
No final, arquivam a coisa... Se chegar a haver coisa.

Era muito mais simples dar um par de lambadas nas ventas da menina. Os paizinhos não lhe devem dar...
 
 Regras da comunidade
palhaçada a mais!
bgl (seguir utilizador), 1 ponto , 16:22 | Quarta feira, 26 de março de 2008
eu gostava de ver pessoas indignadas com a porrada que alguns professores dão aos alunos, agora isto, ficarem indignados por uma aluna andar aos empurrões a uma professora??? a prof. não se sabe defender? e agora vem o MP fazer de conta que trabalha? mas isto dá em alguma coisa, se a aluna tiver uns pais quem vai a tribunal é a prof. e a escola!
 
 Regras da comunidade
    Re: palhaçada a mais! não sejas anormal.....!    Ver comentário
etudooventolevou (seguir utilizador), 1 ponto , 23:18 | Quarta feira, 26 de março de 2008
CARTEIRA ELÉCTRICA
catou (seguir utilizador), 1 ponto , 16:49 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Com os ânimos tão acirrados que por aí andam, acho que a miúda vai mesmo ser julgada e condenada à Carteira Eléctrica.
 
 Regras da comunidade
A Escola será sempre um lugar de referência
userEX134015 (seguir utilizador), 1 ponto , 22:50 | Quarta feira, 26 de março de 2008
A decisão do Ministério Público em instaurar um processo à aluna, no sentido de apurar se a jovem cometeu algum ilícito penal, durante a cena de desobediência em que se envolveu com a professora, é uma medida digna de respeito. Porém, a meu ver, só deverá ser accionada se falharem os mais directamente responsáveis. Isto porque ao procurar-se fora da escola a resolução para um problema que nela teve lugar, só confirma a grande fragilidade do nosso sistema educativo e a consequente falta de confiança que os cidadãos nele depositam.
Se nos começarmos todos a demitir, cada qual no seu pelouro, escusando-nos a enfrentar os problemas e conflitos, que lição estaremos nós a dar aos alunos? Não, a Escola não pode delegar noutras tutelas, a resolução que lhe compete. A Escola não pode perder o seu lugar de referência. Isso seria muito grave!
 
 Regras da comunidade
O PGR devia ser condecorado por esta atitude.
Viking3000 (seguir utilizador), 0 pontos (Despropositado), 11:38 | Quarta feira, 26 de março de 2008
Acho muito bem que a aluna tenha um processo em Tribunal. Pelo video é óbvio que a aluna empurrou e puxou brutalmente várias vezes a professora. Tendo em conta a idade da professora (60 anos), o crime cometido pela aluna é bastante agravado.

A lei tem de ser alterada. Não deve haver nenhuma idade abaixo da qual um cidadão seja inimputável. Isto até para proteger os menores. É sabido que hoje em dia, sobretudo em bairros sociais complicados os menores são usados por adultos para cometerem crimes, justamente porque são inimputáveis. Independentemente disso a lei está muito mal feita. Hoje em dia uma pessoa com 12 anos tem o corpo de um adulto. Pode confrontar-se com um adulto. Aliás, pelo video vê-se que apesar da aluna ter 15 anos, é físicamente mais alta e forte do que a professora.

A legislação deve ser alterada para acabar com ininputáveis por serem menores. Quando que comete um crime é inimputável, os responsáveis legais por essa pessoa devem responder por ela em Tribunal.

Mover apenas um processo à aluna em questão é muito pouco. É deixar impunes muitos outros que estavam na sala e em vez de separarem a aluna da professora até incitaram para que o confronto continuasse.

O Ministério Público deve mover processos a toda a turma por negação de auxílio a uma vítima de agressão/abusos e apurar quem foram os alunos que incitaram ao confronto gritando coisas como: “A velha vai cair”, etc.. Esta turma deve ser toda severamente punida para servir de exemplo para todo o país.
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 1   
1. Toni 2 ( 268pts )
2. carlos-carlos ( 203pts )
3. moncarapacho ( 201pts )
4. Resistente ( 184pts )
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Ovação à ministra
17:21 Quarta feira, 12 de novembro de 2008, 39
Ana Benavente acusa Governo de chantagem e de autoritarismo
18:03 Terça feira, 15 de abril de 2008, 51
Valter Lemos diz que há condições para avançar o processo
15:53 Segunda feira, 14 de abril de 2008, 6
Acordo entre Ministério da Educação e sindicatos
15:16 Sábado, 12 de abril de 2008,
Ministra cede aos sindicatos
9:30 Sábado, 12 de abril de 2008, 23
Alunos castigados com aulas extra de civismo
16:37 Sexta feira, 11 de abril de 2008, 13
Ministra garante "tranquilidade" no processo
20:23 Sábado, 5 de abril de 2008, 21
"Dê Voz ao Cartoon" - Humor nota 20
18:46 Sábado, 5 de abril de 2008, 1
Escolas-piloto no combate ao insucesso escolar
17:39 Sábado, 5 de abril de 2008, 1
25% do crime juvenil é cometido na escola
12:24 Sábado, 5 de abril de 2008, 7
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB
Grupo ImpresaACAP