24 de abril de 2014 às 17:08
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Agricultura  ⁄  Alqueva: agricultores regam com ajuda da Internet

Alqueva: agricultores regam com ajuda da Internet

Os agricultores, da área de regadio de Alqueva, já podem simular na Internet consumos de água para rega e respetivos custos.
Alqueva: agricultores regam com ajuda da Internet D.R.

Os agricultores de regadio da zona de Alqueva podem agora simular, através da Internet, os seus consumos de água para rega e os custos
associados, graças a uma ferramenta disponibilizada pela empresa gestora do projeto.

O Simulador de Tarifários de Rega, no âmbito do serviço público de águas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), está disponível desde hoje, anunciou a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Acessível na página da EDIA, em www.edia.pt , esta ferramenta online permite aos utilizadores simularem os consumos de água para rega e estimar o custo associado.

A empresa gestora considerou "relevante" disponibilizar o simulador, na sequência do despacho n.º 9000/2010, de 26 de maio, que fixou o tarifário que estabelece o preço da água do empreendimento de Alqueva destinada a rega para uso agrícola.

Simular para regar 


O simulador "está preparado para calcular o custo associado aos consumos de água, consoante a localização e tipo de fornecimento, o ano de instalação da cultura, o volume ou a cultura prevista e a respetiva área beneficiada", explica a EDIA. O resultado das simulações é efetuado "com base numa tabela de dotações".

Para utilizar o simulador, o utilizador "tem que selecionar a origem de água", mencionando se esta é direta de uma albufeira ou através de um aproveitamento hidroagrícola, sendo que, neste último caso, deve indicar "se o fornecimento é em alta ou em baixa pressão".

Após indicação da origem de água e do ano pretendido, os cálculos "podem ser gerados através de duas formas, nomeadamente inserindo o consumo de água estimado ou, em alternativa, a cultura e a área de cultivo previstas", pode ler-se no comunicado da empresa.

Os valores fornecidos pelo simulador, acrescenta a EDIA, incluem a redução estipulada para os primeiros sete anos após a entrada em funcionamento do respetivo perímetro de rega, bem como a Taxa de Recursos Hídricos (TRH).

"Os dados disponibilizados, bem como os resultados da sua aplicação, constituem informação meramente indicativa, não vinculando nem a EDIA enquanto entidade gestora, nem o utilizador enquanto beneficiário", ressalva, contudo, a empresa do Alqueva.

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub