Anterior
Acredita nas hortas dentro da cidade?
Seguinte
Portugueses fogem da agricultura
Página Inicial   >  Economia  >  Agricultura  >   Alqueva: agricultores regam com ajuda da Internet

Alqueva: agricultores regam com ajuda da Internet

Os agricultores, da área de regadio de Alqueva, já podem simular na Internet consumos de água para rega e respetivos custos.
Alqueva: agricultores regam com ajuda da Internet

Os agricultores de regadio da zona de Alqueva podem agora simular, através da Internet, os seus consumos de água para rega e os custos
associados, graças a uma ferramenta disponibilizada pela empresa gestora do projeto.

O Simulador de Tarifários de Rega, no âmbito do serviço público de águas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), está disponível desde hoje, anunciou a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Acessível na página da EDIA, em www.edia.pt , esta ferramenta online permite aos utilizadores simularem os consumos de água para rega e estimar o custo associado.

A empresa gestora considerou "relevante" disponibilizar o simulador, na sequência do despacho n.º 9000/2010, de 26 de maio, que fixou o tarifário que estabelece o preço da água do empreendimento de Alqueva destinada a rega para uso agrícola.

Simular para regar 


O simulador "está preparado para calcular o custo associado aos consumos de água, consoante a localização e tipo de fornecimento, o ano de instalação da cultura, o volume ou a cultura prevista e a respetiva área beneficiada", explica a EDIA. O resultado das simulações é efetuado "com base numa tabela de dotações".

Para utilizar o simulador, o utilizador "tem que selecionar a origem de água", mencionando se esta é direta de uma albufeira ou através de um aproveitamento hidroagrícola, sendo que, neste último caso, deve indicar "se o fornecimento é em alta ou em baixa pressão".

Após indicação da origem de água e do ano pretendido, os cálculos "podem ser gerados através de duas formas, nomeadamente inserindo o consumo de água estimado ou, em alternativa, a cultura e a área de cultivo previstas", pode ler-se no comunicado da empresa.

Os valores fornecidos pelo simulador, acrescenta a EDIA, incluem a redução estipulada para os primeiros sete anos após a entrada em funcionamento do respetivo perímetro de rega, bem como a Taxa de Recursos Hídricos (TRH).

"Os dados disponibilizados, bem como os resultados da sua aplicação, constituem informação meramente indicativa, não vinculando nem a EDIA enquanto entidade gestora, nem o utilizador enquanto beneficiário", ressalva, contudo, a empresa do Alqueva.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 0 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub