2
Anterior
Mulheres violadoras aumentam
Seguinte
Desfile de chapéus no casamento Real do ano (fotogaleria)
Página Inicial   >  Blogues  >  Blogues Life & Style  >  A vida de saltos altos  >   Alimentos Funcionais

Alimentos Funcionais

|

Os alimentos com propriedades funcionais atuam na melhoria de funções específicas do organismo, graças a certas substâncias presentes em quantidades significativas. Cada um desses elementos pode exercer um ou mais papéis essenciais para beneficiar a saúde. Confira os principais e sua ação quando ingeridos!









CAROTENOIDES:

  1. O que são? Grupo de fitoquímicos com ação antioxidantes. Os mais conhecidos são betacaroteno, alfacaroteno, luteína, zeaxantina e licopeno.
  2. Funções? Todos protegem as células contra radicais livres, prevenindo tumores. Luteína e zeaxantina agem na região dos olhos, reduzindo o risco de infeções, cataratas e cegueira.
  3. Onde encontrar? Alimentos de cor alaranjada (cenoura, manga, abóbora, mamão e dióspiro) são fontes de alfa e betacaroteno. O licopeno pode ser encontrada em vegetais vermelhos (tomate, melancia, goiaba). A luteína e zeaxantina estão presentes em alimentos com tons do amarelo ao verde (ervilha, espinafre, couve, milho, pimentos, banana, pera, etc.).

ISOFLAVONAS:

  1. O que é? Fitoestrógeno, substância encontrada nas plantas semelhante à hormona feminina estrogénio.
  2. Funções? Alivia os sintomas da menopausa (como as ondas de calor), reduz o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e cancro de mama.
  3. Onde encontrar? Soja e seus derivados (proteína texturizada, "leite", queijo, massa de soja)

FIBRAS:

  1. O que são? Tipos de hidratos de carbono que podem ser solúveis (dissolvem-se em água) ou insolúveis (mantêm-se intactas, sem se dissolver).
  2. Funções? Melhoram o funcionamento do intestino (desde que o consumo seja acompanhado da ingestão de líquidos, em especial égua), saciam a fome, controlam a absorção de gorduras e açúcares. A betaglucana, fibra solúvel presente na aveia, é capaz de reduzir o "mau" colesterol (LDL).
  3. Onde encontrar? Grãos e cereais integrais, frutas, legumes e verduras.

PROBIÓTICOS:

  1. O que são? Bactérias benéficas que habitam o intestino.
  2. Funções? Impedem a fixação de microrganismos patogénicos (causadores de doenças), prevenindo infecções gastrointestinais, equilibram a flora intestinal, estimulam o sistema imunológico.
  3. Onde encontrar? Iogurte, leite fermentado.

ÓMEGA 3:

  1. O que é? Tipo de ácido gordo (gordura), conhecida como gordura "boa".
  2. Funções? Protege o coração e as funções cerebrais. Têm ação anti-inflamatória, estimulando o sistema imunológico, reduzindo os a formação de coágulos sanguíneos, reduz também a taxa de triglicéridos e aumenta o nível do "bom" colesterol (HDL).
  3. Onde encontrar? Peixes (principalmente salmão, atum, sardinha, cavala, anchova e arenque), linhaça, castanhas, sementes de abóbora e folhas verde-escuras (rúcula, agrião, espinafres).

FITOESTERÓIS:

  1. O que são? Substâncias (esteroides) presentes nos vegetais com estrutura semelhante à do colesterol.
  2. Funções? Fazem o intestino absorver menos colesterol "mau" (LDL) durante a ingestão dos alimentos.
  3. Onde encontrar? Nozes, gérmen de trigo, sementes de girassol, soja.

ANTOCIANINA:

  1. O que é? Tipo de polifenol responsável pela cor roxa de alguns vegetais.
  2. Funções? Inibe a formação de coágulos sanguíneos, protege o sistema circulatório, previne problemas cardíacos.
  3. Onde encontrar? Repolho roxo, casca da beringela, amora, açaí, ameixa (seca ou fresca), cereja, uva roxa, azeitona preta.

ALICINA:

  1. O que é? Composto derivado do enxofre, responsável pelo o dor característicos (e pouco agradável) do alho, é libertado quando o alimento é cortado, prensado ou mastigado.
  2. Funções? Antibiótica, antibacteriana, antifúngica e antiviral.
  3. Onde encontrar? Alho e cebola.

CATEQUINA:

  1. O que é? Tipo de polifenol. Os polifenóis são substâncias antioxidantes presentes nos vegetais, responsáveis pela defesa contra bactérias, vírus, fungos e radiação ultravioleta.
  2. Funções? Inibe a oxidação do colesterol e é anticancerígena.
  3. Onde encontrar? Chá verde, chocolate amargo, uvas, morango.

SULFORAFANO:

  1. O que é? Substância antioxidante da família dos isotiocianatos (que contêm enxofre).
  2. Funções? Atua no fígado, estimulando a produção de enzimas que combatem substâncias cancerígenas e ajudam a prevenir o cancro do cólon e da mama.
  3. Onde encontrar? Brócolos, couve-flor, repolho e agrião.

Para que as funções do organismo estejam reguladas e a prevenção de doenças a partir da alimentação seja suficiente, é preciso equilibrar a dieta, ingerindo diferentes alimentos naturais durante a semana, pois o corpo necessita de quantidades distintas de cada nutriente.

Um dieta equilibrada, rica em alimentos frescos, integrais, orgânicos e funcionais, permite que o organismo entre num processo de eliminação de toxinas acumuladas.

Incluir o alimento certo no seu cardápio é essencial para controlar um determinado problema de saúde. Por exemplo, para baixar o colesterol, o recomendado é consumo de fibras, como a aveia, porém é necessário também reduzir o consumo de carnes vermelhas e produtos industrializados. Se isto não acontecer de nada vai adiantar consumir uma boa quantidade de aveia todos os dias, daí procure aconselhamento com um especialista. Tal como o "Pai da Medicina", Hipócrates, citou, " Se pudermos dar a cada indivíduo a quantidade exata de nutrientes e de exercício, que não seja insuficiente, nem excessiva, teremos encontrado o caminho mais seguro para a saúde".


Contacte a nutricionista Neide Rangel
Através do mail info@inn.com.pt ou visite o site www.inn.com.pt

A Vida de Saltos Altos no Facebook

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.



A Vida de Saltos Altos no Twitter

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.



Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 2 Comentar
ordenar por:
mais votados
Política pública e alimentação saudável...
Existem ainda muitas forças contrárias às mudanças em favor duma alimentação de qualidade... Quem está atento pode muito bem notar a inibição de muitas pessoas em adotar um hábito alimentar que favoreça a qualidade de vida através de alimentos saudáveis e longe da industrialização... Fico muito otimista quando percebo neste espaço a presença ativa em prol duma nova mentalidade na opção de vida... Penso que o hábito alimentar saudável e favorável à saúde poderia ser uma preocupação de política pública para assegurar o direito à alimentação e nutrição; e, assim criasse oportunidades para que todas as pessoas tivessem acesso e garantissem a qualidade de suas vidas por meio do seu alimento... Acrescento aqui a minha mais recente descoberta sobre a proteína faseolamina que não percebi no seu post, também não sei se a pesquisa feita sobre a farinha do feijão branco é falaciosa, pois ainda não experimentei... Segundo o link abaixo: "A proteína presente nesse feijão (é responsável pelo emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue) a faseolamina, porque inibe a absorção de glicose (amido) pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes”... Outra descoberta minha muito eficaz e não tão recente porque experimentei e fez-me muito bem: foi um antioxidante encontrado na farinha do cacau... Obrigada, drª Neide, por mais uma aprendizado nutricional!...
Re: O link
Comentários 2 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub