Siga-nos

Perfil

Expresso

Alertas Expresso

Líder da Autoeuropa vetado pelo PCP

António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa e militante do Bloco de Esquerda, não passou na triagem para a lista para o Conselho Nacional, a ser votada pelo congresso de 15 e 16.

O grupo de trabalho constituído no seio da direcção da CGTP, encarregue de elaborar a lista para o futuro Conselho Nacional, não considerou o nome de António Chora.

O líder da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa é militante do Bloco de Esquerda e já desempenhou temporariamente as funções de deputado daquela partido na Assembleia da República. O seu nome foi proposto ao Sindicato dos Metalúrgicos do Sul pela CT da empresa, assim como por vários delegados e dirigentes sindicais.

Controlada pelo sector mais ortodoxo do PCP, a direcção daquele sindicato excluiu o nome de Chora, quer como delegado, quer como potencial membro do Conselho Nacional. António Chora fala mesmo de "veto político" e recusou o convite para assistir ao congresso dos próximos dias 15 e 16.

A Autoeuropa, a principal empresa portuguesa em termos de produção de riqueza, com mais de três mil trabalhadores, não terá nenhum sindicalista no órgão máximo da CGTP.

Leia mais na edição do Expresso na banca ou clicando aqui, onde a edição da banca está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado