21/05/2012 atualizado às 19:01
Página Inicial » Economia » Alemanha tomou medidas preventivas para eventual bancarrota grega

Alemanha tomou medidas preventivas para eventual bancarrota grega

Os ministros das Finanças do Eurogrupo autorizam ontem a libertação de quinta "tranche" do empréstimo à Grécia.

12:16 Domingo, 3 de julho de 2011

A Alemanha tomou medidas preventivas para uma eventual bancarrota da Grécia, reconheceu o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, em declarações ao semanário Der Spiegel.

"Claro que, como qualquer governo responsável, tomámos medidas para prevenir o caso improvável de que, contra todas as expectativas, a Grécia deixe de pagar a dívida", disse o ministro.

O responsável do Tesouro alemão defende, por outro lado, o acordo alcançado com as instituições financeiras privadas da Alemanha para a sua participação no novo fundo de resgate da Grécia.

"Trata-se naturalmente de um êxito", comentou o ministro, sublinhando que, "há um par de meses, ninguém acreditava seriamente que conseguiríamos alguma participação privada".

"A Europa deve dispor-se - com mais força do que até agora - a apoiar a Grécia para gerar crescimento", acrescentou Schäuble, para quem esse objetivo também traz "tarefas e oportunidades consideráveis para a economia alemã".

Após a aprovação, no sábado, de um novo pacote de ajuda para a Grécia pelos ministros das Finanças da Zona Euro, Schäuble apelou às autoridades de Atenas para que executem de forma diligente as medidas acordadas, entre elas iniciar rapidamente a política de privatizações.

Lusa
Palavras-chave  Grécia, dívida, Economia
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Alemanha tomou medidas na bancarrota Grega
Toni 2 (seguir utilizador), 4 pontos (Interessante), 14:39 | Domingo, 3 de julho de 2011
A Europa e o Euro teriam mais a perder no caso de a Grécia não ser salva. Além da falência da Europa e do Euro, o que seria pior a emenda que o soneto, era acima de tudo um desprestigio e uma vergonha para este velho Continente e acima de tudo uma falta de respeito para os antepassados que a fizeram nascer. Sem duvida que ouve Países que se portaram mal e tal como as crianças merecem castigo, mas chegar ao ponto de a deixar morrer não lembra a nenhum pai. Não nos podemos nunca esquecer que a questão é muito de especulação no confronto com o dólar. Esta é também a verdade nua e crua. Outros valores mais altos se levantam.
 
 Regras da comunidade
    Re: Alemanha tomou medidas na bancarrota Grega    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 22:29 | Domingo, 3 de julho de 2011
Quando li a notícia,
Rio Grande (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 0:39 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
pensei que uma unidade de Panzer partiria da Alemanha, para ocupar a Grécia, novamente... Rio Grande
 
 Regras da comunidade
Pudera...
Marradas Beligerante (seguir utilizador), 2 pontos , 12:55 | Domingo, 3 de julho de 2011
A Grécia nunca cairá na bancarrota. Ainda que os colossos Alemanha, Inglaterra e França muito desejassem atirar os gregos para a valeta, outros "interesses" mais altos se levantam.
Portugal não terá a mesma sorte que está a ter a Grécia.
Caso mijemos para fora do penico, já sabemos que ninguém nos deitará a mão como está a ser feito (e concordo) à Grécia.
 
 Regras da comunidade
    Re: Pudera...    Ver comentário
TOPECAS (seguir utilizador), 1 ponto , 13:17 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Pudera...    Ver comentário
MUITO DESILUDIDA (seguir utilizador), 2 pontos , 16:34 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Pudera...    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:24 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Pudera...    Ver comentário
julcal (seguir utilizador), 1 ponto , 15:34 | Domingo, 3 de julho de 2011
Impossível!
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 16:00 | Domingo, 3 de julho de 2011
Nada me estranha nesta Alemanha!
Nada me estranhava na Alemanha de Helmut Kohl!
Nunca me estranhou a Alemanha de Helmut Schmidt!
Nunca fiquei surpreendido com a recuperação da Alemanha de konrad Adenauer!
Só fico surpreendido com aqueles que se surpreendem com a Alemanha de hoje, de ontem de antes de ontem, mesmo a de Willy Brandt e Gerard Schroeder?!
Os alemães vivem num mundo diferente do nosso!
Mas nós que os detestamos, gostaríamos de viver como Eles, mas pensando como pensamos...
Impossível!

 
 Regras da comunidade
    Impossível!    Ver comentário
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 16:06 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Impossível!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 18:14 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Impossível!    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 13:28 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Impossível!    Ver comentário
carlos-carlos (seguir utilizador), 2 pontos , 18:43 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Impossível!    Ver comentário
alix07 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:52 | Domingo, 3 de julho de 2011
SÃO UNS BENEMÉRITOS
zelis (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 19:18 | Domingo, 3 de julho de 2011
Agora participam, desinteressadamente, na ajuda, dando uns euros (subentenda-se um chouriço), em troca do porco que virá com as privatizações a preço de saldo.
Que "grande ajuda" e que grande negócio.
Daqui a uns meses, trocam os ferro ora emprestado pelo ouro grego (subentenda-se património) ao preço da uva mijona.
Connosco sucederá o mesmo, só que numa escala menor.
Daqui a um ano já pouco mais teremos para vender do que a serra da Estrela, porque até a nossa dignidade já está pelas ruas da amargura.
Seremos europeus de segunda (empregados da Alemanha e afins) com ordenados e reformas do africano médio.
 
 Regras da comunidade
Vamos lá falar claro...
afonso aguiar (seguir utilizador), 2 pontos (Bem Escrito), 22:05 | Domingo, 3 de julho de 2011
Uma bancarrota num país dito moderno e desenvolvido como a Grécia teria efeitos muito nefastos para o próprio país,para a UE e para economia mundial,devido ao efeito potente provável em cadeia de dominó.
Hoje,os países ditos modernos e desenvolvidos têm um modus vivendi quase completamente metropolitano,pelo que dependem quase só das políticas monetárias e financeiras e da gestão tecnocrática.
O que significa dizer que se o circuito de distribuição empresarial e bancário falhar a população em geral não tem a que se "agarrar" se a situação de bancarrota se prolongar por algum tempo.
Isso seria catastrófico dado que a vida nas cidades assenta na detenção e circulação do "papel"(dinheiro).
Uma bancarrota não seria tão perigosa se a base da economia fosse a terra e o "papel" como acontecia até meados do séc.XX ou só a terra como aconteceu antes do séc.XIX.
Hoje,a conjuntura cultural e civilizacional é de vida fácil ainda que asfixiante,mas muito mais perigosa,proletarizante(cada vez há mais falta de emprego para as gerações mais novas) e desenraizada(o niilismo cultural e civilizacional de vazio pessoal e familiar com uma dinâmica anárquica campeia sem fim à vista).
As metrópoles cada vez precisam de mais"papel"(o que é fácil de produzir hoje) mas papel, sem produção de riqueza e actividade económica consistente,acaba por não ser solução para nada e a sua difusão inconsistende conduz ao apodrecimento social,cultural e civilizacional mais acelerado.
Logo,assim não vai lá...
 
 Regras da comunidade
    Re: Vamos lá falar claro...    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 0:45 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Vamos lá falar claro...    Ver comentário
afonso aguiar (seguir utilizador), 1 ponto , 11:53 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Vamos lá falar claro...    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 12:37 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Vamos lá falar claro...    Ver comentário
afonso aguiar (seguir utilizador), 1 ponto , 21:25 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Vamos lá falar claro...    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 1:32 | Terça feira, 5 de julho de 2011
    Re: Vamos lá falar claro...    Ver comentário
afonso aguiar (seguir utilizador), 1 ponto , 10:17 | Terça feira, 5 de julho de 2011
    Re: Vamos lá falar claro...    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 12:27 | Terça feira, 5 de julho de 2011
lo
legorn (seguir utilizador), 1 ponto , 13:57 | Domingo, 3 de julho de 2011
Junta-te já a um país virtual: http://tiny.cc/prsf6
 
 Regras da comunidade
BANCARROTA HÁ VISTA
manel007 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:53 | Domingo, 3 de julho de 2011
Estes alemães criam pânico no mercado. Já não chega a situação grega agora vêm a público dizer que estão a tomar medidas preventivas para uma eventual embora que improvável bancarrota Grega.
Os bancos alemães que estão em grande parte a financiar este novo pacote como vão reagir a isto?
Os mercados com esta noticia vão agora ter a sentença final da Grécia.
O motor económico da Grécia está a dar um mau exemplo, como fez em relação há bactéria E.coli.
Quanto há Grécia, o mal já está feito e agora, vão sofrer as consequências.
 
 Regras da comunidade
    Re: BANCARROTA HÁ VISTA    Ver comentário
julcal (seguir utilizador), 1 ponto , 15:37 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Improvável bancarrota Grega.    Ver comentário
D. Sebastião I (seguir utilizador), 1 ponto , 18:39 | Domingo, 3 de julho de 2011
Os gregos sabem que nos podem contagiar!
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Domingo, 3 de julho de 2011
Um economista de renome nacional afirmou na TVI que uma das causas da crise grega foi as regalias. Na Grécia existia o 13º,14º,15º e até em alguns casos o 16º mês!?!? Agora manifestam-se todos os dias porque muita regalia lhes foi corta. Mas que país suporta tais regalias a não ser que seja muito industrializado? Eles protestam contra cortes quando estão a viver com dinheiro emprestado? Querem receber regalias pagas pelos outros? Parecem os juízes dos tribunais portugueses, que criminoso é quem trabalha.
Sinceramente começo a detestar a atitude grega de protestar á espera que lhe subam as tranches da ajuda económica. O trabalho dos gregos é pegar num pau e ir par ao meio da rua gritar, e pular e depois a Europa paga, ou corre o risco de contagio. Parecem os assaltos com seringa. Peço muito perdão pela linguagem que vou utilizar, mas eu servia aos gregos um prato de merda ao final de cada greve, porque num país a viver por empréstimos fazer greves e protestos de rua que agravam muito mais a situação, é o que eles merecem.
 
 Regras da comunidade
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 19:14 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 22:17 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 19:32 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 22:37 | Domingo, 3 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 13:36 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 13:45 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
Expedita (seguir utilizador), 1 ponto , 0:36 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 13:41 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 15:09 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
    Re: Os gregos sabem que nos podem contagiar!    Ver comentário
Miguel Lifôro (seguir utilizador), 1 ponto , 19:32 | Terça feira, 5 de julho de 2011
A Grécia já faliu...
D. Sebastião I (seguir utilizador), 1 ponto , 17:53 | Domingo, 3 de julho de 2011
Portugal devia era preocupar-se consigo e deixar de olhar para os outros.
 
 Regras da comunidade
lo
legorn (seguir utilizador), 1 ponto , 23:21 | Domingo, 3 de julho de 2011
Junta-te já a um país virtual: http://tiny.cc/prsf6
 
 Regras da comunidade
Próximo
Zeferino Nascimento (seguir utilizador), 1 ponto , 23:32 | Domingo, 3 de julho de 2011
Vai uma aposta? Não...não é a "beira mar plantada". É a Espanha e depois acabou.Impludiu...porque em Espanha,como nas touradas,é a sério. Mata-se o bicho(ao qual não se cortam as pontas dos cornos) ou este mata o matador. E todo o"mundo" sabe como está a economia e o desemprego por lá. Só que não podem,sequer.nisso falar nisso.Siga a Banda.
 
 Regras da comunidade
A Merkel já mandou desmontar o Parténone !
vilhegas (seguir utilizador), 1 ponto , 6:53 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
Se os Gregos não pagarem, o Parténone sera levado para Berlim e montado ao lado do "Bundas.Tago" ! Esta MerKel von Hitler ... "não dá ponto sem nó" ! A Tipa SABE, porque leu o "Mein Kampfo" e o livrinho vermelho do "Mao-Zé-Dongas" !
 
 Regras da comunidade
quando não há pão todos ladram ninguém tem razão.
socontamasqueentram (seguir utilizador), 1 ponto , 9:29 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
resume tudo o que se passa. o efeito de bola de neve está aí. com a globalização ele espalha-se tal como um virus. O abrandamento do compra e vende está para ficar, logo, vai cada vez haver mais desemprego. É altura de se arranjar soluções através daquilo que o homem é bom. CRIATIVIDADE.
 
 Regras da comunidade
    Re: quando não há pão todos ladram ninguém tem raz    Ver comentário
sardinha assada (seguir utilizador), 1 ponto , 13:42 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
BANCARROTA....
Horizonte e Mar (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Segunda feira, 4 de julho de 2011
Alguém com um mínimo de conhecimentos sobre Política Económica pensaria que a Bancarrota pudesse vir a ser uma realidade'

Sabemos todos que nada seria mais gravoso para os Paises ditos Ricos que uam Bancarrota porque isso seria certamente o Descalabro dessas Sper Potencias Europeias.

Acabemos com o Medos e Falemos Verdade.

Esse Paises somente pretendem que a UE continue que que o Euros se mantenha FORTE porque o Dollar tem os seus dias contados...

Todos Os Paises Devedores, devemhonrar os seus compromissos, Pagando mas pagando com JUSTEJA E SEM EXPLORAÇAO.

Os Devedores necessitam dos Paises Ricos mas os Paises Ricos sem Devedores acabar]ao por se tormnarem Pobres porque a Economia e Finanças deixam de Existir.

 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
Email
O Expresso no
PUB




TIC mantém aposta no recrutamento
17:30 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Conselho de Finanças Públicas quer previsões independentes
16:53 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Três bancos perdem 660 milhões em cinco dias
13:42 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 20
Espanhóis acreditam que será necessário resgate
12:19 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 2
Jardim Gonçalves diz que toda a banca vai ser nacionalizada
12:14 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 21
"Há uma visão comum entre Portugal e França"
11:29 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Passos reuniu-se com Durão Barroso em Chicago
9:22 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Cavaco pede à troika mais crescimento económico
7:03 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 31
L'Oréal Brandstorm procura 200 novos talentos no marketing
15:00 Domingo, 20 de maio de 2012,
Greve dos revisores da CP com adesão de 99%
14:49 Domingo, 20 de maio de 2012, 33
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB
Grupo ImpresaACAP