68
Anterior
Garcia Pereira apoia Alegre
Seguinte
Lopes diz que Portugal seria "bem melhor" sem Cavaco Silva em Belém
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Presidenciais 2011  >   Alegre acredita que "a onda está a crescer"

Alegre acredita que "a onda está a crescer"

O candidato presidencial deixou-se inspirar pelas boas recepções que obteve em Coimbra (ontem) e no Porto (hoje) e mostrou-se convicto que "a onda está a crescer". Clique para visitar o dossiê Presidenciais 2011
|
«A vossa força dá-me força», garante Alegre
«A vossa força dá-me força», garante Alegre / António Pedro Ferreira

Ao almoço, na praia da Angeira, em Matosinhos, depois do habitual acolhimento caloroso que estas ruas sempre prestam aos candidatos socialistas, Manuel Alegre confessou: "A vossa força dá-me força". E garantiu estar a lutar pela segunda volta.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Presidenciais 2011

"Quiseram fazer crer que isto era um passeio. Mas não há coroações em democracia, não há vencedores antecipados, Cavaco Silva não está eleito", disse, em tom crescente, para gáudio do restaurante completamente cheio.

E, repetindo uma expressão que tem usado amiúde nos últimos dias, proclamou: "Se vencer Cavaco Silva é uma utopia, nós vamos realizar essa utopia".

A escolha  é "entre a democracia e o autoritarismo"

Num discurso que tem vindo progressivamente a afinar, Alegre voltou a sublinhar que a escolha que se põe aos eleitores no próximo dia 23 é muito simples: "O que está em jogo é uma democracia com direitos sociais e uma democracia sem direitos e sem serviços públicos. E essa será outra democracia".

O candidato lembrou que "este é o Presidente das cargas policiais" e, numa rara referência ao facto de ser apoiado pelo partido do Governo, disse: "Pode gostar-se ou não deste Governo, tem havido grandes manifestações, mas nunca ninguém reprimiu ninguém". Debaixo de forte aplauso, Alegre rematou: "Essa é a diferença entre a esquerda e a direita, a democracia e o autoritarismo".

Já na véspera, em Coimbra - num dos mais, se não o mais, vivos comícios desta campanha até aqui morna -, Manuel Alegre associou a opção por si ou por Cavaco como "uma luta ideológica" entre os valores do neoliberalismo (encarnados pelo atual Presidente) e os da democracia com direitos sociais, alertando: "As direitas da Europa estão a reinventar a luta de classes. Querem o poder todo".

 

Opinião


Multimédia

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 68 Comentar
ordenar por:
mais votados
É a onda da "ressaca"
Mas a 23 de Janeiro,o País entra no rumo certo:Cavaco reeleito por esmagadora votação e Sócrates começa a arrumar os armários.
ALEGRE VAI SER O PRÓXIMO PRESIDENTE
Re: É a onda da
Re: É a onda da
Re: A abstenção será rainha...
Re: A abstenção será rainha...
Re: Você lá terá as suas razões...
Re: Você lá terá as suas razões...
Re: Você lá terá as suas razões...
Re: Você lá terá as suas razões...
Re: Você lá terá as suas razões...
Re: A abstenção será rainha...
Re: A abstenção é a posição dos fracotes!
Re: A abstenção é a posição dos fracotes!
Re:Situação esquisita.
Re: Re:Situação esquisita.
Re: A abstenção será rainha...
Re: A abstenção será rainha...
Re: É a onda da
Re: É a onda da
Alegre não sabe nadar...yô!
Gluuuup ! Gluuup ! Gluuuu...
Devia era acontecer um tsumani para varrer todos
os corruptos deste País e muitos daqueles que querem passar por uns santinhos...
NÃO VAI MAIS VINHO PARA AQUELA MESA (2)
««« "Essa é a diferença entre a esquerda e a direita, a democracia e o autoritarismo"»»»

Manuel Alegre depois da prova de vinho, afirmando q a Coreia do Norte, Cuba e a China, são democracias porque são de esquerda.
Não pode ir mais vinho para aquela mesa porque
Re: Não pode ir mais vinho para aquela mesa porque
Re: Não pode ir mais vinho para aquela mesa porque
A crescer ?
Incompetente, já sabíamos que era, agora ingénuo é que não !
Olhe que as aparências iludem!
E assim no dia 23 a decepção vai ser maior !
Enquanto o Sr. trabalha para uma segunda volta, Cavaco Silva arrasa-o em todos os capítulos, segundo a última sondagem publicada no Expresso !
HABITUE-SE !
Não se deixe enganar a si próprio !
VIVA O SPORTING!!!
... também vai ter um novo presidente...
Re: VIVA O SPORTING!!!
Re: VIVA O SPORTING!!!
Re: VIVA O SPORTING!!!
Re: VIVA O SPORTING!!!
Re: VIVA O SPORTING!!!
Re: VIVA O SPORTING!!!
Esquecimentos de Telhado e Alegre
Aqui há dias, no jornal “metro”, Manuel Falcão recordou que Manuel Alegre foi secretário de estado do I Governo Constitucional por escassos 6 meses e fica na história por ter encerrado as 4 publicações do grupo Soc. Nac. Tipografia, atirando para o desemprego 900 trabalhadores, daquele que era então o maior grupo de imprensa de Portugal, prometendo a sua reestruturação, que nunca foi sequer iniciada. Nem se importou com isso nos trinta anos seguintes que passou no Parlamento. Que não recorde este facto na sua biografia, parece-me normal, já que ultimamente disse não se recordar de outros factos mais recentes. Agora que Zé do Telhado, nos seus muitos “copy-paste” da biografia do pateta não traga o assunto à colação é que me parece uma incongruência, ele que acha que Alegre é que interessa aos trabalhadores e ao estado social.
Re: Esquecimentos de Telhado e Alegre
Re: Esquecimentos de Telhado e Alegre
lol
Re: lol
Re: lol
Re: Esquecimentos de Telhado e Alegre
Re: Esquecimentos de Telhado e Alegre
Isto mete cada vez mais água
Alegre diz que vai na onda e Cavaco diz que vai na maré. É a ver quem é melhor a meter água.
CORENCIA

Manuel Alegre "não deixaria de dormir descansado" por causa de uma vitória de Cavaco Silva nas eleições presidenciais.

"Não acho que a democracia vá ao ar se Cavaco Silva ganhar as eleições", frisou o candidato, em entrevista à TVI.

Cavaco Silva é "uma pessoa séria e íntregra, mas crispado, que tende a crispar a vida política" e que "tem uma tendência para se cingir apenas aos problemas económicos".
12.1.2011, Manuel Alegre

“Democracia deixará de ser a mesma” com reeleição de Cavaco
Alegra acredita que "a onda está a crescer"
Estes politicos são todos iguais. Ele sabe perfeitamente que já nem com viagra a coisa cresce. Depois das promessas chegam as desilusões. Não têm emenda prometem mesmo sabendo que não podem cumprir. Pelo andar da carruagem está pequenino e assim vai continuar.
Está a crescer
Para o correr a si e demais xuxalistas que são o verdadeiro cancro desta sociedade, e porque não fala da saúde de onde o seu cacique aprovou custos de mais de 600%, isto é ser de esquerda isto é democracia, para quem?
DIZ O MANEL DE ÁGUEDA QUE A ONDE ESTÁ ACRESCER
Sim é capaz de estar a crescer na sua cabeça, o senhor é das tais pessoas, que nem de porrada é farto. Mas não se iluda, não vai haver segunda volta, pois o povo está farto de fantochadas e traidores. N~~ao vou voltar a explicar, mas... para aqueles que ainda não sabem, refiro-me ao seu asilo dourado em Argel e o péssimo serviço que prestou aos Portugueses, muitos provávelmente morreram ou sofreram ataques, graças à sua intervenção e fome de protagonismo. Assim cá se fazem cá se pagam. Descanse, prepare uma viagem talvez ANGOLA, pois tem cama e dormida à borla, não digo porque, mas os Portugueses sabem. Consulte um médico deve estar bem abalado desses nervos, assim para não gastar dinheiro, peça ao seu amigo de peito e também candidato, refiro-me ao XUXIALISTA DEFENSOR DE MOURA, oara o consultar, ou meter uma cunha para ser consultado e não ficar em lista de espera.
Saudações democráticas. Prepare melhor a lição pode ser que à terceira seja de vez. Um só Povo, uma Só Nação, mas em BELEM O MANEL DE ÁGUEDA NÃO. Ahhh... já me esquecia, realmente o apoio do lunático GARCIA PEREIRA é... importantissimo, tem cá um peso... todas as vezes que se candidatou, as mesas de voto viram-se aflitas para contarem os seus votos. Ah.... ah..... De hoje a oito dias, por esta hora estou a apresentar OS PESAMES AO MANEL DA CASA ASSALTADA.
Onda? Tsunami?
Não é preciso fugir! É um alarme falso!

O "Cavaco" flutua sempre.
Arquimedes explicou-nos que o corpo flutua sempre, desde que mais leve que o volume do líquido deslocado.

Mesmo que não gostemos, a lei da física vai confirmar-se.

Uma triste alegria prematura
Pois é, sr. Alegre: por mais que se esforce com boas ou más razões, os portugueses vão dar a vitória (talvez já em 23 deste mês) a um dos principais responsáveis pela pobre e desgraçada situação a que chegámos, o "o grande mestre" sr, prof Cavaco Silva. Os portugueses são assim, gostam de certo tipo de figuras com "fumaças" de autoritarismo, mas de pouca autoridade. Ainda por cima com o exército da Igreja a ajudar a "pagar" a ajuda e a companhia que este sr. deu ao Papa quando da sua última visita.
Lembram-se daquele dito de "vender gato por lebre"? O sr. prof. Cavaco aprendeu bem a lição e agora aplica a receita.
Re: Uma triste alegria prematura
Para "Badwaves"
Re: Para
Re: Para
Re: Para "Spacos"
Alegre acredita que "a onda está a crescer"
ACREDITA OU TEM A CERTEZA?

Vai uma grande diferença entre uma coisa e a outra!
No tempo do Engenheiro Guterres havia uns socialistas católicos, se ainda não desertaram, é bom que acendam umas velinhas... a coisa parece estar agora no prisma da fé!
Comentários 68 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub