Anterior
Expresso revela acusação de homicídio contra Duarte Lima
Seguinte
Duarte Lima: de líder parlamentar a acusado de homicídio (fotogaleria)
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Atualidade  >  Herança de Feteira  >   Advogado de Duarte Lima diz que acusação é "absurda" e "inaceitável"

Advogado de Duarte Lima diz que acusação é "absurda" e "inaceitável"

João Costa Ribeiro Filho, advogado de Duarte Lima no Brasil, argumenta que a Polícia brasileira apresentou provas colhidas de forma "tendenciosa". Clique para aceder ao índice do dossiê Herança de Feteira
Lusa |
Ministério Público brasileiro acusou ontem Duarte Lima de ter assassinado Rosalina Ribeiro
Ministério Público brasileiro acusou ontem Duarte Lima de ter assassinado Rosalina Ribeiro / DR

O advogado do ex-deputado Duarte Lima no Brasil, João Costa Ribeiro Filho, emitiu hoje uma nota de "repúdio" à decisão do Ministério Público brasileiro de acusar formalmente o seu cliente pelo homicídio de Rosalina Ribeiro.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ Herança de Feteira
No comunicado, o advogado classifica a ação de "inaceitável, incompreensível e completamente absurda". "As imputações feitas não têm qualquer cabimento, não apresentando solidez-fática. Tratam-se, na verdade, de meras presunções, ilações e conjeturas, sem qualquer respaldo na prova dos autos", diz a nota.

O advogado argumenta que a promotora responsável pela denúncia baseou-se "exclusivamente" em provas apresentadas pela polícia que, segundo ele, terão sido colhidas de forma "tendenciosa".

"É inegável que a Polícia não conduziu a investigação com a seriedade e isenção exigidas, sendo prova evidente disso que ao longo do último ano foram publicadas centenas de fugas de informação da investigação nos jornais portugueses, sempre baseadas em fonte não identificadas da Polícia do Rio de Janeiro", acrescenta o texto.

"Contraprova evidenciará inocência do meu cliente"


O advogado conclui a nota a dizer que todos os pontos da acusação serão rebatidos e que a inocência de seu cliente será provada. "No curso da instrução (...) os pontos da acusação - que desde já considero completamente frágeis e infundados - serão categoricamente rebatidos e rechaçados e a contraprova evidenciará a absoluta inocência de meu cliente", conclui.

O Ministério Público brasileiro acusou ontem o ex-deputado Duarte Lima pela morte da portuguesa Rosalina Ribeiro e pediu a sua prisão preventiva.

Rosalina Ribeiro foi assassinada em dezembro de 2009 no município de Saquarema, nos arredores do Rio de Janeiro. A acusação indica que o crime terá sido motivado "porque a vítima se recusou a isentar o advogado de responsabilidade na participação numa fraude do espólio do milionário português Lúcio Tomé Feteira", companheiro falecido de Rosalina Ribeiro.


Opinião


Multimédia

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 28 Comentar
ordenar por:
mais votados
Aqui não há matéria para comentar
Nunca se percebeu o enriquecimento deste senhor, não era um empresário com investimentos de sucesso. Acredito que haja muito por explicar, não se passa de pe' descalço a milionário por magia.

Mas isso não significa que ande por aí a matar pessoas.
Ou será isso mesmo?

Não faço ideia.
Não comento, nunca simpatizei com este artista arrogante, mas não tenho dados suficientes para comentar.

Só gostava de saber como se enriquece assim, duvido que tenha sido honestamente, mas pronto...
Á cautela,fica por cá Duarte Lima
Morreu a Senhora,mas ainda muito sangue vai correr.
São os amigos do PSD no seu pior!
LIMA AZEDA ...
A lima é um fruto verde-amarelado, com diâmetro de 3–6 cm, geralmente contendo polpa azeda ...
E agora ?... Será que vão "espremer" Lima para preparar uma caipirinha ? ... uma margarita ou um mojito ? ...
Ou será que os "shots" eram de tequila ... devidamente acompanhados por pedaços de Lima e sal ? ...
Aguardemos os desenvolvimentos ... desta história "citrina" ... amarga e azeda ...
Sobre este caso podemos consultar...


Leia mais: http://extra.globo.com/ca... o-portugues-por-assassinato-de-idosa-herdeira-de-fortuna-2889509.html#ixzz1c4v7fOlc
http://extra.globo.com/ca
Não assim é que é correcto...
Esta informação é importante.
Se não lesse este naco de boa informação, ficaria a pensar que o advogado de defesa de Duarte Lima, faria declarações no sentido de: “sim, o meu cliente é um grande calhordas e abafou a velhota para lhe ficar com bufunfa”

Nunca tendo visto mais gordo o tal Duarte Lima, não sendo (contra vontade) interessado na fortuna do Feteira e nunca tendo ido a Maricá, declaro a minha convicção: Duarte Lima é inocente.

E posso garantir que Nicolau Santos comunga desta opinião. E como pessoa bem informada – o que não é o meu caso – escreveu (desde do início) no Expresso que existia uma maquinação para inculpar Duarte Lima. A origem da dita maquinação estava em “outros” interesses.

A declaração idónea e imparcial do advogado de defesa, confirma tal tese.
Segundo o jornal extra do rio de janeiro
Re: Segundo o jornal extra do rio de janeiro
Uma baixa nas hostes do PSD....
... por se constatar uma certa ausência prolongada de Duarte Lima, as acções de formação da bancada do PSD nas disciplinas Gestão de Fortunas e Tiro ao Alvo estão temporáriamente suspensas até novo concurso para prof. para preencher a vaga. Há quem diga que já deram entrada antecipadamente imensos curriculums.
Foi com as aulas de Duarte Lima que Pedro Passos Coelho arranjou a ciência necessária para gerir as fortunas dos Portugueses mais precisamente daqueles que nada têm. Pedro Passos Coelho especializou-se em gerir fortunas dos que nada têm porque para ele é melhor uma morte à fome do que ter que andar ao tiro!!!
Duarte Lima? Coitadinho...

Duarte Lima? Coitadinho... Não foi para a cadeia, triste ironia do destino, se tivesse ido não estaria sendo acusado de um crime tão hediondo.

Em processo de 1997, foram investigadas as contas do Duarte Lima. O advogado declarou ao Fisco, entre 1986 e 1994, rendimentos de 182 mil contos, mas a Polícia Judiciária encontrou movimentos milionários...

Foram às suspeitas de fuga ao Fisco e de enriquecimento ilícito – divulgado pelo extinto jornal ‘O Independente’, em Dezembro de 1994 – que levaram a uma investigação exaustiva da atividade profissional e financeira do advogado. Após averiguarem movimentos em 35 contas bancárias e reunirem um processo com 20 volumes e 11 apensos, o Ministério Público e a Polícia Judiciária concluíram por vários ilícitos. Todavia, acabou por ser proferido um despacho de arquivamento

Na época, os crimes de tráfico de influências e branqueamento ainda não existiam em Portugal. Mas, no processo, ficou claro que, num período de nove anos, Lima fez depósitos bancários superiores a cinco milhões de euros, e apenas declarou, para efeitos de IRS, pouco mais de 900 mil euros (182 mil contos). A Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a empresa Mota e Companhia, atual Mota-Engil, foram identificados como as principais entidades das quais Lima recebia dinheiro.

Continua...
Continuação...

“ – dois apartamentos na avenida Visconde Valmor em Lisboa – e ao seu envolvimento na compra de terrenos em Nafarros, que deram lugar à Quinta da Encosta (detida por uma offshore), detectou também depósitos na Suíça. Duarte Lima e Vítor Fonseca, seu assessor no Parlamento, fizeram uma viagem à Suíça, paga pelo deputado, em que, segundo a PJ, "foram efetuadas transferências bancárias de valores alegadamente pertencentes à offshore Cosmatic Properties, Lda. para uma conta em Portugal".

As autoridades suíças nunca consentiram que fosse cumprida uma carta rogatória para apurar os valores depositados na Suíça.

Apesar desse currículo maravilhoso, o Duarte Lima não sofreu qualquer penalidade política, e em janeiro de 1997 venceu as eleições para a presidência da Federação Distrital do PSD/Lisboa, mantendo-se como deputado na Assembleia da República.

Felizmente, em novembro de 1998, a mão da providência divina obrigou-o a se afastar da vida pública portuguesa, coisa que por uma questão de corporativismo nenhum deputado tomou a iniciativa...

Isso só nos mostra como estamos nas mãos da Providencia Divina, e quando ela não atua: "Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes."

O pecado capital.
Os padres servem para absolver os crentes dos seus pecados, e os advogados de defesa, têm a mesma função em relação aos seus clientes. É para isso que cobram. Para isso e para outras coisas! Que o diga Duarte Lima! Não têm é vergonha na cara!
Um Advogado a defender outro:
Que à falta de melhor, só diz disparates:
Uma prova juridicamente, é a recolha documentada de um facto, classificá-la por conveniência, como "tendenciosa", é idiota.
Quando "ajuíza" a acusação, "esquece-se", que isso compete ao Juíz e não ao Advogado.
Mais outro amigo do Acabado Silva!
Se dissesse...
Se dissesse que a investigação é correcta, já não seria advogado...
!?
Sempre há grunhidos em excesso tanto de parte dos promotores de justiça quando dos 'adêvogadios' de defesa, conforme podemos comprovar com as declarações desse senhor zé mané! Cabe ao juiz aparar as arestas e botar cada qual no seu devido lugar! Agora tio zé mané não me venha com esse papo furado de informações 'vazadas' para a imprensa, não há segredo de justiça nesse caso e por se tratar de um crime a sociedade tem o direito de saber, já q a brasileira não se interessou pelo caso então tomou o seu lugar a portuguesa, os 'puliça' nada mais fizeram do q a lei manda, nada mais fizeram do q a sua própria obrigação!
Re: Advogado de Duarte Lima diz que acusação é "ab
Só quem conhece o processo poderá dizer alguma coisa com interesse sobre este assunto.
Dando como verdadeiras as questões que têm vindo a ser objecto da comunicação social as contradições do visado permite-nos perceber que escondeu factos praticados que o tornam suspeito.
Quem estiver de boa fé e com certeza da sua inocência não necessita de esconder factos.
Re: Advogado de Duarte Lima diz que acusação é
Re: Advogado de Duarte Lima diz que acusação é
Até pode estar inocente mas....
.. eu nunca gostei da "cara" deste indivíduo (que só conheço através do media..)! E quando eu não gosto da "cara" de alguém (mesmo sem saber por quê ...) raramente me engano sobre algum aspecto negro do carácter dessa pessoa. Mas posso estar enganado! Toda gente tem direito à presunção de inocência...
Comentários 28 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub