Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

UNESCO: Carrilho diz que não foi avisado do afastamento

Manuel Maria Carrilho diz que soube da rotação diplomática pela agência Lusa. Editora do diplomata diz que Carrilho foi demitido devido ao livro que escreveu e à entrevista ao Expresso este fim de semana.

Cristina Figueiredo (www.expresso.pt)

Manuel Maria Carrilho garante que não foi avisado sobre a sua saída da representação diplomática junto da UNESCO. A notícia da rotação diplomática foi hoje conhecida, tendo sido difundida através de uma notícia da agência Lusa.

Até há momentos, oficialmente, pelo menos, o embaixador continuava sem saber de nada: "Soube pela Lusa. Ninguém falou comigo", disse Manuel Maria Carrilho ao Expresso, recusando-se a fazer mais comentários.

De acordo com essa notícia, o ex-ministro da Cultura, que fora nomeado para a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em abril de 2008, deixa o lugar, que passa a ser ocupado por Luís Filipe Castro Mendes, até agora a chefiar a embaixada portuguesa em Nova Deli.  

A saída de Manuel Maria Carrilho da UNESCO surge na mesma altura em que se preparava para lançar o livro "E Agora? Por Uma Nova República". A obra é uma colectânea de textos publicados na imprensa nos últimos anos, com um prefácio inédito.

Expresso noticiou saída em março

"Devido à publicação deste livro e à entrevista que a propósito dele deu ao semanário Expresso, Manuel Maria Carrilho acaba de ser demitido das suas funções como Embaixador de Portugal na UNESCO", refere a Porto Editora em comunicado hoje difundido. 

O rumor de que Manuel Maria Carrilho iria ser substituído no lugar de representante na UNESCO (ver notícia relacionada do Expresso de 20 de março deste ano) corria com insistência há vários meses sem ter tido qualquer confirmação. Até agora.

Na entrevista ao Expresso, a pretexto do lançamento de mais um livro seu, Carrilho defendeu, entre outras ideias, a reforma da carreira diplomática e criticava o "deslumbramento tecnológico" dos políticos.