Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

TVI: Granadeiro só soube do envolvimento de Rui Pedro Soares em fevereiro

"Só soube quando se levantou este problema, aí em fevereiro [deste ano]", afirmou Henrique Granadeiro no Parlamento. Clique para visitar o dossiê Face Oculta

O presidente do conselho de administração da Portugal Telecom afirmou hoje no Parlamento só ter sabido do envolvimento de Rui Pedro Soares nas negociações para a compra da TVI em fevereiro deste ano, "quando se levantou este problema".

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ FACE OCULTA

"Só soube quando se levantou este problema, aí em fevereiro [deste ano]", respondeu Henrique Granadeiro ao deputado do PCP João Oliveira, quando este lhe perguntou se soube que Rui Pedro Soares esteve envolvido nas negociações da PT para comprar a TVI, que, segundo vários testemunhos, terão decorrido em Junho do ano passado.

Henrique Granadeiro está a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao plano da PT para comprar parte da dona da TVI.

O presidente da PT admitiu que se sentirá "traído", caso se confirme a veracidade das escutas publicadas no semanário Sol.

"Se aquelas criaturas [Rui Pedro Soares e Paulo Penedos] andaram a fazer tudo o que está nas escutas do Sol, mais do que ultrapassado, eu sinto-me traído", afirmou.

Criada por requerimento potestativo do PSD e do BE, a comissão tem como objeto "apurar se o Governo, direta ou indiretamente, interveio na operação conducente à compra da TVI e, se o fez, de que modo e com que objetivos".

Além disso, a comissão visa "apurar se o primeiro ministro disse a verdade ao Parlamento, na sessão plenária de 24 de junho de 2009", quando referiu que não tinha sido informado sobre o plano.

Para analisar estas questões, os deputados querem ouvir 21 figuras. O primeiro ministro será o último a ouvir e através de depoimento escrito.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.