Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Tarifários da EMEL mudam hoje

Preços de estacionamento diferenciados consoante as zonas entram hoje em vigor. 

O preço do estacionamento na cidade de Lisboa vai ser diferenciado a partir de hoje, segundo o novo tarifário da EMEL, que garante redução dos custos numa área verde, mas aumentos nas denominadas zonas amarela e vermelha.

O presidente da empresa que gere o estacionamento em Lisboa, António Júlio de Almeida, salienta que o principal objetivo dos preços diferenciados é gerir melhor a mobilidade e o estacionamento de acordo com as especificidades das diferentes zonas.

A primeira hora de estacionamento na zona verde, que abrange 62% dos lugares disponíveis e onde existe uma baixa rotação de parqueamentos, passa a custar 80 cêntimos, mas na quarta hora de estacionamento o preço diminui quase dois euros quando comparado com o custo até agora.

Zona vermelha em locais como Baixa/Chiado 

Na zona amarela, que inclui 35% do total de lugares e com rotação média de estacionamento, o preço de uma hora é de 1,20 euros. Este custo aumenta nas primeiras duas horas, mas na terceira hora o valor é quase igual ao atual e diminui na quarta hora.

O estacionamento nos eixos vermelhos (três por cento dos lugares), identificados como zonas de grande rotatividade, está limitado a duas horas e custa 1,60 euros na primeira hora.

As zonas vermelhas correspondem a locais como Baixa/Chiado, Avenida António Augusto Aguiar, Avenida da Liberdade, Avenida de Berna, Avenida Guerra Junqueiro, Avenida João XXI, Praça de Londres, Praça Duque de Saldanha e parte da Avenida da República, Avenida de Roma e Campo Pequeno.