Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Submarinos: DCIAP confirma desaparecimento de dossiê

Departamento chefiado por Cândida Almeida mantém que faltam documentos no processo dos submarinos e vai pedi-los ao atual e antigo ministros da Defesa.

Rui Gustavo (www.expresso.pt)

Num comunicado divulgado há minutos, o DCIAP confirma que faltam documentos no processo dos submarinos: "Continua a faltar o dossiê histórico, contendo a documentação relativa aos concursos que antetecederam a celebração dos contratos, contrapartidas e financiamentos".

O DCIAP garante que vai fazer "novas diligências" e solicitar "a colaboração de anterior e atual ministros da Defesa". Aguiar-Branco será chamado a colaborar com o DCIAP, que não especificou se vai chamar Paulo Portas, Severiano Teixeira ou Santos Silva, os anteriores ministros da Defesa. 

No despacho de arquivamento do caso onde o advogado Bernardo Ayala, que representou o Estado nas negociações, era arguido, o procurador João Ramos  escreveu que "grande parte dos elementos referentes ao concurso público de aquisição não se encontra arquivada nos serviços, desconhecendo-se qual o destino que foi dado à maioria da documentação".