Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Socialista Napieralski candidato a Presidente da Polónia

O principal partido da esquerda polaca, SLD, elegeu quinta-feira à noite o deputado líder da formação, Grzegorz Napieralski, candidato a Presidente do país nas eleições de 20 de junho, anunciou hoje um porta-voz do partido. 

Grzegorz Napieralski é candidato a Presidente do país nas eleições de 20 de junho. O deputado sucede na candidatura à presidência da Polónia a Jerzy Szmajdzinsky, falecido no acidente aéreo do avião presidencial polaco a 10 de abril, na localidade russa de Smolensk. 

O novo candidato do partido socialista SLD confessou-se, em diferentes ocasiões, um fervoroso admirador político do presidente do governo espanhol, Jose Luis Rodriguez Zapatero. 

Direita tem preferência nas sondagens 

O candidato de esquerda tem muito poucas possibilidades de obter a vitória eleitoral, já que as sondagens situam o liberal Bronislaw Komorowski, presidente do Parlamento polaco e chefe de Estado em funções após o acidente, como o candidato com mais probabilidades de vencer o escrutínio. 

A tragédia de Smolensk representou um duro golpe para a plataforma de esquerda que, com a morte de Szmajdzinski, perdeu um dos seus elementos mais carismáticos e respeitado pelos eleitores polacos. 

Neste acidente perderam a vida 96 pessoas, entre elas o presidente do país e candidato a um novo mandato, Lech Kaczynski. 

E enquanto muitos pensam já nas eleições e se preparam para a campanha eleitoral iminente, o país continua esta semana com cerimónias fúnebres, sepultando várias das vítimas do acidente aéreo. 

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.