Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Soares: "Governo e Presidente só fazem asneiras"

"O Governo português é mais papista que o papa, só faz asneiras todo o tempo, um dia diz uma coisa, no outro, diz outra", disse o ex-presidente numa entrevista à Rádio francesa France-Culture.

Daniel Ribeiro, correspondente em Paris (www.expresso.pt)

Numa entrevista, difundida ontem ao fim do dia, num programa de 45 minutos de reportagem e debate sobre a situação em Portugal, Mário Soares acusou o Governo de, "estupidamente, fazer mais do que lhe pede a troika".

"A troika pede cortes de um milhão e o Governo diz: 'não, o corte vai ser de dois milhões!'. É um governo mais papista do que o papa!", explicou.

O ex-presidente acrescentou que, devido à "mobilização dos portugueses, de todo o país, de norte a sul, e de todas as classes sociais, o medo mudou de campo" e acusou o Governo de Passos Coelho, bem como o presidente, Cavaco  Silva, de "só fazerem asneiras, todo o tempo!".

Democracia em perigo

"Eles, o presidente e os ministros, já não podem sair à rua, têm medo do povo", disse Soares,  acrescentando que a própria democracia portuguesa está em perigo devido "às asneiras" do Governo e do presidente.

"Reúnem o Conselho de ministros durante 24 horas e não dizem nada no fim da reunião; o presidente e os ministros têm medo de andar na rua: nas comemorações da República, a cinco de outubro, o presidente pediu para as cerimonias serem organizadas à porta fechada, apenas com convites, tem medo do Povo!", exclamou.   "Se a República tem medo do podo, para onde vai a República?", perguntou Mário Soares.