Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sismo de 6,9 graus em Taiwan

Terra voltou a tremer em Taiwan esta manhã. Sismo de 6,9 graus na escala de Richter foi sentido em toda a ilha do leste do continente asiático. Ainda não há registo de vítimas.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Um sismo de 6,9 graus na escala de Richter sacudiu Taiwan hoje. O Pacific Tsunami Warning Center alerta para o risco de maremotos nas costas que estão a 100km do epicentro do fenómeno. Autoridades filipinas admitem possíveis agitações no mar, que poderão provocar fortes ondas e chamam a atenção da população costeira.

Taiwan já havia sido abalada, ontem, por um grande deslizamento de terra que obstruiu parte da segunda maior auto-estrada da ilha.  As seis pistas da estrada foram cobertas por uma camada de terra e pedras que equivale a um prédio de cinco andares. Especialistas ainda estão a estudar as causas do fenómeno.

Pelo menos três veículos ficaram soterrados por tonelas de terra, desconhecendo-se se condutores e passageiros ainda se encontram vivos. 200 soldados, 36 escavadeiras e 37 camiões participam das operações de resgate.

Intensidade superior à de 1999

Segundo o Instituto Geológico dos EUA (USGS), o epicentro foi no Oceano Pacífico, no norte das Filipinas, a 190 km de Taiwan e a 10km de profundidade.

O sismo teve uma intensidade de 3 graus nos distritos de Taitung, Hualien, Ilan, Chiayi e Taichung, e de 2 graus em Taipé.

Em 21 de Setembro de 1999, Taiwan sofreu seu terramoto mais devastador dos últimos 100 anos. A magnitude foi de 7,3 graus, tendo causado mais de 2400 mortos.