Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Silva Carvalho mandou espiar Pinto Balsemão

Ex-espião mandou investigar que empréstimos tinha o presidente do Grupo Impresa. Quis ainda saber quem seriam os seus amigos, inimigos e aliados.  "Nunca pensei que chegássemos a este ponto", afirma Balsemão.

Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa (proprietário do Expresso, Visão e SIC) foi espiado por iniciativa do ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, Jorge Silva Carvalho, e em benefício da Ongoing, de Nuno Vasconcellos.

Em reação a esta notícia, o antigo primeiro-ministro e conselheiro de Estado lembra que a PIDE (a polícia política do Estado Novo) também o espiou, mas que agora, vivendo em democracia, o caso é mais grave.

"Ainda recentemente consultei os relatórios que a PIDE fez quando me espiava. Agora que vivemos em democracia, é muito mais grave. Nunca pensei que chegássemos a este ponto numa sociedade de direito democrático", disse.

Relata a imprensa de hoje que Jorge Silva Carvalho mandou investigar que empréstimos tinha Pinto Balsemão, bem como quem seriam os seus amigos, inimigos e aliados. O ex-expião terá recebido um relatório de 31 páginas com estas informações que consta do processo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.