Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

"Salazar é a sua tia!"

Durante o debate de quarta-feira no programa "Prova dos 9", Santana Lopes perdeu a calma e respondeu torto a Fernando Rosas depois deste o ter comparado a Salazar.

Mafalda Ganhão (www.expresso.pt)

Os ânimos aqueceram ontem entre Pedro Santana Lopes, actual provedor da Santa Casa da Misericórdia, e o historiador Fernando Rosas durante o programa "Prova dos 9", na "TVI24", quando dois dos três comentadores habituais se envolveram numa acesa troca de palavras.

"Quando a pieguice das pessoas se transformar em protesto, eu quero ver o que o primeiro-ministro diz", começou por afirmar o Fernando Rosas. Logo Santana Lopes refutou, defendendo o momento atual como "uma boa altura para "exaltar as virtudes da resistência, paciência e abnegação do povo português".

Fernando Rosas interrompeu-o então, com o comentário: "Parece o Salazar a falar...", expressão que provocou a explosão de Santana Lopes. "Pareço o Salazar?", respondeu de imediato Santana Lopes, lofgo prosseguindo: "E você defende vanguardas esclarecidas... e disfarça aqui todas as semanas a sua ideologia, a armar em defensor do regime democrático. Eh pá, vá dar lições de democracia a outro. Chamar-me Salazar? Salazar é a sua tia."

O resultado foi um debate especialmente encalorado no programa conduzido por Constança Cunha e Sá, que conta ainda com Francisco Assis como comentador, todos os serões de quarta-feira no canal informativo da TVI.