Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Sagrada Família pode ficar concluída em 2026 (fotogaleria e vídeo)

Construção da Sagrada Família já tem um fim à vista. Catedral de Barcelona deverá ficar pronta em 2026, o ano do centenário da morte de Antoni Gaudí, o arquiteto que a projetou.

Ana C. Oliveira (www.expresso.pt)

O estado inacabado da Sagrada Família, a célebre catedral de Barcelona, já se tinha tornado uma característica intrínseca ao próprio monumento, cuja construção começou em 1882 e já dura há 129 anos. Ao que tudo indica, no entanto, a obra tem pela primeira vez um prazo para ser finalizada. O centenário da morte de Antoni Gaudí, o arquiteto que desenhou a catedral, que passa em 2026, é agora a data prevista para o término das obras na Sagrada Família, uma das atrações turísticas mais visitadas em Espanha. Esta data foi anunciada quinta-feira por Joan Rigol, presidente do comité encarregado da construção e finalização da catedral. Rigol afirmou que o fim das obras deverá acontecer em 2026 ou, se o processo se atrasar, em 2028. No entanto, Joan Rigol aproveitou o anúncio para comunicar, também, a demissão do cargo que ocupa há sete anos, o que pode eventualmente fazer atrasar o processo. Antoni Gaudí morreu atropelado por um elétrico em Barcelona, a 10 de junho de 1926, em vésperas de completar 74 anos, deixando a Sagrada Família por terminar. Na altura da sua morte, o arquiteto estaria a viver dentro do próprio monumento.

A obra é para Deus e Ele não tem pressa

A afluência de milhares de turistas à Sagrada Família nas últimas duas décadas acelerou a construção da catedral, que em abril deste ano sofreu um incêndio causado por fogo posto. As obras de recuperação da sacristia, danificada por este incidente, ainda decorrem. A finalização está agora à vista, mas como Gaudí uma vez disse, referindo-se a Deus, "o meu cliente não tem pressa". As contribuições monetárias para a conclusão da obra rondam atualmente os 500 mil euros, mas houve tempos em que Antoni Gaudí teve de implorar por doações e financiamentos, que foram interrompidos quando rompeu a guerra civil espanhola.

Data de finalização demasiado otimista

De acordo com Joan Rigol, o objetivo atual passa por completar as seis torres centrais, uma das quais atingirá os 170 metros de altura e terá incorporado um elevador. Quanto à data prevista, 2026, o arquiteto responsável pelo projeto, Jordi Bonet, parece não ter tanta certeza. Como afirmou à RAC1, uma emissora radiofónica catalã, "espero que a data seja essa, mas não é assim tão simples. Este é um trabalho muito complexo e requer muita investigação. Estamos a fazer o nosso melhor, mas não posso dar garantias". Em novembro de 2010, quando o teto ficou concluído, a Sagrada Família foi elevada à categoria de basílica pelo Papa Bento XVI, numa cerimónia solene acompanhada por milhares de fiéis e pelos reis de Espanha.

.
1 / 13

.

.
2 / 13

.

.
3 / 13

.

.
4 / 13

.

.
5 / 13

.

.
6 / 13

.

.
7 / 13

.

Papa visita a Sagrada Família, a 7 de novembro de 2010
8 / 13

Papa visita a Sagrada Família, a 7 de novembro de 2010

.
9 / 13

.

.
10 / 13

.

Fumo provocado pelo incêndio na Sagrada Família, a 19 de abril deste ano
11 / 13

Fumo provocado pelo incêndio na Sagrada Família, a 19 de abril deste ano

Dezenas de turistas foram evacuados por precaução, durante o incêncio
12 / 13

Dezenas de turistas foram evacuados por precaução, durante o incêncio

.
13 / 13

.

Veja o trailer do documentário "Liquid Stone - Unlocking Gaudi's Secrets", sobre a construção da Sagrada Família (em inglês):