Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Quer ser feliz? Este site propõe-se a ajudar (vídeo)

Chegar à felicidade através de pequenos gestos no quotidiano. Esta é apenas uma das propostas do site Action for Hapiness, pertencente uma organização britânica destinada a ajudar as pessoas a serem mais felizes.

Alexandre Costa (www.expresso.pt)

Fazer coisas pelos outros, agradecer às pessoas a quem estamos gratos, encontrar três coisas positivas cada dia, estabelecer objetivos e procurar concretizá-los, procurar ajuda se estivermos em dificuldades, conhecer melhor os nossos vizinhos, experimentar algo de novo e diferente,... Ao todo são 50 atos de um guia para tornar as pessoas mais felizes apresentado no site da Action for Hapiness (ACH).

"O caminho de cada um para a felicidade é diferente. Mas a revisão dos mais recentes estudos encontrou 10 chaves para uma vida mais feliz", refere o site da organização britânica ACH, destinada a construir uma sociedade mais feliz.

Na sequência dessas 10 chaves, o site apresenta depois um guia de 50 atos para se aplicar no quotidiano para se ser mais feliz. A maioria não são atos muito complicados ou surpreendentes, mas antes ideias para uma atitude mais positiva, grande parte das quais relacionada com o maior envolvimento e disponibilidade para com as pessoas em nosso redor.

"Somos pessoas profundamente sociais"

"Somos pessoas profundamente sociais. Estamos felizes quando as pessoas à nossa volta estão felizes, tristes quando todos estão tristes" refere um dos fundadores no vídeo de apresentação do ACH, que considera que para muitos o sentimento de pertença é o elemento chave para a felicidade.

O site refere que a sociedade nunca foi tão rica como nos tempos atuais, embora as pessoas não sejam mais felizes e os níveis de desigualdade sejam maiores.

A ideia da ACH é incentivar a propagação da mudança para uma sociedade mais feliz, incentivando a criação de grupos locais que apliquem estes princípios. "Juntar pessoas dos mais diversos estilos de vida que pretendam desempenhar um papel na criação de uma sociedade mais feliz para todos" é o repto lançado pela organização britânica.