Siga-nos

Perfil

Expresso

Atualidade / Arquivo

Quatro portugueses correm Maratona de Nova Iorque por solidariedade (áudio)

No âmbito do movimento Run4help, quatro portugueses correm no domingo a maratona de Nova Iorque para angariar fundos para instituições de solidariedade.

Para além dos participantes mais mediáticos na maratona de Nova Iorque, a famosa competição vai contar com a participação de quatro participantes portugueses, que vão correr por uma causa nobre: ajudar quatro instituições de solidariedade, no âmbito do movimento Run4Help. Casa das Cores, Casa dos Rapazes, Terra dos Sonhos e o Instituto da Imaculada Conceição, que centram a sua ação no apoio a centenas de crianças e jovens portugueses em risco, com necessidades especiais ou com problemas de saúde, são as instituições que vão beneficiar da recolha da fundos e da atenção proporcionado pela Run4help. O Run4Help nasceu a partir do Movimento 4Help, criado pelas quatro instituições como forma de chamarem a atenção para o papel complicado e relevante que desempenham na sociedade portuguesa. A participação na maratona foi a primeira ação neste âmbito e é a "criança" de Nuno Oliveira, Bernardo Mota, Francisco Sá Carneiro e António Rocha Mendes, os quatro maratonistas em causa.

Quatro euros por cada passo

O objetivo da ideia é simples: percorrer os 42,195 quilómetros da maratona de Nova Iorque com a contribuição dos portugueses. Ou seja, qualquer pessoa que queira ajudar os participantes dá quatro euros por cada passo percorrido. O dinheiro recolhido reverterá na totalidade para as quatro instituições. Em declarações ao Expresso, Nuno Oliveira, um dos grandes impulsionadores da ideia, revelou que espera, no mínimo "conseguir completar a prova" e garantir o máximo de atenção para a causa.

Ouça as declarações de Nuno Oliveira: