Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

Quadro de Picasso à venda por 60 milhões

  • 333

Leiloeira Christie's tem três meses para encontrar um comprador britânico para "Menina com Pomba". Mas o quadro de Pablo Picasso. pode deixar o Reino Unido.

Cláudia Aline Marques (www.expresso.pt)

Pablo Picasso pintou "Menina com Pomba" em 1901, quadro que representa uma menina a segurar uma pomba e ao lado uma bola tricolor. Foi uma das primeiras obras de Pablo Picasso, que a pintou quando tinha apenas 19 anos. Está agora à venda por 60 milhões de euros.

O quadro não vai sequer a leilão. A leiloeira Christie's é responsável por encontrar um comprador e já afirmou que há um interessado estrangeiro. O quadro pertence atualmente a uma família aristocrática, Aberconway , que resolveu pôr a obra de arte à venda sem explicar o motivo.

A obra está exposta ao público no Reino Unido desde 1970 e, agora, teme-se que possa deixar o país. A casa de leilões tem um prazo de três meses para encontrar um comprador nacional. Se até lá isso não acontecer, qualquer interessado, mesmo estrangeiro e disposto a pagar tão avultada soma, poderá adquirir o quadro.

"Menina com pomba" continua a ser uma das obras de Picasso expostas na Tate Britain, em Londres. Não se sabe é por mais quanto tempo.