Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Atualidade / Arquivo

PT oferece armazenamento na cloud para todos

  • 333

Oferta de 16 gigabytes de armazenamento de dados na Internet abrange também os portugueses que não são clientes da operadora e estará disponível a partir de 10 de dezembro.

A Portugal Telecom vai disponibilizar a partir de 10 de dezembro uma "oferta cloud" de 16 gigabytes para todos os portugueses, incluindo os que não são clientes da operadora, anunciou o presidente executivo da empresa, Zeinal Bava.

A oferta traduz-se no armazenamento de dados na Internet, independentemente do local e do equipamento a partir do qual é feito o acesso, funcionando, na prática, como um disco rígido virtual portátil.

"Todos os portugueses vão ter uma oferta de storage na cloud PT", avançou Zeinal Bava na abertura da conferência da empresa consagrada ao tema Technology & Innovation, a decorrer em Lisboa.

De acordo com o responsável, a oferta "está a ser testada" e vai estar "disponível a partir de 10 de dezembro", de forma gratuita. "Todos os portugueses vão poder, através do site da PT, criar a sua própria conta na nossa nuvem", afirmou Zeinal Bava, acrescentando que se trata de "um processo de aprovisionamento muito simples, para que as pessoas possam simplesmente aderir, meter lá os seus conteúdos e com garantia de qualidade, fiabilidade e segurança".

Uma "tendência irreversível"

A 'nuvem' permite a partilha e sincronismo de conteúdos, como documentos, fotos ou vídeos, em todas as plataformas - televisão, computador, equipamentos móveis e aplicação Web. "Acho que é uma tendência que é irreversível, todos nós hoje temos muitos conteúdos digitais, todos nós usamos conteúdos em formato digital. E para todas as pessoas que assim o fazem - e estou a falar de 94 % da população - acho que a cloud PT é um excelente complemento", reforçou.

Quanto ao Data Center da Covilhã, previsto para o primeiro trimestre do próximo ano, Zeinal Bava sublinhou que a ambição "é fazer [do centro] uma das exportações" de Portugal. "A capacidade computação e storage (armazenamento de dados) é algo que pode ser um embrião para fazer muito mais no nosso país", frisou.